Bunge inaugura, em Gaspar-SC, fábrica com tecnologia alemã para produção das maioneses Salada, Primor e Soya

Com investimento da ordem de R$35 milhões, nova fábrica tem capacidade para produzir 42 mil toneladas de maionese por ano e deve gerar 120 novos empregos diretos, além de 300 indiretos.

São Paulo, 17 de agosto de 2012. A Bunge Brasil inaugura hoje uma nova fábrica em Gaspar-SC, onde serão produzidas e distribuídas maioneses das marcas Salada, Primor e Soya para os mercados de consumo e o food service (alimentação fora do lar) de todo o Brasil. Com um investimento da ordem R$35 milhões nesta nova fábrica, a unidade de Gaspar passa a ser o mais completo parque industrial da área de Alimentos & Ingredientes da Bunge Brasil. Neste complexo também são produzidas e distribuídas margarinas das marcas Delícia, Primor, Soya e Cyclus, além de óleos de soja das marcas Soya e Primor, e dos óleos especiais de canola, milho e girassol das marcas Salada e Cyclus.

A nova fábrica tem capacidade para produzir 42 mil toneladas de maionese por ano e deve gerar 120 novos postos de trabalho diretos, além de 300 indiretos. Com isso, o parque industrial da Bunge em Gaspar passa a empregar um total de 480 colaboradores. "Esta iniciativa fortalece ainda mais a presença e o relacionamento da Bunge com o Estado de Santa Catarina, onde estamos presentes há mais de 40 anos", afirma Pedro Parente, presidente e CEO da Bunge Brasil.

A fábrica conta com equipamentos de alta tecnologia, importados da Alemanha, com processo de produção contínuo e totalmente automatizado, para garantir o mais alto padrão de qualidade, com o melhor sabor brasileiro. "Foi a confiança que os consumidores irão trocar sua maionese de sempre pela nova maionese Salada, muito mais suave, mais cremosa e muito gostosa, que motivou nosso investimento nesta moderna fábrica", afirma Gilberto Tomazoni, vice-presidente de Alimentos & Ingredientes da Bunge Brasil. Para garantir o frescor das maioneses, margarinas e óleos, a Bunge ampliou em 65% a capacidade e modernizou seu Centro de Distribuição de produtos, permitindo chegar mais rápido e com mais eficiência a todos os pontos de vendas do estado e da região.

Seguindo a plataforma mundial de sustentabilidade da Bunge, a fábrica que está sendo inaugurada hoje já firmou parceria com empresa da região para a transformação de seus resíduos industriais em produtos como biodiesel, desmoldante, cola e material plástico para reciclagem. Além disso, Gaspar é sede do programa Bunge Natureza, que, desde o lançamento em 2005 até hoje, já recuperou cerca de 500 mil metros quadrados de áreas degradadas, atuando tanto em Educação Ambiental, recebendo a visita de comunidades e estudantes, como na manutenção de um viveiro, que já produziu mais de 230 mil mudas nativas. O programa Bunge Natureza na cidade conta com um Centro de Divulgação Ambiental e Lazer (CDAL) e oferece apoio às unidades da empresa em todo o Brasil para o desenvolvimento de atividades relacionadas à recuperação e conservação ambiental.

O mercado brasileiro de maioneses


A maionese é um dos itens preferenciais na lista de compra dos brasileiros. Atualmente, o produto está em 86% dos lares no país, com previsão de aumento à medida que cada vez mais pessoas descobrem as facilidades e delícias de seu uso culinário. A região Sul representa 25% do consumo de maionese do Brasil. "Antigamente, a maionese era usada apenas em lanches ou pratos frios, mas o consumidor vem descobrindo e experimentando cada vez mais a versatilidade desse produto no preparo de pratos quentes, como molhos, por exemplo. Isso amplia ainda mais as possibilidades de crescimento desse mercado", afirma Tomazoni.

A Bunge busca a liderança no Brasil em todas as categorias em que atua, e com a de maionese não é diferente. Em 2011, de acordo com dados de pesquisa Nielsen, a participação total das marcas Bunge no mercado de maioneses foi superior a 13%. "A inauguração da nova fábrica nos traz ainda mais condições para buscar o crescimento dessa participação", conclui o executivo.



DataNotícia
02/12/2019 BP e Bunge concluem a formação da joint venture BP Bunge Bioenergia no Brasil
27/11/2019 Verão de Soya tem novas maioneses e brinde exclusivo da marca
21/10/2019 Gradina tem participação especial no Mesa São Paulo 2019 e Chefs da Academia Bunge apresentam tendências da confeitaria e panificação
16/10/2019 Soya lança sua nova linha de maioneses e apresenta novo posicionamento
27/09/2019 Salada, a 1ª marca de óleo vegetal do Brasil, comemora 90 anos com novas embalagens
Veja mais notícias...