Caminhões de gás recolherão óleo de cozinha usado nas residências da grande São Paulo

A ação, realizada em parceria com a marca Soya e o Instituto Triângulo,
vai reunir até 75 pontos de revendas da Ultragaz, que irão coletar óleo de cozinha
pós-consumo e informar sobre os benefícios do descarte sustentável

São Paulo, 10 de setembro de 2014 – Mais de um milhão de moradores da grande São Paulo poderão realizar um gesto simples, mas que faz toda a diferença para o meio ambiente: a troca de óleo de cozinha usado por sabão biodegradável, produzido a partir desse óleo. Para isso, basta entregar o óleo usado nos caminhões de gás da Ultragaz, que circulam pela cidade. Aqueles que entregarem dois litros de óleo usado receberão em troca duas barras de sabão biodegradável. Essa campanha é uma iniciativa da marca de óleo Soya, da Bunge Brasil, da Ultragaz e do Instituto Triângulo.

A campanha “Junte Óleo, Ultragaz coleta, Soya Recicla” chega à região paulista após a realização de projetos-pilotos nos municípios de Ourinhos e Ribeirão Preto (SP), Fortaleza e Caucaia (CE). Nos últimos quatro meses, a campanha recolheu mais de 20.600 litros de óleo, nas quatro cidades participantes. Até o final de 2014, 75 pontos de revendas da Ultragaz estarão recolhendo o óleo de cozinha e a estimativa é que mensalmente passem a coletar 25 mil litros de óleo usado.

“Nosso objetivo é conscientizar a população, principalmente a dona de casa que utiliza óleo de cozinha, sobre a importância da reciclagem, evitando o descarte e consequente impacto negativo do óleo usado na rede de esgoto. Com a coleta porta a porta, facilitamos o descarte adequado do óleo e sensibilizamos diretamente as pessoas em seus lares” diz Michel Santos, gerente de Sustentabilidade da Bunge Brasil.

Para divulgar a Campanha, faixas informativas estão sendo colocadas nos veículos de entrega de gás que circulam pela cidade e os clientes Ultragaz receberão folhetos informativos e um funil, item que auxilia a coleta do produto. O óleo recolhido será encaminhado ao Instituto Triângulo e transformado em sabão biodegradável, além de também ser destinado à produção de biodiesel, um combustível renovável e com significativa redução de emissões. O óleo de cozinha usado é um resíduo que não deve ser descartado. Além do sabão com 95% de biodegradabilidade, o biodiesel produzido a partir do óleo ativa a economia local e melhora o clima das grandes cidades, reduzindo a poluição e a dependência por fontes fósseis de energia.

Para ver todos os pontos de revendas participantes, acesse o site: www.triangulo.org.br

“Participar dessa iniciativa vem ao encontro do nosso objetivo de atuar de maneira cada vez mais sustentável. Nossa marca está presente em mais de 11 milhões de domicílios espalhados pelo Brasil todo, por isso buscamos aproveitar essa força e a capacidade de disseminar informação educativa por meio de nossos revendedores para promover ações que tragam benefícios sociais e ambientais”, afirma Daniela Gentil, Gerente de Sustentabilidade da Companhia Ultragaz.

 

Programa Soya Recicla

Esta campanha faz parte do programa Soya Recicla, que é realizado desde 2006 pela marca de óleo Soya e o Instituto Triângulo e já conta com uma rede de mais de 1600 pontos de coleta voluntária (PEVs) iniciada em São Paulo e no ABC paulista.

Desde o início do programa, há oito anos, já foram recolhidos e reciclados mais de dois milhões de litros de óleo vegetal pós-consumo. A usina verde do Instituto Triângulo já produziu mais de 700 mil pedras de sabão 95% biodegradável.

Mais informações sobre a Campanha Junte Óleo, Ultragaz coleta, Soya Recicla estão disponíveis no site do Instituto Triângulo: www.triangulo.org.br .

Sobre a Bunge

Presente no Brasil desde 1905, a Bunge é uma das principais empresas de agronegócio e alimentos do Brasil e uma das maiores exportadoras. Atua de forma integrada, do campo à mesa do consumidor. Desde a compra e processamento de grãos (soja, trigo e milho), produção de alimentos (óleos, margarinas, maioneses, azeite, arroz, farinhas de trigo, molhos e atomatados), serviços portuários até a produção de açúcar e bioenergia. Eleita empresa mais sustentável do agronegócio pelo Guia Exame de Sustentabilidade, a Bunge conta com cerca de 20 mil colaboradores, atuando em mais de 100 instalações, entre fábricas, usinas, moinhos, portos, centros de distribuição e silos, em 17 estados e no Distrito Federal. Marcas como Delícia, Salada, Soya, Salsaretti, Primor, Cardeal, All Day e Bunge Pro estão profundamente ligadas não apenas à história econômica brasileira, mas também aos costumes, à pesquisa científica, ao pioneirismo tecnológico e à formação de gerações de profissionais

Sobre a Ultragaz

Primeira empresa de Gás LP engarrafado, e pioneira na venda a granel, a Companhia Ultragaz possuí 17 bases de engarrafamento e outras 21 de estocagem e distribuição espalhadas por todo o Brasil,  responsáveis pelo fornecimento de mais de 1,7 milhão de toneladas de GLP para mais de 11 milhões de domicílios e cerca de 46 mil clientes empresariais. Sua rede de Revendedores conta com cerca de 5 mil lojas.

Sobre o Instituto Triângulo

O Instituto Triângulo é uma organização não governamental com suas atividades voltadas para a mobilização ecológica no ambiente urbano. Tem como missão “Incorporar atitude sustentável no cotidiano das pessoas que vivem no ambiente urbano”. Atua desde 2003.

 

Informações para a imprensa:

Bunge Brasil – In Press Porter Novelli

Atendimento:

Aline Brandi

aline.brandi@inpresspni.com.br
(11) 3323 1519

Priscilla Martinelli
priscilla.martinelli@inpresspni.com.br

(11) 3323 1548

Coordenação:

Célia Nogueira

celia.nogueira@inpresspni.com.br
(11) 3323 1601

Ultragaz – Concept PR
Atendimento:

Daniela Mesquita

daniela.mesquita@conceptpr.com.br

(11) 4095-2900

Instituto Triângulo

edumaki@triangulo.org.br

11-44282812

 

 

 




DataNotícia
02/12/2019 BP e Bunge concluem a formação da joint venture BP Bunge Bioenergia no Brasil
27/11/2019 Verão de Soya tem novas maioneses e brinde exclusivo da marca
21/10/2019 Gradina tem participação especial no Mesa São Paulo 2019 e Chefs da Academia Bunge apresentam tendências da confeitaria e panificação
16/10/2019 Soya lança sua nova linha de maioneses e apresenta novo posicionamento
27/09/2019 Salada, a 1ª marca de óleo vegetal do Brasil, comemora 90 anos com novas embalagens
Veja mais notícias...