Encontro Mundial de Chefs reúne cerca de quatro mil pessoas em prol da sustentabilidade

Evento contou com uma programação intensa liderada pelo Chef da Academia Bunge e idealizador do Encontro, Luiz Farias, e os mais importantes nomes da gastronomia mundial

A última semana foi movimentada para a cidade de Guararema, interior de São Paulo. Entre os dias 21 e 24 de setembro, Guararema foi a anfitriã do 1º Encontro Mundial de Chefs: Compartilhando Conhecimento, com a presença dos mais renomados Chefs e profissionais de gastronomia e da indústria de alimentos. Entre os nomes que passaram por lá estão os Chefs Emmanuel Bassolei, Laurent Suaudeau, Morena Leite, André Otero, Bruno Sitippe, Cesar Santos e Martin Göttlich; os profissionais de educação Eduardo Ehlers, Diretor de Graduação do SENAC, Roberto Scarel, coordenador da escola de gastronomia IGA, e Rosa Moraes, Diretora de Hospitalidade e Gastronomia na Laureate Education,

Sob curadoria do chef Luiz Farias, gerente nacional de serviços e atendimento ao cliente da Bunge Brasil e idealizador do Encontro, a programação intensa e diversificada reuniu cerca de quatro mil pessoas para palestras e workshops. Os participantes tiveram acesso a conteúdo exclusivo, como a apresentação de Michel Santos, Diretor Global de Sustentabilidade da Bunge, que abriu o evento falando sobre o papel da indústria e dos consumidores quanto à produção e consumo mais conscientes. “Uma única empresa ou um único grupo de profissionais não é capaz de solucionar um problema tão complexo”. Na abertura, Francisco Ganzer, vice-presidente de Alimentos & Ingredientes da Bunge Brasil, ressaltou o trabalho da empresa em busca de maneiras mais sustentáveis de alimentar uma população em crescimento. “Como uma das maiores empresas de alimentos e agronegócio do país, precisamos encontrar maneiras de fazer mais com menos. Temos a responsabilidade de tornar os alimentos mais nutritivos, seguros e disponíveis, usando os recursos de maneira inteligente e sustentável. A Bunge trabalha para suprir essa demanda há quase duzentos anos no mundo e há mais de um século no Brasil”, ressaltou.

Uma mesa redonda formada por Emmanuel Bassolei, Chef francês radicado no Brasil responsável pela cozinha do estrelado “Skye”; Morena Leite, sócia do grupo Capim Santo e famosa por misturar técnicas francesas com ingredientes brasileiros; Celso Freire, talentoso Chef paranaense dono do espaço Celso Freire Gastronomia; e Ana Moraes, Diretora da Universidade Anhembi Morumbi, discutiu o papel dos Chefs para uma gastronomia mais responsável, que vai desde o cuidado com a origem dos ingredientes, passando pelo preparo do alimento, até seu destino final. “Essa é uma oportunidade ímpar de juntar esses profissionais, de forma colaborativa, em prol de um tema tão importante para o futuro. O alimento é fundamental e nossa relação com ele hoje determinará o futuro”, comenta o Chef Luiz Farias.

No âmbito acadêmico, o evento também desempenhou importante papel. A participação Eduardo Ehlers, diretor de graduação do Centro Universitário Senac, endossa o comprometimento do encontro na formação de profissionais cada vez mais conscientes, sendo este um legado para os jovens em formação, que compareceram em peso no evento. Os futuros Chefs puderam participar, gratuitamente, de diversos workshops com os grandes nomes da gastronomia. Os temas foram divididos entre panificação, confeitaria e gastronomia.

Com o apoio da Prefeitura de Guararema, os profissionais do interior de São Paulo receberam cursos de capacitação, promovidos pela Academia Bunge, em sua sede na capital. O evento contou ainda com estandes das empresas patrocinadoras e produtores locais expondo seus produtos.

