Salada Girassol mais Castanha-do-Pará: um óleo que respeita a natureza

São Paulo, 29 de novembro de 2010. O mês de outubro marca a chegada do novo óleo composto Salada Girassol + Castanha do Pará às prateleiras dos melhores mercados do Brasil. Lançado em edição limitada, o novo produto faz parte de um projeto de sustentabilidade da Bunge Brasil, valorizando as riquezas da região Amazônica e populações locais. É um novo jeito, muito gostoso e saudável de cuidar da natureza.

Desenvolvido de forma inovadora, o novo produto tem aderência à Plataforma de Sustentabilidade da Bunge, baseada em Agricultura Sustentável, Dietas Saudáveis, Efeitos Climáticos e Disposição de Resíduos.  O óleo composto Salada Girassol + Castanha do Pará contribui com o desenvolvimento econômico e social de pequenos produtores da região Amazônica, reforçando a produção acima da média do mercado de um dos maiores símbolos da região, a castanheira. Leva uma proposta de equilíbrio, reunindo ao mesmo tempo, disseminação de boas práticas, respeito à cultura local e atendendo elevados critérios de sustentabilidade da cadeia produtiva, como a rastreabilidade por exemplo.


Comprometimento com o meio ambiente

A coleta da castanha envolve centenas de pessoas dessa região, que moram próximo às florestas, localizadas em Jari, no Estado do Pará, e Alta Floresta, norte do Mato Grosso. Elas recebem apoio, formação e capacitação para realizarem a coleta das castanhas utilizadas na produção do óleo. "O trabalho traz contribuições social e econômica para as regiões, levando desenvolvimento de forma sustentável e permitindo que a Bunge e seus clientes exerçam a cidadania de uma forma inovadora na indústria alimentícia. O Salada Girassol + Castanha do Pará é uma novidade saudável para as refeições e para a natureza", reforça a Gerente de Marketing, Rosa Nascimbeni. Ao adquirir o óleo, os consumidores auxiliam na consolidação de uma fonte de renda que mantém a cobertura vegetal da floresta amazônica e leva o desenvolvimento à regiões remotas do país, com equilíbrio no meio ambiente.

"É uma forma de exercer cidadania com um sabor a mais, mantendo a floresta em pé", complementa a Gerente de Produto, Vivian Abukater. Pensando em todo o ciclo, a Bunge também mantém parcerias para a coleta do óleo de cozinha usado, transformando-o em sabão ecológico e biodiesel, um combustível renovável com reduzido poder de emissões.  Além disso, as embalagens da Bunge consomem, ainda, 14% a menos de pet que a média do mercado.


Sementes selecionadas

O novo produto contém vitamina E, um importante antioxidante, além de Ômega 6 e 9. É livre de gordura trans e não contém colesterol, sendo produzido com sementes selecionadas e oito vezes filtrado, o que garante um produto com pureza e clareza. A coleta da castanha só acontece depois que o ouriço (fruto da castanheira), cai da árvore, preservando e contribuindo para a manutenção das florestas. No processamento, os ouriços são cortados, as sementes são secas, descascadas, classificadas e prensadas para a extração do óleo. Todo esse trabalho de qualidade apurada e suporte às melhores práticas é feito pela empresa Ouro Verde Amazônia, parceira por suas referências nacionais e internacionais de atividades diferenciadas junto às comunidades  O óleo mais puro da Castanha-do-Pará é adicionado ao Óleo Salada Girassol e envasado na fábrica da Bunge.


Salada: 1º óleo vegetal comestível do Brasil

O produto começou a ser comercializado em 1929 e desde então é sinônimo de qualidade e sabor para o preparo das refeições do dia-a-dia. O lançamento do óleo Salada criou uma verdadeira mudança de hábito no brasileiro e rapidamente se tornou o produto preferido entre os consumidores.  

O nome Salada foi escolhido devido a sua alta qualidade, que permitia sua aplicação diretamente nas verduras, o que até então se fazia apenas com azeite. E desde então, a linha Salada vem se aprimorando, com qualidade e criatividade, sendo reconhecida pelos consumidores e conquistando o prêmio de melhor embalagem de alimentos salgados 2010, concedido pela Associação Brasileira de Embalagem (ABRE). Hoje a linha de produtos Salada inclui os óleos especiais de Canola, Milho, Girassol, e agora o novo óleo Salada Castanha-do-Pará.

 

 

 




DataNotícia
02/12/2019 BP e Bunge concluem a formação da joint venture BP Bunge Bioenergia no Brasil
27/11/2019 Verão de Soya tem novas maioneses e brinde exclusivo da marca
21/10/2019 Gradina tem participação especial no Mesa São Paulo 2019 e Chefs da Academia Bunge apresentam tendências da confeitaria e panificação
16/10/2019 Soya lança sua nova linha de maioneses e apresenta novo posicionamento
27/09/2019 Salada, a 1ª marca de óleo vegetal do Brasil, comemora 90 anos com novas embalagens
Veja mais notícias...