Programa Bunge Natureza amplia ação atendendo APAE's e Casas Lares de SC

São Paulo, 30 de março de 2010 - Criado para mobilizar a comunidade em favor da preservação ambiental, o Programa Bunge Natureza inova este ano expandindo sua atuação junto a alunos especiais e crianças desvinculadas de suas famílias. Em parceria com as APAE’s (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) de Gaspar e Ilhota e os Lares de Meninos e Meninas da região, o programa está levando informação e atividades lúdicas à cerca de 100 alunos de diferentes faixas etárias.

As ações começaram em março com uma programação intensa que mobilizou professores, alunos, coordenadores e empresa. Encontros realizados nos dias 9, 22, 23 e 24 nas unidades da APAE e nos Lares infantis das duas cidades tiveram o apoio de técnicos que, com linguagem e metodologia acessíveis, orientaram jovens e adultos especiais e crianças desvinculadas de suas famílias sobre a importância da preservação dos rios e do meio ambiente. Foram doadas também mudas de plantas, e todos assistiram a vídeos educativos adequados à faixa de desenvolvimento em que se encontram. A sensibilização ao tema e a absorção do conteúdo apresentado foram retratados, posteriormente, em desenhos feitos pelos alunos.

Como meta do programa para este ano, as atividades desenvolvidas nas APAE’s e nos Lares vão envolver também visitas e eventos no CDAL (Centro de Divulgação Ambiental e Lazer), bem como atividades de sensibilização nas áreas de preservação definidas pelas unidades. Realizadas sempre no contra-turno escolar, as ações têm o objetivo de incluir estes alunos no projeto “Seja um Afluente do seu Rio” (mais informações abaixo).

Para a engenheira ambiental Katiyuscia Rebelo, uma das coordenadoras do programa, “esta foi uma oportunidade de reduzir uma lacuna no atendimento deste público em temas de preservação e conservação ambiental”. Segundo ela, a Educação Ambiental é frequentemente direcionada ao ensino fundamental, sendo poucas as iniciativas para a Educação Infantil e a Educação Especial. “Em 2009, fizemos ações voltadas para a Educação Infantil e, este ano, o foco será a Educação Especial”, reforça.

Informação e socialização

Para a orientadora pedagógica da APAE de Gaspar, Adriana Wehmuth Ávila, “a sensibilização ambiental é muito importante para quem mora perto de um rio, como aqui na região”. Para Adriana, a linguagem mais acessível do técnico que explicou sobre a preservação da natureza “e fez com que os alunos entendessem que é preciso colaborar com o meio ambiente”. A orientadora acredita ainda que esse tipo de visita e explicação acessível reflete positivamente no comportamento dos alunos. “Eles se sentem empolgados quando aprendem algo novo”, enaltece.

Na APAE de Ilhota, as atividades do Programa Bunge Natureza foram consideradas importantes também para o processo de socialização dos alunos. Segundo a professora Elisete Correa Martins, “esse tipo de atividade contribui para que eles visitem outros meios e não fiquem apenas naquele que estão inseridos”. Trata-se de um tema que os alunos compartilham também, posteriormente, em casa, com familiares, na escola regular, com demais alunos, e na comunidade onde vivem, destaca ela.

Grégori da Rocha tem 15 anos e é aluno do ensino regular e da APAE de Ilhota. Depois de participar do Programa Bunge Natureza, destacou a palestra e a atividade de plantar uma muda como as atividades que ele mais gostou. Disse ter aprendido uma lição: “A gente precisa preservar a natureza porque sem planta a gente não vive, não respira”.

Foco do programa nas comunidades

Com foco em quatro pilares estratégicos, o Programa Bunge Natureza busca envolver e estimular estudantes, colaboradores, familiares e comunidades vizinhas a participar de projetos de preservação e recuperação do meio ambiente. O programa atua essencialmente com pesquisa, recuperação de áreas degradadas, preservação, por meio da Reserva Figueira Branca, e educação ambiental, tendo dois Centros de Divulgação Ambiental e Lazer (CDAL) ativos no Brasil como estrutura física de apoio às atividades.

Desenvolvidas em parceria com a Universidade Regional de Blumenau (FURB), em Santa Catarina, as iniciativas do Programa Bunge Natureza já contribuíram, por exemplo, para a recuperação da mata ciliar às margens do rio Itajaí-Açú, na região de Gaspar, e para o estudo da melhor adaptação de mudas de reflorestamento produzidas em viveiro, em sete unidades de pesquisa mantidas com parceiros. Desde 2005, início do programa, estão em processo de recuperação mais de 475 mil metros quadrados de áreas degradadas.

As atividades de Educação Ambiental complementam o programa dando orientação e suporte para a sensibilização dos públicos envolvidos. Além do projeto “Seja um Afluente do seu Rio”, do qual participam escolas, APAE’s e Lares infantis, integram o pilar educacional os projetos “Protetor Ambiental” e “Produtor de Água”, que envolvem alunos, professores e produtores rurais da região de Gaspar. Tais projetos são reforçados por visitas ao CDAL da Bunge e por palestras externas, bem como visitas às áreas escolhidas para preservação. Desde 2006, as ações de Educação Ambiental alcançaram diretamente mais de 10 mil alunos, com um número cada vez maior de instituições participantes. Em 2009, foram 42 instituições e 19 escolas envolvidas diretamente.

Projetos Bunge Natureza

Seja um Afluente do seu Rio:
Projeto iniciado no dia da Água de 2009 (22 de março) em duas escolas de Ilhota e uma escola de Brusque. O objetivo é que cada escola seja responsável pelo rio mais próximo, com alunos e comunidade escolar dedicando-se à recuperação e manutenção deste recurso. Ser um afluente significa nutrir, fazer parte.

Protetor Ambiental:
Projeto idealizado pela Polícia Ambiental de Blumenau que tem a Bunge como parceira. A cada semestre, 30 alunos são formados protetores ambientais, atuando como agentes de mudança em suas escola e bairros onde vivem. O objetivo é que estes alunos envolvam-se em ações de sensibilização ambiental com a Polícia Ambiental e o programa Bunge Natureza mesmo após sua participação anual.


A Bunge mantém investimentos expressivos em todos os seus setores de atuação e vem contribuindo de maneira substancial para o saldo positivo da balança comercial e para as divisas da economia nacional. Presente no Brasil desde 1905 é uma das principais empresas do agronegócio e uma das maiores exportadoras do País. Atua nos setores de fertilizantes, agronegócio, alimentos, ingredientes, açúcar e bionenergia.  Está em 16 estados de todas as regiões brasileiras, e possui hoje cerca de 15 mil colaboradores e centenas de unidades, entre indústrias, centros de distribuição, silos e instalações portuárias.




DataNotícia
02/12/2019 BP e Bunge concluem a formação da joint venture BP Bunge Bioenergia no Brasil
27/11/2019 Verão de Soya tem novas maioneses e brinde exclusivo da marca
21/10/2019 Gradina tem participação especial no Mesa São Paulo 2019 e Chefs da Academia Bunge apresentam tendências da confeitaria e panificação
16/10/2019 Soya lança sua nova linha de maioneses e apresenta novo posicionamento
27/09/2019 Salada, a 1ª marca de óleo vegetal do Brasil, comemora 90 anos com novas embalagens
Veja mais notícias...