3ª Copa Bunge de Panificação e Confeitaria Revela os Vencedores da Etapa Norte

Os vencedores desta etapa disputarão a grande final em julho, em São Paulo, e podem levar para casa um caminhão repleto de móveis e eletrodomésticos

"Rosca de Bacuri", do padeiro Adilson Pereira dos Santos, da panificadora Umarizal, de Belém/PA, e "Torta Imperial" do confeiteiro Francisco da Silva Martins, da Panificadora Monte Carlo, de Fortaleza/CE, foram considerados respectivamente, a melhor receita de pão e a melhor receita de confeitaria da região Norte. O resultado foi divulgado no dia 17 de junho, durante a etapa regional da 3ª Copa Bunge de Panificação e Confeitaria, realizada em Fortaleza/CE. A Copa é um concurso nacional, promovido pela Bunge, em parceria com a Abip (Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria), que visa revelar as melhores receitas de pães e doces do país.

A etapa regional Norte reuniu no Senai Certrem, 10 finalistas, padeiros e confeiteiros dos estados do Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Amapá, Roraima e Amazonas que, na manhã da última quarta-feira, colocaram a mão na massa e prepararam suas receitas especiais de pães e doces.

Um corpo de jurados especializado, composto por chefs, professores de gastronomia e profissionais do setor, realizou a avaliação das receitas, seguindo critérios como sabor, criatividade, originalidade, aparência, uso de ingredientes tipicamente brasileiros e até mesmo potencial de venda.

A grande receita vencedora em panificação, "Rosca de Bacuri", se destacou pela presença do doce de bacuri na composição da massa e na cobertura, revelando todo o sabor dessa fruta amazônica. Já a "Torta Imperial", é elaborada com pão-de-ló, pudim de coco, brigadeiro e trufa de avelã e destacou-se pela combinação equilibrada e requintada de sabores brasileiros e europeus. Saiba qual foi o resultado completo:

Confeitaria:
1º lugar: "Torta Imperial", do confeiteiro Francisco da Silva Martins, Panificadora Monte Carlo, de Fortaleza/CE.
2º lugar: "Torta de Maracujá", do confeiteiro Francisco Carlos Paulino Souza, Panificadora Romana, de Fortaleza/CE.
3º lugar: "Bolo Carimbó", da confeiteira Maria de Lourdes Mendes Coelho, Panificadora Santa Rita, de Belém/PA.

Panificação:
1º lugar: "Rosca de Bacuri", do padeiro Adilson Pereira dos Santos, da Panificadora Umarizal, de Belém/PA.
2º lugar: "Folhado de Banana e Cupuaçu", do padeiro Ronald Nascimento Mota, da panificadora Buon Grano, de Belém/PA.
3º lugar: "Pão Roseta Trufada", do padeiro Marcos José Soares Ferreira, da Panificadora Monte Carlo, de Fortaleza/CE.

Além de Fortaleza/CE, já receberam etapas como essa as cidades de Brasília/DF, Gaspar/SC, São Paulo/SP e Rio de Janeiro/RJ. A Copa ainda realiza uma final regional em Recife/PE.

Premiação
O objetivo da Copa é estimular o desenvolvimento do setor de panificação e confeitaria, além do investimento na profissionalização dos padeiros e confeiteiros do país. O vencedor da etapa Norte ganha uma TV LCD de 32 polegadas cada, além de um jantar especial em família, enquanto o estabelecimento em que trabalha recebe uma ação decorativa e promocional.

Na grande final nacional, que será realizada em julho, em São Paulo, os vencedores da Copa serão premiados com um caminhão repleto de móveis e eletrodomésticos para equipar a casa, enquanto os donos da padaria e confeitaria campeãs ganham uma reforma em seus estabelecimentos.




DataNotícia
02/12/2019 BP e Bunge concluem a formação da joint venture BP Bunge Bioenergia no Brasil
27/11/2019 Verão de Soya tem novas maioneses e brinde exclusivo da marca
21/10/2019 Gradina tem participação especial no Mesa São Paulo 2019 e Chefs da Academia Bunge apresentam tendências da confeitaria e panificação
16/10/2019 Soya lança sua nova linha de maioneses e apresenta novo posicionamento
27/09/2019 Salada, a 1ª marca de óleo vegetal do Brasil, comemora 90 anos com novas embalagens
Veja mais notícias...