Conheça o azeite de oliva da Espanha, país que representa a maior produção do setor no mundo

Há mais de 20 anos no mercado de azeites, Sergio Antón García especialista em azeites e Diretor de Desenvolvimento Corporativo da Acesur –empresa com diversas marcas de azeites presentes em mais de 100 países no mundo, sendo a marca La Española, importada no Brasil pela Bunge, a mais conhecida -  responde dúvidas sobre a origem e produção do azeite de oliva espanhol, dá dicas e destaca o sabor marcante da origem espanhola, durante visita ao país, neste mês. Sérgio iniciou sua experiência na produtora espanhola como representante comercial na Argentina e continuando como responsável da área internacional e atualmente é responsável da área estratégica e de desenvolvimento da Acesur. Confira:

Como é o processo de produção do azeite de oliva?

O Azeite é um dos ingredientes mais antigos existentes no mundo e é basicamente o óleo obtido diretamente da azeitona. O processo de produção é bastante minucioso, quase artesanal, com o objetivo de ter um produto de extrema qualidade ao final do processo. Acho importante ressaltar sobre a pureza na produção do azeite de oliva. O processo é similar ao de um suco de laranja, por exemplo. Tudo começa na plantação. A Oliveira é uma árvore que demora cerca de cinco anos para gerar frutos. A colheita da azeitona é praticamente toda manual e, após um rigoroso controle de qualidade do fruto, ele vai para uma prensa. O suco da azeitona é extraído e então temos o azeite pronto para envase. Em alguns casos, o azeite também pode ser refinado e esse processo acontece sem nenhuma adição química. Para garantir a qualidade do azeite, todo processo deve ser rápido, levando 24h no máximo da colheita ao envase.

O que diferencia a origem espanhola das demais?

O azeite espanhol representa 50% dos azeites de oliva vendidos em todo o mundo e tem como característica ser mais encorpado. Mas o interessante é ressaltar que os diferentes azeites podem ser escolhidos de acordo com a ocasião de consumo e a preferência particular de cada pessoa. O La Española possui três tipos principais no Brasil – Extra Virgem, Tipo Único, Gourmet –, além do Orgânico.

Qual a melhor indicação de uso de cada tipo?

O extra virgem, com sabor mais acentuado e frutado, normalmente é utilizado para temperar saladas e, em receitas que tenham o azeite como importante complemento no prato. O tipo único, apresenta sabor suave e é ideal para cozinhar. O orgânico, azeite certificado com os padrões mais rigorosos da agricultura orgânica.

Como o consumidor pode fazer em casa para identificar um bom azeite?

Nesse ponto, a minha dica é aproveitar para conhecer os diferentes tipos de azeites La Española. Para descobrir o tipo de azeite que mais agrada ao seu paladar e conhecer novas opções como o La Española Orgânico, o importante é experimentar. Em países asiáticos, por exemplo, o azeite de oliva começou a fazer parte do cardápio como acompanhamento do sashimi e já está se tornando um hábito, assim como utilizar o azeite para fritar o tempurá – prato local – pois o azeite pode proporcionar ainda mais sabor ao alimento. Mas o ideal é encontrar a harmonização entre amargor, aroma frutado e picância que mais agrade o paladar.

Quais são os benefícios do azeite de oliva?

Além de ser uma opção gostosa, o azeite de oliva também é conhecido pelos benefícios à saúde como, por exemplo, a prevenção de doenças pela presença de antioxidantes, como a vitamina E, que age diretamente com o fortalecimento do sistema imunológico. O azeite de oliva é fonte de gorduras consideradas boas que oferecerem benefícios cardiovasculares. 

Você tem mais alguma dica para o leitor?

Para aqueles que ainda não provaram o sabor marcante do azeite espanhol, aproveitem para inovar no cardápio com azeite de oliva espanhol nos peixes, saladas, refogados e preparos em geral.

 

Sobre a Acesur

A Acesur possui mais de 150 anos de experiência no setor de produção, envase e comercialização de azeite, atuando no mercado desde 1.840. A empresa também possui uma longa tradição com óleos vegetais, como grupo líder de azeite de oliva na Espanha, com exportação para mais de cem países em todo o mundo.

A história da Acesur é uma marcada pela tradição, dedicação, inovação e amor pelo azeite. Inicialmente chamada de “Aceites y Jabones Luca de Tena”, atualmente possui oito plantas industriais. Cada setor realiza um rigoroso controle de qualidade em todas as etapas do processo, a fim de obter o melhor resultado possível.

Acesur conta com um sistema moderno de análise de gases e cromatografia líquida de alto desempenho, bem como sistemas inovadores para a análise de gestão e controle dos depósitos e refinarias altamente avançado e ainda técnicas de gestão dos moinhos com dois estágios de moagem que respeitam o meio ambiente. Cada planta é certificada por associações de qualidade AENOR como AENOR Gestão Ambiental, BRC ou IFS.  

Mesmo com tamanho crecimento, a Acesur mantém a sua identidade empresarial de base familiar, com um alto grau de competitividade profissional e dinamismo, graças a um compromisso permanente com a qualidade e a busca da satisfação do consumidor. Este compromisso permitiu à empresa manter crescimento contínuo e sustentável ao longo da última década, com os níveis de exportação que ultrapassam 40% da produção total.  

A empresa abrange todos os processos de produção de azeites. Este controle de todas as etapas de processamento permite que a qualidade do azeite obtido, a principal garantia de Acesur, é o resultado de não só a qualidade da azeitona, mas a qualidade e os cuidados no processo de obtenção do azeite, oferecendo um produto de qualidade superior.

La Española, da árvore da Espanha direto para a sua mesa no Brasil.

 

Assessoria de Imprensa Bunge Alimentos / La Espanola
InPress Porter Novelli

Atendimento:
Tayná Pinatti – tayna.pinatti@inpresspni.com.br / (11) 3330-3833
Aline Brandi – aline.brandi@inpresspni.com.br / (11) 3323-1519
Flavia Bartolassi – flavia.bartolassi@inpresspni.com.br / (11) 3330-3840
Coordenação:
Camila Francis – camila.francis@inpresspni.com.br




DataNotícia
19/06/2018 Bunge Açúcar & Bioenergia reconhece parceiros de negócio no Prêmio Fornecedos do Ano
08/06/2018 Informativo ABIOVE: Verificação Independente da Moratória da Soja
18/05/2018 Primor premiará melhores receitas do São João
22/03/2018 Bunge está com inscrições abertas para o Programa Jovens Profissionais 2018
20/03/2018 Bunge marca presença com sua linha profissional na Super Rio Expofood
Veja mais notícias...