Soya Expande Programa de Reciclagem de Resíduo do Óleo de Cozinha

Pioneira entre as marcas de óleo vegetal na criação de um projeto como esse, Soya lança este mês o Soya Recicla, com o objetivo de contribuir ainda mais para que a reciclagem de óleo se torne uma prática comum entre os consumidores

São Paulo, janeiro de 2009. O óleo vegetal é um dos principais itens utilizado na cozinha para preparação dos alimentos. O brasileiro consome para esse fim, em média, mais de 20 litros do produto por ano. Muitas vezes, entretanto, esse óleo não recebe uma destinação correta após o uso. Aquele restinho que sobra de uma fritura pode acabar indo para o ralo da pia e, assim, podendo  contribuir para impactos indesejáveis.
 
Seguindo sua política de sustentabilidade e preservação do meio ambiente, a Bunge tem trabalhado, também, pela destinação mais adequada dos resíduos gerados pelos produtos que comercializa. Por isso, por meio da marca Soya, líder no mercado de óleos vegetais no Brasil, e em parceria com o Instituto Triângulo, organização que trabalha pela prática ecológica urbana, está expandindo o projeto Soya Recicla. Trata-se de um programa de reciclagem de óleo usado que tem como objetivo contribuir para a conscientização dos cidadãos quanto ao descarte mais adequado do resíduo, criando mecanismos para que a reciclagem de óleo, após seu uso, se torne uma prática comum.

Por meio de um projeto piloto, a ação Soya Recicla está instalando postos de coleta em supermercados das redes Hirota, na cidade de São Paulo, Coop, na região do ABC Paulista e na Rede Litoral, do litoral paulista. Ao todo já foram instalados 65 pontos de recebimento de resíduos do óleo. O material coletado é recolhido por cooperativas que realizam a reciclagem, transformando o óleo em sabão biodegradável, biodiesel, ou até mesmo em tinta. Esses produtos resultantes da reciclagem são comercializados pelas próprias cooperativas, convertendo-se em renda e contribuindo para a sustentabilidade dessas associações.

"Como líder de mercado, Soya faz questão também de ser a marca de óleo vegetal pioneira na criação de uma ação estruturada para incentivar e viabilizar a reciclagem do óleo de cozinha por seus consumidores. O cuidado com a destinação correta do resíduo do produto que fabricamos faz parte da política de sustentabilidade da Bunge, que mais uma vez atinge níveis concretos, agora com a ação Soya Recicla", destaca Rosa Nascimbeni, gerente de Marketing da Bunge Alimentos.

Há mais de dois anos, Soya vem atuando em prol da reciclagem do óleo de cozinha, apoiando e patrocinando as ações do Instituo Triângulo, no ABC Paulista. Desde 2002, o instituto realiza trabalhos de educação ambiental, reciclagem urbana e inclusão social na região. O projeto Soya Recicla visa expandir a abrangência das ações de reciclagem e conscientização para outras regiões de São Paulo e, posteriormente, do Brasil, aproveitando a bem-sucedida experiência do Instituto Triângulo para a criação de uma ampla rede de coleta de óleo.

Promoção
Durante a fase inicial do projeto, Soya presenteará o consumidor que adquirir três óleos da marca em qualquer supermercado das redes participantes* da ação, com um funil especial para coleta de óleo. O objetivo é que com a ajuda do funil, o consumidor seja estimulado a recolher e armazenar em garrafas PET o óleo de cozinha utilizado em frituras e entregar o material para reciclagem, nos postos de coleta das redes participantes.

* Para saber quais supermercados estão participando do projeto e para outras informações, ligue para o SAC - Bunge Alimentos: 0800-7275 544

Há mais de 30 anos no mercado, Soya é a marca número um do Brasil em óleos de soja. Sob o slogan "Toda comida pede todo dia Soya", a marca abrange uma linha de produtos composta também por maioneses e margarinas, todos formulados com alto padrão de qualidade, garantindo sabor e ótimo rendimento.

O Instituto Triângulo é uma Organização de Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), certificada pelo Ministério da Justiça, que tem como objetivo mobilizar a população para a prática ecológica urbana. Para isso, são sugeridas ações com a finalidade de incorporar no cotidiano das pessoas a melhoria do meio ambiente urbano, a inclusão social e o consumo consciente, bases para o desenvolvimento sustentável. O Instituto também promove ações de coleta de materiais recicláveis ou reaproveitáveis, como óleo vegetal usado, pilhas, baterias, roupas e calçados. Esses materiais são encaminhados a sede do Instituto Triângulo, em Santo André/SP, onde recebem destinação adequada.




DataNotícia
02/12/2019 BP e Bunge concluem a formação da joint venture BP Bunge Bioenergia no Brasil
27/11/2019 Verão de Soya tem novas maioneses e brinde exclusivo da marca
21/10/2019 Gradina tem participação especial no Mesa São Paulo 2019 e Chefs da Academia Bunge apresentam tendências da confeitaria e panificação
16/10/2019 Soya lança sua nova linha de maioneses e apresenta novo posicionamento
27/09/2019 Salada, a 1ª marca de óleo vegetal do Brasil, comemora 90 anos com novas embalagens
Veja mais notícias...