Azeite Cardeal conquista liderança nas redes sociais

São Paulo, 8 de fevereiro de 2012 - Impulsionada pelo aumento do poder aquisitivo do brasileiro, a categoria de azeites está cada vez mais presente na mesa dos consumidores e apresenta, a cada ano, crescimento expressivo de vendas. Para competir neste acirrado mercado, a Bunge Brasil lançou, em agosto, a linha de azeites de oliva extravirgem Cardeal, que já é líder em acessos na internet e seguidores no Facebook.


"A internet e as redes sociais são importantes canais de comunicação com os apaixonados por azeites. Em apenas quatro meses no ar, a Fan Page do azeite Cardeal no Facebook conta com mais de 30.000 seguidores, à frente de marcas que estão há mais tempo no mercado", afirma Sérgio Mobaier, diretor de Marketing da Bunge Brasil.

A marca Cardeal é pioneira em trazer o conceito de harmonização de alimentos para as embalagens - atualmente a linha conta com duas variações de acidez máxima, 0,3% e 0,5%, impressas no rótulo. A proposta é oferecer uma opção com maior valor agregado e introduzir no Brasil o conceito que já existe em países da Europa: a harmonização de diferentes pratos com o azeite específico para cada um.

"O mercado de azeites, no Brasil, ainda é muito pequeno se comparado a países como a Grécia, onde cada habitante consome cerca de 40 litros por ano. Por aqui, este consumo ainda é baixo - em torno de 0,4 litros por habitante/ano - mas, vem aumentando, por isso, vemos um mercado promissor nos próximos anos", comenta o executivo da Bunge Brasil.

Ações online e degustação para fidelizar consumidores

Desde o lançamento, o azeite Cardeal investe em ações diferenciadas para ressaltar o conceito de harmonização e fidelizar os consumidores. Além da Fan Page, o site da marca, desenvolvido pela agência digital A2C, também reúne informações sobre a história do azeite, as diferenças entre as duas versões do produto, dicas de harmonização de alimentos, receitas exclusivas e curiosidades sobre o Mediterrâneo,  região onde o azeite Cardeal é produzido.

 "O crescente número de pessoas que se interessam pelo universo do azeite demonstra o quanto a marca pode crescer ainda mais. A cada dia, novos consumidores utilizam as redes sociais e nosso site para receber informações, participar das promoções, buscas receitas e compartilhar experiências do universo do azeite", diz Sérgio Mobaier.

Outra ação importante foi o lançamento, em setembro, do livro Portal Mediterrâneo, que reúne 36 receitas, dicas de harmonização e truques essenciais, para aproveitar todo o sabor e aroma dos azeites especiais da Bunge. O livro, que leva a assinatura de um chef especialista no assunto, pode ser encontrado nas principais livrarias do Brasil.

A degustação do produto em pontos de venda estratégicos, aliada às ações promocionais como packs especiais e promotores de venda nas grandes redes do varejo, como Grupo Pão de Açúcar e Wal Mart, também fazem parte do plano de comunicação da marca.

"Estamos presentes em outros locais que são frequentados por nosso público-alvo. Em São Paulo, por exemplo, firmamos parcerias em restaurantes como Barbacoa, Ráscal e Vila Távola e estamos nas gôndolas das redes Mambo e St. Marchè", finaliza o executivo da Bunge Brasil.  

Para 2012, o investimento da marca terá como foco fortalecer o produto dentro da categoria e o aumento das parceiras para ampliar a distribuição. Nos próximos meses, uma campanha publicitária, criada pela agência New Style, deverá chegar nos principais meios de comunicação em todo o País e surpreender os consumidores.

Sobre a Bunge: Presente no Brasil desde 1905, a Bunge é uma das principais empresas de agronegócio e alimentos do Brasil e uma das maiores exportadoras. Atua de forma integrada, do campo à mesa do consumidor. Desde a produção e a comercialização de fertilizantes, compra e processamento de grãos (soja, trigo e milho), produção de alimentos (óleos, margarinas, maioneses, azeite, arroz, farinhas), a produção de açúcar e bioenergia e serviços portuários. Hoje, conta com mais de 20 mil colaboradores, atuando em cerca de 150 instalações, entre fábricas, usinas, moinhos, portos, centros de distribuição e silos, em 19 estados de todas as regiões brasileiras e no Distrito Federal. Marcas como Serrana, Manah, Salada, Soya, Cyclus, Delícia, Primor e Bunge Pró estão profundamente ligadas não apenas à história econômica brasileira, mas também aos costumes, à pesquisa científica, ao pioneirismo tecnológico e à formação de gerações de profissionais.




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