Soya Recicla embarca com a Família Schurmann na Regata Recife-Fernando de Noronha

Por meio do Projeto Conexão Schurmann #MaresLimpos, os exploradores irão reforçar a importância do descarte correto de embalagens PET e do óleo de cozinha para a preservação dos oceanos

Em paralelo, Recife ganhará o primeiro posto de coleta do Soya Recicla

 

São Paulo, setembro de 2018 - Soya Recicla, o maior programa de coleta e mobilização de óleo do Brasil, apoia a expedição da Família Schurmann na 30ª edição da Regata Recife-Fernando de Noronha, com início em 29 de setembro. Conhecida não apenas pelos desafios encarados no mar, mas também pelo ativismo na preservação do meio ambiente, em especial das águas, os integrantes da família irão chamar a atenção para a importância do descarte correto de embalagens PET e do óleo de cozinha em prol da preservação dos oceanos.

A proposta é que coletem o óleo utilizado ao longo da regata e convidem os integrantes das outras embarcações a também abraçarem a causa defendida pelo Conexão Schurmann #MaresLimpos. E para engajar o público, os tripulantes do KAT – veleiro da família – utilizarão suas redes sociais para mostrar como é simples fazer a reciclagem do óleo. “Nossa paixão pelo mar é incontestável, por isso sabemos da importância do programa Soya Recicla para preservação das águas e queremos mostrar para todos que, com uma pequena mudança de hábito, é possível evitar que o material seja descartado de maneira incorreta e prejudique o meio ambiente”, afirma o Capitão Vilfredo Schurmann.

O apoio também celebra a inauguração do primeiro ponto de coleta do programa Soya Recicla em Recife, localizado na Universidade Estácio de Sá. É neste local que a Família Schurmann fará o descarta do óleo utilizado durante a viagem, por volta do dia 10 de outubro. “Com essa inauguração somamos mais de 1500 pontos de Coleta de Soya Recicla por todo o Brasil. É mais uma opção para os cidadãos participarem do programa e descartarem o óleo de forma correta”, celebra Rafael Sá, gerente do Soya Recicla.

O programa Soya Recicla faz parte das iniciativas de sustentabilidade da Bunge South America e todo óleo arrecadado é encaminhado ao Instituto Triângulo, responsável pela produção do sabão e da destinação do resíduo para a produção de biodiesel, um combustível renovável e com significativa redução de emissões de CO². A cada dois litros de óleo de cozinha entregues nos PEVs cadastrados no programa, o cidadão recebe duas barras de sabão biodegradável produzidas com parte do produto coletado.

 

Sobre o programa Soya Recicla

Com mais de uma década de existência, o Soya Recicla se consolida como o maior programa de mobilização e coleta voluntária de óleo vegetal do Brasil. Entre 2006 e 2018, o programa da Bunge South America, uma das maiores empresas de agronegócio e alimentos do mundo, atingiu a marca de mais de 5,3 milhões de litros de óleo coletados e reciclados – destes 4,8 milhões foram destinados à produção de biodiesel – e mais de 4 milhões de embalagens Soya equivalente recicladas, o que corresponde a mais de 80 toneladas de plástico.

 

Soya Recicla em números:

  •   Mais de 4,8 milhões de litros destinados para a produção de biodiesel
  •   Mais de 1,8 milhões de kits de sabão reciclado distribuídos e produzidos com óleo coletado
  •   Redução de 73 milhões de kg de CO2 eq., o que corresponde a emissão de mais 193 mil automóveis populares.
  •   Desde a criação do programa, em 2006, o volume coletado de óleo cresce em média 20% a cada ano;
  •   141,7 milhões de m3 de água preservada, o equivalente a 56,6 mil piscinas olímpicas de água (Fonte: 1 Litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água – Sabesp)
  •   Atualmente, são mais de 1.500 pontos de coleta – distribuídos entre escolas, associações, varejo, hospitais, parques, condomínios, restaurantes, entre outros - espalhados por 115 cidades de São Paulo, Rio Grande do Sul, Ceará, Bahia, Minas Gerais e Pernambuco.

