Final da 3ª Copa Bunge de Panificação e Confeitaria Será Realizada Dentro da Fipan 2009

As melhores receitas de pão e doce do Brasil serão preparadas ao vivo, durante a feira. No dia 23 de julho, uma cerimônia especial vai anunciar os grandes campeões da terceira edição do concurso.

São Paulo, junho de 2009. Um ano após seu lançamento e com mais de 6 mil inscrições recebidas, o maior concurso do setor de panificação e confeitaria do Brasil chega a sua última etapa: a 3ª Copa Bunge de Panificação e Confeitaria, concurso promovido pela Bunge, em parceria com a Abip - Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria, realiza sua grande final nos dias 21 e 22 de julho, durante um dos mais importantes eventos do setor na América Latina, a FIPAN (Feira Internacional da Panificação, Confeitaria e do Varejo Independente de Alimentos).

Na ocasião serão eleitas as melhores receitas de pão e de produto de confeitaria do Brasil em duas categorias: Graduandos, voltada exclusivamente para alunos de curso profissionalizante ou superior nas áreas de panificação, confeitaria, nutrição, engenharia de alimentos ou gastronomia e Talentos, em que participam padeiros e confeiteiros profissionais.

No dia 21 de julho, terça-feira, os sete padeiros, vencedores de etapas regionais realizadas entre abril e junho, e quatro estudantes finalistas em panificação se reunirão, às 11h, na Arena de eventos da Fipan para preparar suas receitas especiais de pão. Às 16h30, um corpo de jurados especializado fará a avaliação das receitas, seguindo critérios como sabor, criatividade, originalidade, aparência, uso de ingredientes tipicamente brasileiros, balanceamento de produtos e até mesmo potencial de venda.

O mesmo ocorre no dia 22 de julho, quarta-feira, com os sete confeiteiros, também vencedores das etapas regionais, e os outros quatro estudantes finalistas em confeitaria. O resultado final será anunciado no dia 23 de julho, em uma cerimônia de premiação que ocorre no Moinho Eventos.

Na categoria Talentos, padeiro e confeiteiro vencedores ganham um caminhão repleto de móveis e eletrodomésticos para equipar a casa, enquanto os donos da padaria e confeitaria campeãs ganham uma reforma em seus estabelecimentos. Na categoria Graduandos, os alunos vencedores serão premiados com um treinamento prático de uma semana, com os chefs Fabrice Lenud, da pâtisserie Douce France, e Felipe Abrahão, da padaria Benjamin Abrahão. Os oito finalistas do concurso ainda participam da seleção anual para a Assessoria Técnica da Bunge Alimentos, concorrendo, assim, a uma vaga para trabalhar numa das principais empresas do setor alimentício do país. Além disso, alunos e professores vencedores ganham ainda um kit especial de utensílios profissionais para cozinha.

"Todos os dias, a mesa da família brasileira é composta por produtos que são o resultado do trabalho de milhares de profissionais do setor de panificação e confeitaria. Assim, com a 3ª Copa Bunge, estamos estimulando o aperfeiçoamento de técnicas e a criação de receitas diferenciadas, e gerando crescimento para as padarias e confeitarias e satisfação para os clientes", ressalta Cecília Ávila, gerente de marketing da Bunge.

Saiba quem são os finalistas:

Panificação

Talentos:

  • Brioche de Soja, do padeiro Flávio La Guardia, da Padaria e Confeitaria La Guardia, de Barbacena/MG.
  • Pão de Chocolate com Pimenta, do padeiro Evandro Miranda, da Padaria e Confeitaria Saborella, de Cachoeiro de Itapemirim/ES.
  • Baião de Dois, do padeiro Carlos Rodrigues da Silva, da Padaria Pão de Mel de São Paulo/SP.
  • Pãezinhos de Bromélia 100% Integral, do padeiro Carlos Maurício Sertã Machado, da panificadora O Padeiro de Sevilha, de Florianópolis/SC.
  • Pão Tropical, do padeiro Itamar Saraiva Ribas, da padaria Estação do Sabor, de Brasília/DF.
  • Rosca de Bacuri, do padeiro Adilson Pereira dos Santos, da Panificadora Umarizal, de Belém/PA.
  • Pão de Batata com Filé de Siri, do padeiro Luís Otavio Simplício, da Panificadora Campo Fertile Delicatessen, de Igarassu/PE.

Graduandos:

  • Barca de Guaraná do Pará, do aluno Élvio Martins de Lima, sob orientação do Prof. Thiago Bettin, da Universidade Anhembi-Morumbi, de São Paulo/SP.
  • Pão Quentão com Crumble de Paçoca, do aluno André da Silva, sob orientação da Profa. Marina Toneti Barbosa, da Universidade Anhembi Morumbi, de São Paulo/SP
  • Pão de Cará com Geléia de Cachaça, da aluna Maria Ester Guerra, sob orientação da Profa. Joyce Cafiero da Universidade Estácio de Sá, do Rio de Janeiro/RJ.
  • Pão da Serra, do aluno Fabian de Carvalho, sob orientação do Prof. Gustavo Benedetti, do Centro Universitário Leonardo da Vinci - Uniasselvi, de Florianópolis/SC.

 Confeitaria

 Talentos:

  • Cake Mundica, da confeiteira Marlinda de Souza, da Padaria Forno D'Oro, de Belo Horizonte/MG.
  • Torta Cuscuz, do confeiteiro Luzimário Ferreira, da Top Panificadora, de Cachoeiro de Itapemirim/ES.
  • Torta de Pequi, do confeiteiro Cláudio Cleber Dantas, da Padaria Cantinho do Céu, de Franca/SP. 
  • Himmelstorte, da confeiteira Maria de Souza, da panificadora Mary e Maria, de Indaial/SC.
  • Charlote de Jaca, do confeiteiro Eronildo Carneiro da Silva, da padaria Santo Pane, de Catalão/GO.
  • Torta Imperial, do confeiteiro Francisco da Silva Martins, Panificadora Monte Carlo, de Fortaleza/CE.
  • Torta de Café, da confeiteira Maria José da Conceição, panificadora De Trigos, de Guaranhus/PE.

Graduandos:

  • Bavarois de Banana com Queijo, do aluno Cirlandson Moreira Nobre, sob orientação da Profa. Themis Vieira Lima, do Senai Certrem, de Fortaleza/CE.
  • Flor do Cerrado, da aluna Thays de Miranda, sob orientação do Prof. Fabiano de Carvalho, do Instituto de Ensino Superior de Goiânia Cambury, de Goiânia/GO.
  • Biscuit de Fubá com Mousse de Chocolate, Bavarois de Baba de Moça e Cobertura Ganache, do aluno Alex Brasil Machi, sob orientação do Prof. Daniel Vas Canais, do Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro, Águas de São Pedro/SP.
  • Frozen de Banana com Praliné de Castanha de Caju, da aluna Andréa Farias, sob orientação da Profa. Andréia Pacheco, do Senac Bistrô Johannastift, de Rio dos Cedros/SC.



DataNotícia
02/12/2019 BP e Bunge concluem a formação da joint venture BP Bunge Bioenergia no Brasil
27/11/2019 Verão de Soya tem novas maioneses e brinde exclusivo da marca
21/10/2019 Gradina tem participação especial no Mesa São Paulo 2019 e Chefs da Academia Bunge apresentam tendências da confeitaria e panificação
16/10/2019 Soya lança sua nova linha de maioneses e apresenta novo posicionamento
27/09/2019 Salada, a 1ª marca de óleo vegetal do Brasil, comemora 90 anos com novas embalagens
Veja mais notícias...