Bunge e TNC anunciam parceria pelo desenvolvimento da agricultura sustentável no Brasil

Atividades, já iniciadas este ano, conciliam crescimento econômico e conservação ambiental em áreas do Cerrado e da Amazônia

São Paulo, 12 de abril de 2013 – A Bunge, uma das maiores empresas do agronegócio brasileiro, e a TNC (The Nature Conservancy), organização líder em conservação ambiental, iniciam uma parceria para promoção da agricultura sustentável no país. Por meio dessa iniciativa, na qual a Bunge investirá US$ 4 milhões nos próximos cinco anos, seus fornecedores instalados em regiões consideradas ambientalmente sensíveis receberão apoio técnico da TNC para cumprir integralmente o Novo Código Florestal e adotar as melhores práticas sustentáveis de cultivo. Essa ação também contribuirá para a ampliação da capacidade dos governos de planejar e monitorar a ocupação do território, o que é essencial para a conservação ambiental.

A TNC é engajada com a produção de soja responsável desde 2004 e já obteve resultados como a redução do desmatamento ilegal a praticamente zero, nas regiões onde atuou com produtores rurais desta cultura.  A Bunge, por sua vez, atua no agronegócio brasileiro desde 1905. “Essa parceria é prioritária para as duas organizações, pois possibilitará a conservação e o desenvolvimento sustentável ao longo de trechos importantes dos novos corredores de exportação. Em vista dos investimentos logísticos necessários para aumentar a capacidade brasileira de produção e escoamento de alimentos, é imprescindível uma atuação responsável e em linha com as novas diretrizes da legislação ambiental.”, diz Martus Tavares, vice-presidente de Relações Institucionais, Comunicação & Sustentabilidade da Bunge Brasil.

Contexto

A demanda mundial por alimentos é crescente. A previsão é  de que será necessário dobrar a produção para garantir alimentos à população estimada para 2050. A cultura da soja é a base da alimentação animal (principalmente bovinos, suinos e aves) no hemisfério norte, por isso é essencial que o seu cultivo siga as melhores práticas de produção. Uma das medidas mais importantes para promover o crescimento ambientalmente responsável da agricultura é aumentar o volume da produção de alimentos sobre áreas já abertas. Iniciativas como a Moratória da Soja, estabelecida em julho de 2006, contribuíram para que o desmatamento represente hoje um sexto da taxa registrada há uma década. O reforço no monitoramento gerou informações que contribuíram para implantar restrições comerciais voluntárias e melhorias da governança na região do Bioma Amazônico.

Atualmente, investimentos logísticos estão sendo realizados a fim de aprimorar o sistema de escoamento da produção agrícola brasileira e atender aos mercados de forma sustentável, desafogando os corredores aos portos do sudeste do país. É mandatório que tais investimentos sejam acompanhados de cuidados com o meio ambiente promovam boas práticas junto aos agricultores que abastecem o mercado e que atuam em regiões sensíveis ambientalmente. A Bunge acredita que uma das melhores ferramentas para tanto será a implementação do Novo Código Florestal e o mapeamento de áreas já abertas com potencial de melhoria na produção agrícola, para que as necessidades de expansão aconteçam em bases conservacionistas.

Presente no Brasil desde 1905, a Bunge é uma das principais empresas de agronegócio e alimentos do Brasil e uma das maiores exportadoras. Atua de forma integrada, do campo à mesa do consumidor. Desde a comercialização de fertilizantes, compra e processamento de grãos (soja, trigo e milho), produção de alimentos (óleos, margarinas, maioneses, azeite, arroz, farinhas, molhos e atomatados), serviços portuários até a produção de açúcar e bioenergia. Hoje, conta com mais de 20 mil colaboradores, atuando em mais de 100 instalações, entre fábricas, usinas, moinhos, portos, centros de distribuição e silos, em 19 estados e no Distrito Federal. Marcas como Salada, Soya, Delícia, Primor, Cardeal, Etti, Salsaretti e Bunge Pro estão profundamente ligadas não apenas à história econômica brasileira, mas também aos costumes, à pesquisa científica, ao pioneirismo tecnológico e à formação de gerações de profissionais.

Sobre a The Nature Conservancy

A TNC é uma organização não governamental que desenvolve projetos de conservação em mais de 35 países. Atuando no Brasil desde 1988, a organização tem a missão de conservar as terras e águas das quais a vida depende. A TNC promove iniciativas nos principais biomas brasileiros – Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal –, com o objetivo de compatibilizar o desenvolvimento econômico e social dessas regiões com a conservação dos ecossistemas naturais. Atualmente, a organização e seus mais de um milhão de membros ajudam a conservar mais de 130 milhões de hectares em todo o mundo.

Bunge - In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação

Cíntia Beduti