Solazyme e Bunge formam Joint Venture para produção de óleo renovável em escala comercial no Brasil

São Paulo - 10 de abril de 2012 - Em cerimônia, hoje, com o Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, o presidente e CEO da Bunge Brasil, Pedro Parente, e o CEO mundial da Solazyme, Jonathan Wolf, anunciaram investimentos da ordem de US$ 100 milhões na joint venture entre as empresas.
 

A Solazyme, uma empresa de óleos renováveis e bio-produtos, e a Bunge Global Innovation LLC, uma subsidiária integral da Bunge Limited, uma empresa global de alimentos e agronegócio, anunciaram que elas e outras subsidiárias da Bunge, incluindo a Bunge Brasil, assinaram acordos definitivos para a formação de uma Joint Venture (JV) para construção e operação de uma fábrica de óleos renováveis, em uma área adjacente à usina Moema, da Bunge Brasil. A JV, que operará sob o nome Solazyme Bunge Produtos Renováveis Ltda., terá uma capacidade anual projetada de 100.000 toneladas de óleos. A planta utilizará a tecnologia de produção de óleos customizados da Solazyme, aliada à capacidade de produção e processamento de cana da Bunge, para produzir óleos triglicérides customizados, utilizados em aplicações industriais não alimentícias no mercado doméstico brasileiro. Esta parceria gerará cerca de 80 empregos diretos na operação da fábrica e aproximadamente 250 durante a sua construção.
 

"A Bunge está entusiasmada com essa parceria com a Solazyme para comercializar sua inovadora plataforma tecnológica de transformação de açúcares em óleo, que nos permitirá vincular nossas cadeias de valor de açúcar e óleo vegetal," disse Ben Pearcy, Diretor Global de Açúcar e Bioenergia e Chief Development Officer da Bunge Limited. "Os óleos customizados que esperamos produzir não só ampliarão nosso portfólio e atenderão à demanda crescente das indústrias de combustíveis e oleoquímicas, como também aumentarão nossa capacidade de alavancar novas tecnologias para oportunidades futuras em açúcar e bioenergia."
 

"A fábrica de óleos em escala comercial da JV no Brasil proporcionará à Solazyme a capacidade que necessitamos para produzir óleos renováveis customizados e atender à forte demanda que percebemos em nossos mercados alvo," disse Jonathan Wolfson, CEO da Solazyme. "Como uma empresa líder em processamento de oleaginosas e esmagamento de cana, a Bunge nos oferece expertise e escala fundamentais. Sua presença global nos mercados de açúcar e óleo vegetal, sua experiência em processamento de grande escala e sua significativa presença no Brasil, aliadas à nossa tecnologia avançada de fermentação, criam uma aliança poderosa na área emergente de óleos customizados."
 

"Com o anúncio deste investimento, a Bunge, presente no Brasil há 107 anos, reforça seu compromisso com o desenvolvimento do país, participando não só do crescimento sustentável do agronegócio brasileiro, como também no desenvolvimento de novas tecnologias que alavanquem a produtividade e a excelência industrial, gerando empregos e riquezas", afirma Pedro Parente, presidente e CEO da Bunge Brasil.
 

A fábrica, que será financiada igualmente pela Solazyme e Bunge, foi projetada para se integrar com uma nova unidade de cogeração na Usina Moema e poderá ser ampliada, de acordo com a futura demanda de mercado. O início das atividades está previsto para o segundo semestre de 2013.
 

Esse anúncio segue um histórico de colaboração entre as duas empresas, que se iniciou com um investimento por parte da Bunge na Solazyme, em 2010, seguido por um Acordo de Desenvolvimento Conjunto financiado pela Bunge, em maio de 2011, para o desenvolvimento de óleos passíveis de comercialização. Também em maio de 2011, a Solazyme concedeu à Bunge o direito de compra de suas ações, condicionado a uma série de objetivos e prazos vinculados à implementação da JV e à construção da fábrica. Em agosto de 2011, a Solazyme e a Bunge anunciaram um Acordo Provisório de Joint Venture estabelecendo os detalhes da JV e iniciando a engenharia da planta. Essa série de acordos culminou na formação desta Joint Venture.
 

Sobre a Solazyme, Inc.
A Solazyme, Inc. é uma empresa de óleos renováveis e bio-produtos que transforma uma gama de açúcares à base de plantas e de baixo custo em óleos de alto valor. Sediada no Sul de São Francisco, os produtos renováveis da Solazyme podem substituir ou enriquecer óleos derivados de três fontes existentes no mundo - petróleo, plantas e gorduras animais. Inicialmente, a Solazyme está focada em comercializar seus produtos em três mercados alvo: (1) combustíveis e químicos, (2) nutrição e (3) cuidados com a pele e cuidados pessoais. Solazyme®, o logotipo Solazyme, outras marcas comerciais ou nomes de serviços são marcas registradas da Solazyme, Inc.
 

Bunge Brasil: Presente no Brasil desde 1905, a Bunge é uma das principais empresas de agronegócio e alimentos do Brasil e uma das maiores exportadoras. Atua de forma integrada, do campo à mesa do consumidor. Desde a produção e a comercialização de fertilizantes, compra e processamento de grãos (soja, trigo e milho), produção de alimentos (óleos, margarinas, maioneses, azeite, arroz, farinhas), a produção de açúcar e bioenergia e serviços portuários. Hoje, conta com mais de 20 mil colaboradores, atuando em cerca de 150 instalações, entre fábricas, usinas, moinhos, portos, centros de distribuição e silos, em 19 estados de todas as regiões brasileiras e no Distrito Federal. Marcas como Serrana, Manah, Salada, Soya, Cyclus, Delícia, Primor e Bunge Pró estão profundamente ligadas não apenas à história econômica brasileira, mas também aos costumes, à pesquisa científica, ao pioneirismo tecnológico e à formação de gerações de profissionais.
 

Sobre a Bunge Global Innovation LLC
A Bunge Global Innovation é uma equipe multifuncional que aplica o pensamento e as tecnologias mais modernas para disseminar inovação em todos os segmentos de negócios da Bunge. Sua missão é prospectar, desenvolver, comprar, vender ou licenciar tecnologias que melhorarão a sustentabilidade, a lucratividade e a vantagem competitiva da Bunge.
 

Sobre a Bunge Limited
A Bunge Limited é uma empresa global, líder em agronegócio e produtos alimentícios, com aproximadamente 32.000 funcionários em mais de 30 países. A Bunge compra, vende, armazena e transporta oleaginosas e grãos para atender clientes do mundo inteiro; processa oleaginosas para fazer farelo para nutrição animal e óleo comestível para clientes e consumidores; produz açúcar e etanol de cana de açúcar; esmaga trigo e milho para fazer ingredientes utilizados em indústrias alimentícias; e comercializa fertilizantes nas Américas do Norte e do Sul. Fundada em 1818, a empresa é sediada em White Plains, Nova York.

 




DataNotícia
02/12/2019 BP e Bunge concluem a formação da joint venture BP Bunge Bioenergia no Brasil
27/11/2019 Verão de Soya tem novas maioneses e brinde exclusivo da marca
21/10/2019 Gradina tem participação especial no Mesa São Paulo 2019 e Chefs da Academia Bunge apresentam tendências da confeitaria e panificação
16/10/2019 Soya lança sua nova linha de maioneses e apresenta novo posicionamento
27/09/2019 Salada, a 1ª marca de óleo vegetal do Brasil, comemora 90 anos com novas embalagens
Veja mais notícias...