Alemanha, Estados Unidos e Paraguai confirmam participação no Encontro Mundial de Chefs

Evento, que acontece em setembro, já deixa legado para a cidade com treinamentos promovidos pela Academia Bunge e ainda propõe uma rica programação que vai discutir o futuro da gastronomia sustentável, com apoio de outros grandes líderes do setor e os mais importantes nomes da gastronomia mundial

 

Idealizado pelo conceituado chef Luiz Farias, gerente nacional de serviços e atendimento ao cliente da Bunge Brasil, o Encontro Mundial de Chefs: Compartilhando Conhecimento terá entre os chefs participantes, o alemão Martin Göttlich, Eduardo Soares, do Instituto Gastronomia das Américas, Roberto Scarel, coordenador da escola de gastronomia IGA do Paraguai e Bolívia. A programação também tem presença garantida dos mais renomados chefs da gastronomia nacional, como André Otero, Bruno Sitippe, Carla Pernambuco, Cesar Santos, Emmanuel Bassolei e Morena Leite. O evento acontece entre os dias 21 e 24 de setembro, em Guararema, São Paulo.

Durante o aquecimento do projeto, com o apoio da Prefeitura de Guararema, profissionais do interior de São Paulo receberam capacitação gastronômica, promovida pela Academia Bunge, na capital. “O evento ainda não aconteceu, mas o legado para a cidade de Guararema já é enorme. Com a capacitação dos chefs locais é possível que as empresas entreguem produtos de maior valor agregado e quem mais ganha com isso é o consumidor final”, ressalta o chef Luis Farias.

Na agenda, os mais importantes nomes da gastronomia brasileira e internacional, representantes da indústria de alimentos, produtores, escolas de gastronomia e outros profissionais da área discutindo “O futuro de uma gastronomia mais sustentável e responsável”, em plenárias e workshops em torno de diferentes frentes, como panificação, confeitaria e gastronomia. Destaque para adesão de representantes de países como Alemanha, Estados Unidos, Paraguai e Bolívia trazendo o que há de mais rico em sua gastronomia. “Por exemplo, Martin Göttlich, um dos melhores padeiros da Alemanha na atualidade, apresentará “Panificação alemã tradicional e contemporânea” no primeiro dia do evento. Enquanto, Eduardo Soares e Roberto Scarel terão importantes espaços nos outros dias do Encontro Mundial de Chefs”, explica o chef Luiz Farias.

O encontro ainda tem a reponsabilidade na formação e capacitação do público. No âmbito acadêmico, estão painéis como “Tendências no Food Service”, do Sebrae “Agricultura Sustentável: origens e perspectivas”, do Senac, além da participação da IGA, USF e outras instituições de ensino. Também serão abordados “Benefícios do azeite na alimentação”, por Patrícia Galassini, “Fome no Mundo”, pelo chef Paulinho Pecora, “Tendências na panificação, confeitaria e culinária”, pelo Chef Luiz Farias, “Plantas alimentícias não convencionais”, com o chef Fernando Annes, entre muitos outros assuntos. Mais informações sobre a programação ou inscrições estão disponíveis na página do Facebook https://www.facebook.com/EncontroMundialDeChefs/.

A Bunge Brasil, uma das principais empresas de agronegócio e alimentos do país, apresentará o painel “Produzindo mais e melhor na cadeia de alimentos, do campo a mesa” e também promoverá com a Academia Bunge os workshops “Verrine com frutas e fibras”, com o Chef Roger do Vale, e “Saudabilidade – Pães com fibras e fermentação natural”, com chef Kleber Onofre. Além do patrocinado oficial da Bunge, o evento conta com um time de apoiadores de peso.

Sobre Encontro Mundial de Chefs

Foi a partir do desejo de doar um pouco de sua experiência em prol de uma gastronomia mais responsável e mais sustentável que o chef Luiz Farias decidiu mobilizar vários chefs e profissionais da gastronomia de todo o mundo para juntos promoverem o Encontro Mundial de Chefs.

