Funcionários das prefeituras de Itaituba, Rurópolis e Trairão recebem treinamento em ferramenta de gestão territorial

Orientação sobre o uso efetivo do Portal Ambiental Municipal, oferecida por TNC e Bunge Brasil, amplia capacidade dos municípios de incentivar a produção sustentável e conservar as florestas

A The Nature Conservancy (TNC), maior organização ambiental do mundo, e a Bunge Brasil, uma das maiores empresas de agronegócio e alimentos do país, realizaram, nesta quinta-feira (26), um treinamento para funcionários das secretarias de Meio Ambiente e Agricultura das prefeituras de Itaituba, Rurópolis e Trairão sobre o Portal Ambiental Municipal (PAM), ferramenta que os municípios têm utilizado para monitorar o desmatamento e planejar o uso do território. O objetivo do treinamento foi capacitar os técnicos a usarem os diferentes recursos que o PAM oferece e, dessa forma, contribuir para que os municípios avancem em seus compromissos de promover a produção rural sustentável e de conservar os recursos naturais da região.   

O PAM foi criado pela TNC, para apoiar governos e produtores na conservação dos recursos naturais. A ferramenta permite a integração de informações ambientais baseadas em Sistema de Informação Geográfica (SIG), como mapas de uso do solo, cobertura vegetal, hidrografia, malha viária, limites dos municípios, imóveis rurais, unidades de conservação, terras indígenas e assentamentos rurais. Além disso, o PAM também otimiza a gestão de dados sobre as propriedades, possibilitando que produtores rurais e técnicos, por meio de um cadastro prévio, obtenham o diagnóstico ambiental do imóvel rural e a obtenção de informações atualizadas para a elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR), o primeiro passo para a regularização ambiental.

No Sudoeste do Pará, região em que o aumento da produção agrícola e a ampliação da infraestrutura de transporte trazem desafios para a conservação ambiental, o PAM pode oferecer uma contribuição importante às prefeituras.

 “O poder público municipal tem um papel extremamente importante no controle do desmatamento e no desenvolvimento sustentável da Amazônia. As prefeituras são os olhos e ouvidos do Estado brasileiro, nesse sentido, porque são elas que identificam as mudanças no uso do solo, mas elas são também as organizadoras do crescimento. Quanto mais equipados e treinados estiverem seus funcionários, maior será nossa chance de sucesso em conservar a floresta”, afirma Teresa Moreira, especialista em Governança Ambiental da TNC.

O treinamento foi uma das diversas ações possibilitadas pelo projeto Caminhos Sustentáveis. Desde 2013, a iniciativa contribui com o fortalecimento das capacidades locais para a gestão territorial e o controle do desmatamento na região sudoeste do Pará.

“O projeto Caminhos Sustentáveis vem cumprindo um importante papel na capacitação dos governos da região, que são atores chave na busca pelo equilíbrio entre os aspectos econômico, ambiental e social”, ressalta Michel Santos, Diretor Global de Sustentabilidade da Bunge.

O projeto Caminhos Sustentáveis atua também no Oeste da Bahia e em áreas de Mato Grosso. No Pará, entre os principais resultados da iniciativa estão o primeiro treinamento para o uso do Sicar-PA (sistema estadual do CAR) e do PRA (Plano de Recuperação Ambiental) realizado no estado e o estabelecimento de um sistema integrado de monitoramento de incêndios e degradação florestal.

 

Informações à imprensa:

TNC

Maria Paula Angelelli - (55 11) 3526-4502

mariapaula.angelelli@imagemcorporativa.com.br

 

Bunge Brasil

Heloisa Nicacio – (55 11) 3330-3846

heloisa.nicacio@inpresspni.com.br

 

Sobre a The Nature Conservancy

A The Nature Conservancy (TNC) é uma organização global de conservação ambiental dedicada à preservação em grande escala das terras e água das quais a vida depende. Guiada pela ciência, a TNC cria soluções inovadoras e práticas para os desafios mais difíceis do mundo, para que a natureza e as pessoas possam prosperar juntos. Trabalhando em 72 países, a organização utiliza uma abordagem colaborativa, que envolve comunidades locais, governos, setor privado e outros parceiros. No Brasil, onde atua há mais de 25 anos, a TNC promove iniciativas nos principais biomas, com o objetivo de compatibilizar o desenvolvimento econômico e social dessas regiões com a conservação dos ecossistemas naturais. O trabalho da TNC concentra-se em ações ligadas a Agropecuária Sustentável, Segurança Hídrica e Infraestrutura Inteligente além de Restauração Ecológica e Terras Indígenas. Saiba mais sobre a TNC em http://www.tnc.org.br

 

Sobre a Bunge

A Bunge trabalha diante de um dos maiores desafios do mundo contemporâneo: garantir de forma sustentável a alimentação de uma população em constante crescimento. No Brasil há mais de 112 anos, a empresa é a maior exportadora do agronegócio e uma das principais no setor de alimentos e ingredientes. São cerca de 17 mil funcionários, que atuam para contribuir com a produção de alimentos e fazer com que produtos de alta qualidade cheguem à mesa de milhares de consumidores todos os dias. Eleita a empresa sustentável do ano de 2015 pelo Guia Exame de Sustentabilidade e reconhecida pela revista Você S/A como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar, a Bunge compra e processa grãos, como soja, trigo e milho; produz alimentos, como óleos, margarinas, maioneses, azeite, arroz, farinhas de trigo, molhos e atomatados; presta serviços portuários; produz açúcar, etanol e bioenergia. São mais de 100 instalações no Brasil, entre fábricas, usinas, moinhos, portos, centros de distribuição e silos, em 17 estados e no Distrito Federal. Marcas como Soya, Delícia, Primor, Salada, Cardeal, La Española, Salsaretti, Suprema e Gradina fazem parte da história de milhares de pessoas e de uma das maiores empresas de agronegócio e alimentos do Brasil.




DataNotícia
19/06/2018 Bunge Açúcar & Bioenergia reconhece parceiros de negócio no Prêmio Fornecedos do Ano
08/06/2018 Informativo ABIOVE: Verificação Independente da Moratória da Soja
18/05/2018 Primor premiará melhores receitas do São João
22/03/2018 Bunge está com inscrições abertas para o Programa Jovens Profissionais 2018
20/03/2018 Bunge marca presença com sua linha profissional na Super Rio Expofood
Veja mais notícias...