TNC e Bunge lançam guia online para ajudar produtor a adotar as melhores práticas no campo

Guia de Boas Práticas Agrícolas traz foco em 13 soluções simples para tornar a propriedade rural mais sustentável

Os produtores rurais acabam de ganhar um guia online gratuito para ajudá-los a tornar sua propriedade mais sustentável. Elaborado pela The Nature Conservancy (TNC), maior organização ambiental do mundo, e pela Bunge Brasil, uma das maiores empresas do agronegócio e alimentos do país, o Guia de Boas Práticas Agrícolas foca em 13 técnicas simples e acessíveis de cultivo agrícola, que podem ampliar a produtividade e a sustentabilidade no campo.

O guia traz as informações em quatro diferentes seções, que apresentam o conceito da técnica, benefícios, cuidados a serem tomados na implementação e alguns links para páginas de fontes qualificadas, como a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), que explicam em detalhes como adotar aquela inovação. O guia foi idealizado visando facilitar o acesso às informações, de maneira simples e rápida, incluindo aspectos agronômicos que podem fazer a diferença e ajudar na tomada de decisão. O formato permite a consulta por meio do celular, para que o produtor possa acessar o guia mesmo quando estiver no campo.

Uma das técnicas apresentadas, que pode ser adotada com baixo investimento financeiro, é a implantação de barraginhas, nome dado as minibacias que o produtor pode cavar em pontos estratégicos do terreno. O objetivo dessa técnica é facilitar a infiltração da água da chuva e, com isso, manter a unidade do solo, acelerar a recarga dos aquíferos e evitar a erosão. Outra medida acessível apresentada pelo Guia é a adubação verde, que utiliza a vegetação viva ou morta para tornar o solo mais fértil, de forma a elevar a produtividade e reciclagem de nutrientes.

“Trabalhando em conjunto com os produtores rurais há muitos anos, nós vemos que a grande maioria apoia a sustentabilidade e entende que a conservação é uma aliada da produtividade. Muitas vezes, basta oferecer acesso à informação para que mudanças positivas aconteçam, e o Guia de Boas Práticas Agrícolas online vem para auxiliar na melhoria das ações no campo”, explica Giovana Baggio, Gerente de Agricultura da TNC.

Além do Guia, a página online traz informações do status ambiental de municípios da região do Alto Teles Pires, Mato Grosso, região onde TNC e Bunge atuam em conjunto há 5 anos, por meio do projeto Caminhos Sustentáveis, que visa influenciar a cadeia produtiva de grãos a trabalhar e expandir de forma responsável.

“O Guia é uma das entregas do projeto Caminhos Sustentáveis. É um suporte para que o produtor dê um passo além da regularização ambiental, que foi o foco de diversas ações do projeto. Ao revisitar as técnicas agrícolas, o produtor repensa o quanto tem trabalhado pela conservação dos recursos naturais, grau de produtividade e adequação das técnicas para maior sustentabilidade da fazenda. São pontos básicos para reforçar a vantagem competitiva no campo”, afirma Michel Santos, Diretor Global de Sustentabilidade da Bunge.

O projeto Caminhos Sustentáveis é fruto de uma parceira iniciada em 2012 e apoia produtores rurais e governos locais a cumprirem a legislação ambiental brasileira e a adotar as melhores práticas agrícolas, em municípios de Mato Grosso, do Pará e da Bahia. Entre os principais resultados da iniciativa nesses locais estão a expansão do Cadastro Ambiental Rural (CAR), o primeiro passo para a regularização ambiental das propriedades, e a entrega gratuita a diversas prefeituras dos Portais Ambientais Municipais, um programa que otimiza a gestão de dados sobre as propriedades e seus passivos ambientais de forma a melhorar o planejamento territorial. TNC e Bunge ainda promoveram eventos sobre sustentabilidade e agricultura para produtores rurais, reforçaram o debate da questão hídrica com a publicação do Guia de Boas Práticas Agrícolas e Água para o Oeste da Bahia, e trabalharam no monitoramento da questão agrícola ao longo da BR 163, canal de exportação do corredor norte brasileiro.

Para conhecer o Guia de Boas Práticas Agrícolas acesse www.tnc.org.br/guiaboaspraticas.

Sobre a The Nature Conservancy (TNC):  A The Nature Conservancy é a maior organização de conservação ambiental do mundo. Está presente em mais de 60 países, adotando diferentes estratégias com a missão de conservar as terras e águas das quais a vida depende. No Brasil, onde atua há mais de 25 anos, a TNC promove iniciativas nos principais biomas, com o objetivo de compatibilizar o desenvolvimento econômico e social dessas regiões com a conservação dos ecossistemas naturais. O trabalho da TNC concentra-se em ações ligadas a Agropecuária Sustentável, Segurança Hídrica e Infraestrutura Inteligente, além de Restauração Ecológica e Terras Indígenas.

Sobre a Bunge: A Bunge trabalha diante de um dos maiores desafios do mundo contemporâneo: garantir de forma sustentável a alimentação de uma população em constante crescimento. No Brasil há mais de 112 anos, a empresa é a maior exportadora do agronegócio e uma das principais no setor de alimentos e ingredientes. São cerca de 17 mil funcionários, que atuam para contribuir com a produção de alimentos e fazer com que produtos de alta qualidade cheguem à mesa de milhares de consumidores todos os dias. Eleita a empresa sustentável do ano de 2015 pelo Guia Exame de Sustentabilidade e reconhecida pela revista Você S/A como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar, a Bunge compra e processa grãos, como soja, trigo e milho; produz alimentos, como óleos, margarinas, maioneses, azeite, arroz, farinhas de trigo, molhos e atomatados; presta serviços portuários; produz açúcar, etanol e bioenergia. São mais de 100 instalações no Brasil, entre fábricas, usinas, moinhos, portos, centros de distribuição e silos, em 17 estados e no Distrito Federal. Marcas como Soya, Delícia, Primor, Salada, Cardeal, La Española, Salsaretti, Suprema e Gradina fazem parte da história de milhares de pessoas e de uma das maiores empresas de agronegócio e alimentos do Brasil.

Informações à imprensa

The Nature Conservancy

Tatiane Matheus

tatiane.matheus@imagemcorporativa.com.br