Bunge é a 3ª maior exportadora do Brasil e a maior do agronegócio

Empresa se mantém no topo do ranking divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio

São Paulo, agosto de 2013 – Na lista divulgada hoje pela Secretaria de Comércio Exterior, órgão do Ministério de Desenvolvimento Indústria e Comércio (Secex/MDIC), a Bunge é apontada mais uma vez como a terceira maior exportadora do Brasil e a maior exportadora do agronegócio.

A empresa ocupou o terceiro lugar no ranking ao longo de todo o ano de 2012 e, historicamente, se mantém como grande destaque do setor agrícola na balança comercial brasileira. Os números mostram que a empresa exportou US$797 milhões no mês de julho, 21% a mais que no mesmo período do ano passado. No acumulado dos primeiros sete meses de 2013, as vendas externas da empresa foram 9,5% maiores do que em 2012, somando US$4,5 bilhões.

“A permanência por tanto tempo como a maior exportadora do agronegócio do país comprova que estamos no caminho certo.”, comemora Murilo Braz Sant’Anna, vice-presidente de Agronegócio & Logística da Bunge Brasil.

Com nove unidades de esmagamento de grãos, operações em sete terminais portuários e mais de 50 silos distribuídos pelo Brasil, a Bunge é também a maior originadora e processadora de oleaginosas como soja, milho e caroço de algodão. Em 2012, a área de Agronegócio & Logística da empresa comercializou, nos mercados interno e externo, mais de 20 milhões de toneladas de grãos, relacionando-se com cerca de 17 mil agricultores, além de cooperativas agrícolas, por todo o Brasil.

Ainda em 2012, considerando todas as áreas de negócio em que a empresa atua, a Bunge Brasil alcançou receita bruta de R$33,7 bilhões, um acréscimo de 16% sobre o faturamento bruto do ano anterior. O faturamento líquido das operações da empresa no Brasil em 2012 representou 27% do resultado da Bunge globalmente, o que demonstra a importância da operação brasileira.

Presente no Brasil desde 1905, a Bunge é uma das principais empresas de agronegócio e alimentos do Brasil e uma das maiores exportadoras. Atua de forma integrada, do campo à mesa do consumidor. Desde a comercialização de fertilizantes, compra e processamento de grãos (soja, trigo e milho), produção de alimentos (óleos, margarinas, maioneses, azeite, arroz, farinhas, molhos e atomatados), serviços portuários até a produção de açúcar e bioenergia. Hoje, conta com mais de 20 mil colaboradores, atuando em mais de 100 instalações, entre fábricas, usinas, moinhos, portos, centros de distribuição e silos, em 19 estados e no Distrito Federal. Marcas como Salada, Soya, Delícia, Primor, Cardeal, Etti, Salsaretti e Bunge Pro estão profundamente ligadas não apenas à história econômica brasileira, mas também aos costumes, à pesquisa científica, ao pioneirismo tecnológico e à formação de gerações de profissionais.

Bunge - In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação

Cíntia Beduti

cintia.beduti@inpresspni.com.br

Mariana Rayol