Sobre Encontro Mundial de Chefs

Foi a partir do desejo de doar um pouco de sua experiência em prol de uma gastronomia mais responsável e mais sustentável que o chef Luiz Farias decidiu mobilizar vários chefs e profissionais da gastronomia de todo o mundo para juntos promoverem o Encontro Mundial de Chefs.

Temas como o custo da alimentação ao planeta e sustentabilidade através dos ingredientes serão debatidos durante os quatro dias do evento, que acontece no Guararema Parque Hotel Resort, em Guararema, uma cidade paulistana que respira responsabilidade social e ambiental.

Para o Chef Luiz Farias o encontro é a oportunidade de reunir profissionais e empresas que partilham do desejo de uma gastronomia mais responsável e mais sustentável no futuro. Renomados chefs do Brasil e de diversos países participarão do evento como embaixadores desta causa.

Sobre Luiz Farias

Com mais de 30 anos de experiência profissional, Luiz Farias é um chef renomado e premiado mundialmente. Autor de diversos livros sobre gastronomia, é especializado em food service e pâtisserie. Atualmente ocupa o cargo de gerente Nacional de Serviços e Atendimento ao Cliente Chef Master da Bunge Alimentos.

Farias se formou na Culinaire-Ecole Lenôtre, de Paris, e possui diversas especializações e treinamentos nas mais conceituadas escolas culinárias do mundo. Tornou-se expert nas áreas de desserts, boulangerie e patisserie, desenvolvendo produtos de grande aceitação entre chefs e aprendizes.

Foi o idealizador e responsável pelo desenvolvimento de diversos livros, como O Maravilhoso Mundo da Sobremesa; O Maravilhoso Mundo dos Caldos Fundos e Molhos; Menu de Receitas Profissionais; Conceito Internacional da Culinária Profissional; Evolução e História da Panificação e Confeitaria Brasileira além de ter sido o coordenador de desenvolvimento das receitas do livro Gradina 1997.

A Bunge trabalha diante de um dos maiores desafios do mundo contemporâneo: garantir de forma sustentável a alimentação de uma população em constante crescimento. No Brasil há mais de 112 anos, a empresa é a maior exportadora do agronegócio e uma das principais no setor de alimentos e ingredientes. São cerca de 17 mil funcionários, que atuam para contribuir com a produção de alimentos e fazer com que produtos de alta qualidade cheguem à mesa de milhares de consumidores todos os dias. Eleita a empresa sustentável do ano de 2015 pelo Guia Exame de Sustentabilidade e reconhecida pela revista Você S/A como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar, a Bunge compra e processa grãos, como soja, trigo e milho; produz alimentos, como óleos, margarinas, maioneses, azeite, arroz, farinhas de trigo, molhos e atomatados; presta serviços portuários; produz açúcar, etanol e bioenergia. São mais de 100 instalações no Brasil, entre fábricas, usinas, moinhos, portos, centros de distribuição e silos, em 17 estados e no Distrito Federal. Marcas como Soya, Delícia, Primor, Salada, Cardeal, Salsaretti, Suprema e Gradina fazem parte da história de milhares de pessoas e de uma das maiores empresas de agronegócio e alimentos do Brasil.

Informações para a imprensa:

Heloisa Nicacio

heloisa.nicacio@inpresspni.com.br

Camila Francis

camila.francis@inpresspni.com.br

18/12/2017 Chef Luiz Farias é eleito Personalidade do Ano 2017 na Gastronomia
08/12/2017 Bunge Brasil é eleita líder do agronegócio pelo LIDE Santa Catarina
08/12/2017 Martus Tavares é eleito Presidente do Conselho da ABIOVE
07/12/2017 Evento de encerramento destaca os benefícios da campanha O Pão Perfeito para a Região Metropolitana de Recife
07/12/2017 Fernando Brocaneli conquista o prêmio Profissional de Tecnologia da Informação 2017