Reciclagem de óleo de cozinha usado é destaque nos parques de São Paulo

Ação em parques da capital paulista ocorre até o fim de junho e população poderá  trocar  óleo vegetal  por  duas barras de sabão biodegradável

São Paulo, 10 de junho de 2014 – O Instituto Triângulo, em parceria com a Secretaria Municipal do Verde de São Paulo e apoio da Bunge Brasil, por meio da marca de óleo Soya, convidam os paulistanos a se mobilizarem pela importância da reciclagem do óleo de cozinha. “Nosso objetivo é estimular as pessoas a recolherem o óleo utilizado em suas casas e o destinarem de forma adequada, sem descartar em pias e ralos. A mudança de postura com relação à preservação do meio ambiente passa por um processo de sensibilização e conscientização. Além de recolher o óleo, queremos formar opinião e multiplicar práticas de ecologia urbana e cidadania”, diz Michel Santos, gerente de sustentabilidade da Bunge Brasil.

Durante todo o mês de junho, quem visitar os parques Ibirapuera, Linear Mongaguá, Aclimação, Anhanguera e Parque do Carmo, por exemplo, pode realizar a troca do óleo vegetal usado por sabão. Para cada dois litros de óleo de cozinha usado, o visitante receberá duas barras de sabão biodegradável, que é produzido a partir do próprio óleo reciclado. Todo óleo recolhido é encaminhado ao Instituto Triângulo, ONG que atua na reciclagem do produto, e também a usinas parceiras que transformam o óleo em biodiesel, um combustível renovável.

Durante a realização da ação nos parques, os agentes do Instituto Triângulo orientam os visitantes sobre a forma adequada de descarte do óleo de cozinha usado, apresentando os pontos de coletas disponíveis na cidade e distribuindo cartilhas sobre como a reciclagem funciona. O presidente do Instituto Triângulo, Eduardo Maki, afirma que a iniciativa, por diversos motivos é muito importante para o movimento de conscientização ambiental. “Sempre quisemos envolver todos os agentes neste processo. Agora, o poder público, a iniciativa privada e o terceiro setor estão juntos nesta parceria”, afirma.

Nos parques, os postos de coleta estão localizados próximos à área administrativa. Para incentivar os visitantes e chamar a atenção para a iniciativa, faixas informativas e banners serão distribuídos pelos parques com informações sobre a ação.

Programa Soya Recicla

Esta iniciativa faz parte do “Soya Recicla”, o maior programa de coleta voluntária de óleo de cozinha usado do país. Realizado desde 2006, pela marca de óleo Soya, em parceria com o Instituto Triângulo, o programa já conta com uma rede de mais de 1.600 pontos de coleta voluntária (PEVs) em São Paulo e no ABC paulista.

Desde o início do programa, há sete anos, já foram recolhidos e reciclados mais de dois milhões de litros de óleo vegetal pós-consumo. A usina verde do Instituto Triângulo já produziu mais de 700 mil pedras de sabão 90% biodegradável. Para os interessados em adotar essa prática sustentável, o site do Instituto traz informações completas sobre como se engajar e se beneficiar com a reciclagem, além da lista dos postos de coleta. Basta acessar: www.triangulo.org.br .

Presente no Brasil desde 1905, a Bunge é uma das principais empresas de agronegócio e alimentos do Brasil e uma das maiores exportadoras. Atua de forma integrada, do campo à mesa do consumidor. Desde a compra e processamento de grãos (soja, trigo e milho), produção de alimentos (óleos, margarinas, maioneses, azeite, arroz, farinhas de trigo, molhos e atomatados), serviços portuários até a produção de açúcar e bioenergia. Eleita empresa mais sustentável do agronegócio pelo Guia Exame de Sustentabilidade, a Bunge conta com cerca de 20 mil colaboradores, atuando em mais de 100 instalações, entre fábricas, usinas, moinhos, portos, centros de distribuição e silos, em 17 estados e no Distrito Federal. Marcas como Delícia, Salada, Soya, Salsaretti, Primor, Cardeal, All Day e Bunge Pro estão profundamente ligadas não apenas à história econômica brasileira, mas também aos costumes, à pesquisa científica, ao pioneirismo tecnológico e à formação de gerações de profissionais.

Sobre o Instituto Triângulo

O Instituto Triângulo é uma organização não governamental com suas atividades voltadas para a mobilização ecológica no ambiente urbano. Tem como missão “Incorporar atitude sustentável no cotidiano das pessoas que vivem no ambiente urbano”. Atua desde 2003.

Informações para a imprensa:

Bunge Brasil – In Press Porter Novelli

Priscilla Martinelli