 

Sobre Soya

Soya, a marca de óleo mais querida e vendida do Brasil - presente em oito de cada dez lares brasileiros. Disponível em quatro opções: o tradicional óleo de soja, girassol, canola e milho. A marca Soya está presente na vida dos brasileiros desde 1976 e de lá para cá consolidou-se como uma marca líder na categoria, mas sempre atenta e conectada com a necessidade dos consumidores. Em 2018, lançou uma embalagem de 500ml, além da versão de 900ml.

Sobre Família Schurmann:

Em 1984, Heloisa e Vilfredo Schurmann partiram de Florianópolis, em Santa Catarina, com os filhos Wilhelm, David e Pierre – na época, aos 7, 10 e 15 anos, respectivamente – com o objetivo de realizar um sonho. Em sua primeira grande aventura, os Schurmann passaram dez anos no mar. Em 1994, retornaram ao País e passaram a ser conhecidos como a primeira família brasileira a dar a volta ao mundo a bordo de um veleiro.

Em 1997, a Família Schurmann partiu para outra grande aventura. Dessa vez, com uma nova tripulante: a filha Kat, então com apenas 5 anos. Magalhães Global Adventure foi acompanhada por milhões de pessoas no Brasil e em mais 43 países, via internet e TV. Depois de quase dois anos e meio no mar, o veleiro dos Schurmann chegou a Porto Seguro, na Bahia, no dia 22 de abril de 2000, para participar das comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil, sendo recebido pelos então presidentes do Brasil e de Portugal, imprensa internacional e cerca de 3 mil pessoas.

 Em 2002, a Família Schurmann iniciou pesquisas sobre o afundamento de um submarino alemão durante a Segunda Guerra Mundial na costa brasileira. Até então, nenhuma das nove embarcações alemãs naufragadas havia sido encontrada. No dia 14 de julho de 2011, depois de diversas incursões ao mar, entre tempestades, frustrações e muitas informações, finalmente o submarino foi encontrado a 85 km da costa da Ilha de Santa Catarina, a 130 metros de profundidade. Os bastidores dessa aventura serão apresentados em documentário que está em pós-produção.

Em 2014, a Família Schurmann embarcou no novo veleiro Kat, retornando aos mares e oceanos do planeta para um instigante desafio: a Expedição Oriente. A mais recente volta ao mundo foi concluída em 2016, quando a tripulação ancorou em Santa Catarina, após mais de 800 dias inesquecíveis, incluindo a primeira vez dos Schurmann na gélida Antártica e na cosmopolita China, entre outros destinos marcantes e fascinantes. Essa aventura foi atração da TV aberta como quadro mensal do programa Fantástico, na Globo, e da TV por assinatura com a série Expedição Oriente, exibida em toda a América Latina pelo canal National Geographic.

Em 2017, a Família Schurmann começou a receber personalidades a bordo para ampliar a conscientização e engajamento para um estilo de vida mais sustentável com o Conexão Schurmann. Defensora da campanha #MaresLimpos, da ONU Meio Ambiente, a Família Schurmann embarca na terceira edição do projeto durante a REFENO.

 

Informações para imprensa

In Press Porter Novelli

Beatriz Corregiari

Camila Francis

Helena Bonamico

+55 11 4871-1489 | 3330-3810

bunge@inpresspni.com.br

 

Mais informações sobre a Família Schurmann para a imprensa:

Alexandre Moreno (alexandre.moreno@advicecc.com)

Tel: (11) 5102 5251 | (11) 5102 5252 | (11) 98374 4664




DataNotícia
17/10/2018 ‘Desafio Delícia’ é a nova websérie culinária da Bunge no SBT
08/10/2018 Bunge leva medalha de bronze no Prêmio ABRE
02/10/2018 Bunge renova receita e apresenta Nova Delícia
28/09/2018 Soya Recicla embarca com a Família Schurmann na Regata Recife-Fernando de Noronha
17/09/2018 Bunge lança campanha que convida consumidores reais a provar a Nova Delícia
Veja mais notícias...