Armazém da Bunge em Cascavél é o Primeiro do Brasil Certificado de Acordo com a Instrução Normativa 33

São Paulo, setembro de 2008. A Bunge, uma das principais indústrias de fertilizantes, agronegócios e alimentos do Brasil, foi a primeira empresa do Brasil a receber a certificação do Ministério da Agricultura de acordo com a Instrução Normativa 33, que define os requisitos técnicos (obrigatórios e recomendados), procedimentos operacionais e documentação necessária para o setor de armazenagem nacional. A certificação foi concedida ao armazém da Bunge localizado em Cascavel/PR.

A auditoria foi realizada no dia 20 de abril e o resultado divulgado no início de setembro. Mais de 40 itens obrigatórios foram observados no local, dentre eles: política de controle de qualidade, eficiência operacional, segurança no trabalho, preocupação com o meio-ambiente, capacitação e treinamento dos funcionários do armazém, higiene e limpeza em todo estabelecimento, etc.

"A certificação é o reconhecimento de nosso sistema de trabalho, que busca constantemente a excelência operacional", destaca Jeferson Bittencourt, coordenador de armazenagem.

A unidade de Cascavel existe desde 2003 e está localizada em local estratégico no estado do Paraná, garantindo facilidade de acesso às principais rotas de escoamento e simplificando o descarregamento dos produtos. O armazém, próprio para secagem e recepção de produtos, é um dos mais modernos da região e possui capacidade para estocar até 70 mil toneladas de grãos como soja e milho. Como unidade de transbordo, abriga grãos da Bunge e também pode armazenar produtos de outras empresas, como de cooperativas, clientes, etc.

O Brasil possui aproximadamente 16 mil armazéns em operação atualmente. Até janeiro de 2009, todos eles deverão, obrigatoriamente, estar de acordo com a Instrução Normativa 33, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A Bunge, presente no Brasil desde 1905, é uma das principais empresas de fertilizantes, agribusiness e alimentos do país, atuando de forma integrada em toda a cadeia produtiva.

Por meio da Bunge Fertilizantes e Bunge Alimentos, produz fertilizantes e ingredientes para nutrição animal, processa e comercializa soja e outros grãos, fornece matéria-prima para a indústria de alimentos e food service, além de produzir alimentos para o consumidor final.

Marcas como Serrana, Manah, Iap, Ouro Verde, Salada, Soya, Cyclus, Delícia, Primor e Bunge Pró, estão profundamente ligadas não apenas à história econômica brasileira, mas também aos costumes, à pesquisa científica, ao pioneirismo tecnológico e à formação de gerações de profissionais.