Programa Soya Recicla e Campanha Junte Óleo chegam às escolas de Santo André

Cerca de 100 escolas municipais vão aderir à campanha; a expectativa é coletar entre 80 e 100 litros de óleo de cozinha usado por mês em cada uma delas

São Paulo, setembro de 2013 – O Programa Soya Recicla e a Campanha Junte Óleo, iniciativas da Bunge Brasil e do Instituto Triângulo, ganharão um forte impulso a partir desta segunda-feira, 23 de setembro. Em Santo André, o Instituto Triângulo, a Prefeitura de Santo André e a marca de óleo Soya levam a campanha de reciclagem de óleo de cozinha usado para dentro das Escolas Municipais. O objetivo é estimular os estudantes, crianças e adolescentes, a recolherem o óleo utilizado em suas casas e o destinarem para a reciclagem. Pela participação, a cada garrafa PET com dois litros de óleo, o estudante receberá duas pedras de sabão biodegradável, produzidas pelo Instituto com o material reciclado.

O presidente do Instituto Triângulo, Eduardo Maki, afirma que a iniciativa, por diversos motivos é muito importante para o movimento. “Sempre quisemos envolver todos os agentes neste processo. Agora, o poder público, a iniciativa privada e o terceiro setor estão juntos nesta parceria”, afirma. Segundo Maki, todo o material de divulgação já está pronto, assim como a infraestrutura necessária para que a campanha possa acontecer.

Cada uma das cerca de 100 escolas municipais de Santo André estará equipada com tambores de contenção para receber as garrafas PET com óleo. A expectativa do Instituto é coletar entre 80 e 100 litros de óleo por mês em cada escola.

Desde 2006 a marca de óleo Soya, da Bunge Brasil, investe no Programa Soya Recicla, criado em parceria com o Instituto Triângulo, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do descarte adequado do óleo de cozinha usado. “Com essa iniciativa nas escolas de Santo André, nosso objetivo é ampliar o conhecimento da população sobre a importância da reciclagem e reforçar a coleta do óleo de cozinha”, afirma Michel Santos, gerente de assuntos corporativos e sustentabilidade da Bunge Brasil.

Atualmente, o programa Soya Recicla, por meio da Campanha Junte Óleo, conta com mais de 1.200 Postos de Entrega Voluntária (PEVs) que já recolheram mais de 1000 toneladas de óleo de cozinha. Para os interessados em adotar essa prática sustentável, o site do Instituto traz informações completas sobre como se engajar e se beneficiar com a reciclagem, além da lista dos postos de coleta. Basta acessar www.triangulo.org.br .

Presente no Brasil desde 1905, a Bunge é uma das principais empresas de agronegócio e alimentos do Brasil e uma das maiores exportadoras. Atua de forma integrada, do campo à mesa do consumidor. Desde a compra e processamento de grãos (soja, trigo e milho), produção de alimentos (óleos, margarinas, maioneses, azeite, arroz, farinhas, molhos e atomatados), serviços portuários até a produção de açúcar e bioenergia. Hoje, conta com cerca de 20 mil colaboradores, atuando em mais de 100 instalações, entre fábricas, usinas, moinhos, portos, centros de distribuição e silos, em 19 estados e no Distrito Federal. Marcas como Salada, Soya, Delícia, All Day, Primor, Cardeal, Salsaretti e Bunge Pro estão profundamente ligadas não apenas à história econômica brasileira, mas também aos costumes, à pesquisa científica, ao pioneirismo tecnológico e à formação de gerações de profissionais.

Cíntia Beduti

cintia.beduti@inpresspni.com.br