Semana do Meio Ambiente marca os 5 anos do Programa Bunge Natureza

Gaspar, 28 de maio de 2010- A Bunge vai marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente com uma celebração especial este ano em todo o Brasil. De 7 a 12 de junho, durante a programação da Semana do Meio Ambiente, a empresa estará comemorando os 5 anos do Programa Bunge Natureza. Como parte da política de Sustentabilidade da Bunge, o programa, que atua essencialmente com pesquisa, recuperação de áreas degradadas, preservação e educação ambiental, vem obtendo importantes resultados. 

Desde 2005 envolvendo diferentes parceiros e comunidades, o Programa Bunge Natureza já contribuiu para a recuperação de quase 483 mil metros quadrados de áreas degradadas, incluindo mais de 21 mil metros quadrados que estão sendo replantadas, dos 28.890 metros quadrados destruídos nas enchentes de novembro de 2008.


Com mais de 200 parceiros envolvidos nas ações e com o apoio, em Gaspar, da Universidade Regional de Blumenau (FURB), de Santa Catarina, o programa alcançou também um número de visitas superior a 10 mil alunos e 980 professores de 134 instituições diferentes. Visitas estas feitas ao Centro de Divulgação Ambiental e Lazer (CDAL), local que sedia as atividades.

Eventos gratuitos abertos à comunidade 

Para comemorar os cinco anos do Programa Bunge Natureza, estão previstos diversos eventos gratuitos e abertos à comunidade, aos colaboradores, parceiros e familiares. O objetivo será estimular o esforço conjunto em prol da preservação ambiental, com iniciativas diferenciadas que aliam sensibilização, integração e interatividade com os participantes. Apoiada no slogan "Preserve seu mundo. Recicle seus hábitos", que permeia as ações do Programa Bunge Natureza desde o ano passado, as iniciativas buscam reforçar a necessidade de se mudar hábitos e atitudes.
 

Neste sentido, no CDAL de Gaspar (SC), serão realizados cursos gratuitos como de Alimentação Alternativa, com foco na redução do desperdício e no reaproveitamento dos alimentos, bem como palestras como a de "Sustentabilidade na Produção de Arroz", voltada para rizicultores. Moacir Schiochet, da Epagri, pesquisador da área de melhoramento genético da cultura, é o palestrante convidado.

Entre 11 e 12 de junho, estão programados os Dias Interativos, quando uma equipe de orientadores ambientais realizará a Escola Itinerante de Educação Ambiental no CDAL, em eventos pela manhã e à tarde abertos para participação de até 300 pessoas. Serão oficinas de reciclagem, de produção de sabão, vivências de observação em ambientes caracterizados por poluição do ar e palestras com temas como Agenda 21. (veja programação completa abaixo). Internamente, também haverá mobilização dos colaboradores de Gaspar e demais unidades da empresa no Brasil, como a nomeação dos Agentes Ambientais, além de ações até 12 de junho.  
 

Programação aberta ao público: 

 

 

Data: 7 a 12 de junho de 2010.

Local: CDAL - Gaspar/SC


8 de junho - Palestra Rizicultores

- Sustentabilidade na Produção de Arroz, com Moacir Schiochet, da Epagri

Horário: 19h

Local: CDAL

9 de junho - Curso de Alimentação Alternativa

- Alimentação Saudável e diminuição do desperdício, com reaproveitamento dos alimentos.
Horário: 18h 
Local: Restaurante Questão de Gosto no CDAL

11 e 12 de junho - Dia Interativo

 


 


Escola Itinerante de Educação Ambiental, que contará com uma equipe de educadores ambientais, que desenvolverão várias oficinas na área de Educação Ambiental, tais como: Trilha da vida; Fabricação de sabão a partir de óleo de cozinha; Teia da vida; Experiências sobre Poluição do ar, Chuva ácida, Aquecedor solar e Biodigestor; Agenda 21; Reciclagem através da arte com papel, plástico e vidro.
Público: comunidade em geral, parceiros, colaboradores e familiares. 
Horários: dia 11 - 9h as 12h/14h as 17h

 

 

               dia 12 - 9h às 12h

Local: CDAL
Ao término das atividades, os participantes receberão o Certificado de Agente Ambiental e poderão atuar na sua comunidade como multiplicadores do projeto.

 


 


Bunge Natureza em números nos últimos cinco anos

 

 

- cerca de 483 mil metros quadrados de áreas degradadas em processo de recuperação

- mais de 38 mil metros quadrados de áreas de pesquisa em recuperação ambiental

- mais de 1,2 milhão de sementes coletadas

- 182 mil mudas produzidas

- quase 69 mil mudas plantadas

- mais de 30 mil mudas doadas

- mais de 200 parceiros envolvidos

- mais de 21 mil metros quadrados de áreas replantadas, do total de 28.890 metros quadrados de áreas perdidas nas enchentes de novembro de 2008

- mais de 10 mil alunos visitaram o CDAL e conheceram os projetos de Educação Ambiental, incluindo 981 professores e 134 instituições de ensino, entre outras.

 

Compromisso Bunge com a gestão sustentável

O compromisso mundial da Bunge é com a melhoria contínua da gestão sustentável em todos os níveis, negócios e locais da empresa. Sua atuação é apoiada por uma plataforma, que associa práticas de relacionamento com seus diversos públicos à criação de valor aos negócios da empresa. A plataforma é amparada por quatro pilares: agricultura sustentável, efeitos climáticos, dietas saudáveis e disposição de resíduos.

 


 


A Bunge mensura todas as suas práticas de desenvolvimento sustentável e realiza todos os anos uma prestação pública de suas atividades pelo padrão GRI-G3 (o mais aceito e respeitado internacionalmente) onde se qualifica como a única empresa do setor de agronegócio e alimentos no mundo no nível mais elevado de classificação, o A+.

 

 

 


 


A Bunge Brasil mantém investimentos expressivos em todos os seus setores de atuação e vem contribuindo de maneira substancial para o saldo positivo da balança comercial e para as divisas da economia nacional. Presente no Brasil desde 1905 é uma das principais empresas do agronegócio e uma das maiores exportadoras do País. Atua nos setores de fertilizantes, agronegócio, alimentos, ingredientes, açúcar e bioenergia.  Está em 16 estados de todas as regiões brasileiras, e possui hoje mais de 17 mil colaboradores e centenas de unidades, entre indústrias, centros de distribuição, silos e instalações portuárias.

 

 




DataNotícia
02/12/2019 BP e Bunge concluem a formação da joint venture BP Bunge Bioenergia no Brasil
27/11/2019 Verão de Soya tem novas maioneses e brinde exclusivo da marca
21/10/2019 Gradina tem participação especial no Mesa São Paulo 2019 e Chefs da Academia Bunge apresentam tendências da confeitaria e panificação
16/10/2019 Soya lança sua nova linha de maioneses e apresenta novo posicionamento
27/09/2019 Salada, a 1ª marca de óleo vegetal do Brasil, comemora 90 anos com novas embalagens
Veja mais notícias...