6ª edição do Planeta no Parque terá posto para troca de óleo por sabão biodegradável

A Bunge Brasil, em parceria com o Instituto Triângulo, disponibilizará um posto móvel do programa Soya Recicla para troca de óleo de cozinha usado por sabão biodegradável, durante evento que acontece no Parque do Ibirapuera, no feriado de aniversário da capital paulista

São Paulo, 15 de janeiro de 2013 - No próximo dia 25, feriado municipal que comemora os 459 anos da cidade de São Paulo, a Bunge Brasil, em parceria com o Instituto Triângulo, participará da 6ª edição do evento Planeta no Parque, que acontece no Parque do Ibirapuera, zona sul da capital paulista. A empresa montará um posto móvel do programa Soya Recicla para que os paulistanos possam contribuir com o meio ambiente e trocar o óleo de cozinha usado por sabão biodegradável.

O óleo vegetal é um dos principais itens utilizados na cozinha para preparação dos alimentos. Muitas vezes, entretanto, esse óleo não recebe uma destinação correta após o uso. “Aquela pequena quantidade restante de uma fritura pode acabar indo para o ralo da pia e, assim, pode contribuir para impactos indesejáveis ao meio ambiente, além de entupir as tubulações. O mais apropriado é descartar o óleo de cozinha usado junto ao lixo orgânico ou encaminhá-lo para reciclagem. Essa atitude simples depende apenas da mudança de hábito das pessoas", alerta Michel Santos, Gerente de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Bunge Brasil.

Para minimizar os efeitos do descarte incorreto do óleo, a Bunge Brasil e o Instituto Triangulo criaram em 2006 o programa Soya Recicla. Hoje, ele conta com mais de mil postos fixos de coleta espalhados por São Paulo, formando uma das maiores redes de coleta voluntária do setor. O projeto já recolheu mais de 1 milhão de litros de óleo vegetal usado, que foram convertidos em sabão biodegradável ou biodiesel, criando um ciclo de sustentabilidade.

Para que o óleo usado seja totalmente aproveitado, a orientação é que o produto seja entregue no posto de coleta em embalagem limpa, preferencialmente de plástico (tipo garrafa PET, com tampa de rosca), devidamente fechada para evitar vazamentos. "Para quantidades superiores a um litro, faremos a troca por sabão biodegradável. Mas, qualquer quantidade é bem-vinda. A ação individual e a consciência de uma atitude sustentável já são de grande valor", reforça Michel.

Os interessados em fazer dessa ação uma prática constante de sustentabilidade, mesmo após o feriado de aniversário da cidade, o site do Instituto Triângulo traz informações completas sobre como se engajar e se beneficiar com a reciclagem, além da lista dos postos de coleta distribuídos por São Paulo. Basta acessar www.triangulo.org.br e começar a participar.

No Parque Ibirapuera, além do posto de troca de óleo por sabão, a Bunge apresentará também um painel sobre o uso de água, abordando não apenas a questão da qualidade da água no meio urbano, que exige cuidados com o descarte de óleo usado, como também a utilização da água na agricultura.

Sobre o evento - Planeta no Parque 2013
Em sua 6ª edição consecutiva, o Planeta no Parque desse ano tem como tema "O Caminho das águas". A programação, divertida e inspiradora, é preparada para aproximar o grande público dos principais temas de sustentabilidade. Entre as atrações estão programadas apresentações de dança e teatro, oficinas, vídeos, instalações interativas, e caminhadas com a equipe do Planeta Sustentável e seus parceiros. A entrada é gratuita.

Serviço:
Planeta no Parque 2013