Temas como o custo da alimentação ao planeta e sustentabilidade através dos ingredientes serão debatidos durante os quatro dias do evento, que acontece no Guararema Parque Hotel Resort, em Guararema, uma cidade paulistana que respira responsabilidade social e ambiental.

Para o Chef Luiz Farias o encontro é a oportunidade de reunir profissionais e empresas que partilham do desejo de uma gastronomia mais responsável e mais sustentável no futuro. Renomados chefs do Brasil e de diversos países participarão do evento como embaixadores desta causa.

Sobre Luiz Farias

Com mais de 30 anos de experiência profissional, Luiz Farias é um chef renomado e premiado mundialmente. Autor de diversos livros sobre gastronomia, é especializado em food service e pâtisserie. Atualmente ocupa o cargo de gerente Nacional de Serviços e Atendimento ao Cliente Chef Master da Bunge Alimentos.

Farias se formou na Culinaire-Ecole Lenôtre, de Paris, e possui diversas especializações e treinamentos nas mais conceituadas escolas culinárias do mundo. Tornou-se expert nas áreas de desserts, boulangerie e patisserie, desenvolvendo produtos de grande aceitação entre chefs e aprendizes.

Foi o idealizador e responsável pelo desenvolvimento de diversos livros, como O Maravilhoso Mundo da Sobremesa; O Maravilhoso Mundo dos Caldos Fundos e Molhos; Menu de Receitas Profissionais; Conceito Internacional da Culinária Profissional; Evolução e História da Panificação e Confeitaria Brasileira além de ter sido o coordenador de desenvolvimento das receitas do livro Gradina 1997.

Sobre a Bunge

A Bunge trabalha diante de um dos maiores desafios do mundo contemporâneo: garantir de forma sustentável a alimentação de uma população em constante crescimento. No Brasil há mais de 112 anos, a empresa é a maior exportadora do agronegócio e uma das principais no setor de alimentos e ingredientes. São cerca de 17 mil funcionários, que atuam para contribuir com a produção de alimentos e fazer com que produtos de alta qualidade cheguem à mesa de milhares de consumidores todos os dias. Eleita a empresa sustentável do ano de 2015 pelo Guia Exame de Sustentabilidade e reconhecida pela revista Você S/A como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar, a Bunge compra e processa grãos, como soja, trigo e milho; produz alimentos, como óleos, margarinas, maioneses, azeite, arroz, farinhas de trigo, molhos e atomatados; presta serviços portuários; produz açúcar, etanol e bioenergia. São mais de 100 instalações no Brasil, entre fábricas, usinas, moinhos, portos, centros de distribuição e silos, em 17 estados e no Distrito Federal. Marcas como Soya, Delícia, Primor, Salada, Cardeal, Salsaretti, Suprema e Gradina fazem parte da história de milhares de pessoas e de uma das maiores empresas de agronegócio e alimentos do Brasil.

Informações para a imprensa:

In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação

 

Atendimento:

Heloisa Nicacio

heloisa.nicacio@inpresspni.com.br

(11) 3323 1592

 

Flávia Bartolassi

flavia.bartolassi@inpresspni.com.br

(11) 3330 3840

 

Coordenação:

Camila Francis

camila.francis@inpresspni.com.br

(11) 3323 1533




DataNotícia
22/03/2018 Bunge está com inscrições abertas para o Programa Jovens Profissionais 2018
20/03/2018 Bunge marca presença com sua linha profissional na Super Rio Expofood
28/02/2018 Melhor chef confeiteiro do mundo participa de evento gastronômico em Pernambuco
26/02/2018 Em cinco anos, The Nature conservancy e Bunge transformam cenário agrícola
19/02/2018 Vivali chega ao mercado com linha de ingredientes mais saudáveis para a indústria
Veja mais notícias...