Programa de reciclagem de óleo de cozinha usado coleta 30% a mais em 2014

Resultado da parceria entre a marca Soya, da Bunge Brasil, e o Instituto Triângulo, o programa Soya Recicla amplia pontos de coleta, realiza ações de mobilização da comunidade e arrecada mais de 452 mil litros de óleo, entre janeiro e agosto deste ano.

São Paulo, 22 de outubro de 2014 – O Programa Soya Recicla, a maior rede voluntária de coleta de óleo de cozinha usado do país, recolheu 452.291 litros de óleo vegetal, nas cidades de São Paulo e do ABC paulista, entre os meses de janeiro e agosto de 2014. Se despejado de forma inadequada no meio ambiente, todo esse volume de óleo poderia impactar 11,4 bilhões de litros de água, o equivalente a 4,5 mil piscinas olímpicas.

O programa realiza a troca do óleo usado por sabão, ou seja, a cada dois litros de óleo usado levados nos pontos de coleta, são entregues duas barras de sabão biodegradável. Todo óleo recolhido é encaminhado para a fábrica verde do Instituto Triângulo, onde o material é transformado em sabão ou destinado à usinas de produção de biodiesel. Até agosto desse ano, a fábrica produziu mais de 114 mil pedras de sabão. Além disso, o óleo destinado à produção de combustível renovável gerou 410 mil litros do biodiesel, o que evitou a emissão de cerca de cinco milhões de quilos de CO2 eq. na atmosfera.

Para mobilizar ainda mais a comunidade na ação de reciclagem de óleo de cozinha, o Programa Soya Recicla realizou campanhas de conscientização nos principais parques da capital paulista e envolveu outros parceiros, o que permitiu criar novos pontos de coleta. O programa conta atualmente com 1.889 pontos de coleta voluntária, distribuídos entre supermercados, hospitais, escolas, condomínios, cozinhas industriais, empresas, comércios, associações, igrejas, e, mais recentemente, em 20 parques da capital paulista e revendas de gás da Ultragaz em Ribeirão Preto, Ourinhos, região metropolitana de Fortaleza e também na capital paulista.

Desde o início da campanha nos parques, quase três mil litros de óleo de cozinha usado já foram coletados. “Durante um mês, distribuímos amostras de sabão biodegradável e folders explicativos para que as pessoas pudessem conhecer os pontos mais próximos de suas residências, facilitando a entrega para a reciclagem, sem impactar a rotina diária dos paulistanos”, explica Eduardo Maki, presidente do Instituto Triângulo.

Com novos pontos de coleta, o programa arrecadou 100 mil litros de óleo usado a mais, o que corresponde a um aumento de 30% em comparação com o mesmo período do ano passado. “O óleo vegetal é um dos principais itens utilizados na cozinha para a preparação de alimentos. O brasileiro consome em média, mais de 20 litros do produto por ano, por isso, é importante que o consumidor conheça a forma correta de descartá-lo após o consumo e que seja atuante em sua responsabilidade ambiental. Com essas ações, nosso objetivo é sensibilizar a população e multiplicar práticas sustentáveis, pois o óleo transforma-se em sabão com mais de 90% de biodegradabilidade e também pode transformar-se em biodiesel, gerando sustentabilidade ao sistema”, afirma Michel Santos, gerente de Sustentabilidade da Bunge Brasil.

 

Programa Soya Recicla

Criado em 2006, o Programa Soya Recicla, a maior rede voluntária de coleta de óleo de cozinha usado do país, atua de forma educativa, com a realização de palestras em escolas e nas comunidades, distribuição de material informativo sobre as vantagens da reciclagem e sua importância para o meio ambiente, além do suporte às cooperativas de reciclagem de embalagens. Atualmente, o Soya Recicla, que é o programa de reciclagem da Bunge, já está presente em cinco estados brasileiros (Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Ceará), e outras expansões estão sendo estudadas. A expectativa é recolher cerca de 720 mil litros de óleo vegetal e alcançar dois mil pontos de coleta voluntária até o final de 2014.

Desde o início do programa, já foram recolhidos e reciclados mais de dois milhões de litros de óleo vegetal pós-consumo. A fábrica verde do Instituto Triângulo já produziu mais de 700 mil pedras de sabão biodegradável. Para os interessados em adotar essa prática sustentável, o site do Instituto traz informações completas sobre como se engajar e se beneficiar com a reciclagem, além da lista dos postos de coleta. Basta acessar: www.triangulo.org.br.

Sobre a Bunge

Presente no Brasil desde 1905, a Bunge é uma das principais empresas de agronegócio e alimentos do Brasil e uma das maiores exportadoras. Atua de forma integrada, do campo à mesa do consumidor. Desde a compra e processamento de grãos (soja, trigo e milho), produção de alimentos (óleos, margarinas, maioneses, azeite, arroz, farinhas de trigo, molhos e atomatados), serviços portuários até a produção de açúcar e bioenergia. Eleita empresa mais sustentável do agronegócio pelo Guia Exame de Sustentabilidade, a Bunge conta com cerca de 20 mil colaboradores, atuando em mais de 100 instalações, entre fábricas, usinas, moinhos, portos, centros de distribuição e silos, em 17 estados e no Distrito Federal. Marcas como Delícia, Salada, Soya, Salsaretti, Primor, Cardeal, All Day e Bunge Pro estão profundamente ligadas não apenas à história econômica brasileira, mas também aos costumes, à pesquisa científica, ao pioneirismo tecnológico e à formação de gerações de profissionais.

Sobre a marca Soya

Líder de mercado,  Soya está presente nos lares de milhares de brasileiros há mais de 30 anos. Hoje, possui em seu portfólio produtos como maionese, óleos e margarinas. No recente estudo global Brand Footprint®, da Kantar Worldpanel, a marca está entre as 10 no ranking Brand Footprint® Brasil. Escolhida cerca de 189 milhões de vezes pelos consumidores brasileiros em 2012, foi a terceira de alimentos mais bem colocada no ranking. O estudo foi feito com base em informações reais de compra, originadas do Painel nacional de Consumidores continuo da Kantar Worldpanel Brasil, considerando os setores de alimentos, bebidas, higiene, beleza e limpeza caseira.

Sobre o Instituto Triângulo

O Instituto Triângulo é uma organização não governamental com suas atividades voltadas para a mobilização ecológica no ambiente urbano. Tem como missão “Incorporar atitude sustentável no cotidiano das pessoas que vivem no ambiente urbano”. Atua desde 2003.

Informações para a imprensa:

Bunge Brasil – In Press Porter Novelli

Atendimento:

Aline Brandi

aline.brandi@inpresspni.com.br
(11) 3323 1519

Priscilla Martinelli

priscilla.martinelli@inpresspni.com.br

(11) 3323 1548

Coordenação:

Célia Nogueira

celia.nogueira@inpresspni.com.br
(11) 3323 1601

Instituto Triângulo

edumaki@triangulo.org.br

11-44282812




DataNotícia
02/12/2019 BP e Bunge concluem a formação da joint venture BP Bunge Bioenergia no Brasil
27/11/2019 Verão de Soya tem novas maioneses e brinde exclusivo da marca
21/10/2019 Gradina tem participação especial no Mesa São Paulo 2019 e Chefs da Academia Bunge apresentam tendências da confeitaria e panificação
16/10/2019 Soya lança sua nova linha de maioneses e apresenta novo posicionamento
27/09/2019 Salada, a 1ª marca de óleo vegetal do Brasil, comemora 90 anos com novas embalagens
Veja mais notícias...