Agronegócio ganha modalidade inédita para alavancar financiamentos

Em uma operação inédita no mercado, as empresas Octante, Syngenta e Bunge Brasil lançam a primeira Oferta Pública de CRAs (Certificados de Recebíveis do Agronegócio) para investidores pessoas físicas, criando um título de crédito para levantar financiamento para agricultores. A modalidade permite que os produtores de soja e grãos financiem um pacote completo de insumos.

O valor nominal unitário da primeira série desta primeira emissão de CRAs para investidores qualificados é de R$ 300 mil. A demanda pelos investidores foi superior a 150% do total ofertado, de R$ 85,5 milhões de CRA Sênior, e a Bunge Brasil adquiriu os CRAs Subordinados de 5% correspondentes a R$ 4,5 milhões.

"Enquanto fornecedores de fertilizantes para os agricultores brasileiros e negociadores de parte da produção nacional de grãos, acreditamos que este novo instrumento é decisivo para fomentar e desenvolver ainda mais o agronegócio no país. Por isso, atuamos como investidores, já adquirindo os CRAs Subordinados, antes mesmo do lançamento oficial para o mercado", afirma Pedro Parente, presidente e CEO da Bunge Brasil.

A aplicação dos investidores dos CRAs Sênior remunera 109% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário), é isenta de Imposto de Renda (Lei Federal 11.311, de 2006), e sua classificação de risco (rating) pela Fitch Ratings é AAA (bra). O registro da oferta, nos termos da Instrução CVM (Comissão de Valores Mobiliários) nº 400, foi concedido no dia 27 de julho. A operação, em resumo, consiste na emissão de CDCAs (Certificados de Direitos Creditórios do Agronegócio) por quatro distribuidores da Syngenta (Fiagril, Sinagro, Agrocat e Agrícola Panorama) lastreados por 120% de recebíveis de operações de barter. A securitizadora, então, emite os CRAs com lastro nestes CDCAs, devidamente cobertos por seguro de crédito.

14/04/2020 Bunge lança aplicativo para caminhoneiros agendarem fretes de grãos
06/04/2020 Bunge anuncia US$ 2.5 milhões em doações para combate à COVID-19
25/03/2020 COVID-19: Compromissos da Bunge
14/01/2020 Bunge recebe a segunda edição do Selo Agro Mais Integridade