Termag lança projeto de educação ambiental no Guarujá

Ação visa à criação de horta na escola como uma ferramenta interdisciplinar e vivenciada de educação ambiental; o projeto conta com a participação de voluntários, funcionários do Termag.

São Paulo, 21 de outubro de 2010 - Amanhã, 22 de outubro, às 9h, o Termag - Terminal Marítimo do Guarujá inaugura na Escola Municipal Giusfredo Santini, no Guarujá, o projeto "Horta Experimental de Olho na Educação Ambiental". Para o evento, que será realizado na Escola Giusfredo Santini, além da diretoria do Termag e da direção da escola, também está confirmada a presença da prefeita do Guarujá, Maria Antonieta de Brito.

Com a criação e cultivo da horta na escola, o projeto quer despertar um sentimento de responsabilidade socioambiental por meio da vivência e capacitação dos alunos do ensino fundamental, professores e familiares envolvidos para a busca de uma melhor condição ambiental. Inicialmente serão envolvidas 12 salas do 2º e 3º anos matutinos, totalizando cerca de 300 alunos.

Os voluntários já realizaram a reunião de apresentação do projeto, visita técnica e a construção do espaço, onde foram criados seis canteiros para o cultivo de verduras e legumes. Para a continuidade do projeto, estão previstas visitas mensais do grupo de voluntários à escola a fim de acompanhar o cultivo da horta e realizar palestras para a comunidade escolar, seminários de aprofundamento e troca de experiências e feiras ecológicas. "Não basta apenas provermos os recursos para o início do projeto; queremos garantir o repasse da metodologia e a continuidade das ações", afirma Italino Staniscia Filho, diretor do Termag.

Voluntariado

O Termag incentiva o voluntariado entre seus funcionários por acreditar que essa é uma ferramenta efetiva de transformação social. As primeiras ações do grupo foram realizadas em 2008, tendo como foco os filhos dos 220 funcionários do Termag. "Isso despertou entre nós o sentimento de voluntariado e tornou possível agora estendermos as ações para a comunidade. Sem a participação dos voluntários, essa ação que estamos inaugurando hoje com a escola Giusfredo Santini não seria possível", reconhece Italino.