Moinho Ponta Grossa da Bunge é o primeiro no Brasil a receber o certificado FSSC 22000

Além da unidade de Ponta Grossa, a fábrica de Suape também recebeu
a certificação pela produção de Gorduras Industriais.

São Paulo, 18 de feveiro de 2013 – O Moinho Ponta Grossa, administrado pela Bunge Brasil, acaba de receber um dos mais relevantes certificados internacionais para segurança alimentar. O FSSC (Food Safety System Certification) 22000 foi concedido para a produção de farinhas industriais, pré mistura para pão francês e farinhas para panificação. Com isso, o moinho passa a ser o primeiro no país a obter essa certificação, nesta categoria.

Além da unidade paranaense, a fábrica de Suape, localizada em Pernambuco, também foi certificada pela FSSC 22000 na produção de óleos e gorduras vegetais para o segmento industrial, passando assim a atender requesitos obrigatórios de grandes clientes. “A Bunge tem como objetivo melhorar vidas e isto significa oferecer produtos com qualidade reconhecida, para atender as necessidades do mercado dentro dos princípios da excelência operacional”, diz Cristine Aminger, gerente de qualidade de Alimentos & Ingredientes da Bunge Brasil.

Reconhecida pela Iniciativa Global de Segurança do Alimento (GFSI), a certificação FSSC permite que a organização utilize a mesma forma para atender aos requisitos de diversos varejistas globais ou grandes marcas do mercado, usando um único Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos. “Além de Ponta Grossa ser o primeiro moinho do Brasil a obter esse reconhecimento, a FSSC nos coloca em um patamar diferenciado, permitindo que nossos clientes nos percebam como um parceiro efetivo para a produção de alimentos seguros”, comemora Flávio Favero, diretor de operações de Alimentos & Ingredientes da Bunge Brasil.

A FSSC 22000 foi desenvolvida para a Certificação do Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos (SGSA) de indústrias, bem como para fabricantes de embalagens no setor alimentício, baseada nas normas ISO e aceita internacionalmente.

Presente no Brasil desde 1905, a Bunge é uma das principais empresas de agronegócio e alimentos do Brasil e uma das maiores exportadoras. Atua de forma integrada, do campo à mesa do consumidor. Desde a comercialização de fertilizantes, compra e processamento de grãos (soja, trigo e milho), produção de alimentos (óleos, margarinas, maioneses, azeite, arroz, farinhas, molhos e atomatados), serviços portuários até a produção de açúcar e bioenergia. Hoje, conta com mais de 20 mil colaboradores, atuando em mais de 100 instalações, entre fábricas, usinas, moinhos, portos, centros de distribuição e silos, em 19 estados e no Distrito Federal. Marcas como Salada, Soya, Delícia, Primor, Cardeal, Etti, Salsaretti e Bunge Pro estão profundamente ligadas não apenas à história econômica brasileira, mas também aos costumes, à pesquisa científica, ao pioneirismo tecnológico e à formação de gerações de profissionais.

Mariana Rayol

mariana.rayol@inpresspni.com.br