Bunge Brasil está entre as empresas que mais produzem valor para os seus públicos

A Bunge ficou em 5º lugar no ranking Mais Valor Produzido (MVP) Brasil – Alimentos e Bebidas, feito pela consultoria DOM Strategy Partes. O ranking avalia a capacidade das instituições em gerar e proteger valor não apenas para si, mas também para seus stakeholders (como consumidores, acionistas, funcionários e sociedade).
 

A diferença das notas entre a Bunge e a primeira colocada é de apenas 0,33. A listagem contém as cinco companhias dos setores que mais produzem valor a partir da percepção, avaliação e recomendação de seus stakeholders. De acordo com o ranking, a BRF, a Nestlé, a Ambev, a Coca-Cola e a Bunge foram as empresas que mais geram valor a partir da interação com os seus diferentes públicos.

Avaliadas de 0 a 10, o estudo mensurou ativos como Eficácia da Estratégia Corporativa, Resultados Gerados, Crescimento Evolutivo, Valor das Marcas, Qualidade de Relacionamento com Clientes, Governança Corporativa, Sustentabilidade, Gestão de Talentos, Cultura Corporativa, Inovação, Conhecimento, Grau de Transformação e Uso das Tecnologias Digitais, dentre outros. 

Metodologia

Para viabilizar a pesquisa, a consultoria se apoiou na metodologia EVM (Enterprise Value Management), tática que defende a tese de que o valor produzido pelas empresas, tanto gerado, como protegido, seja este tangível ou intangível, é agregado (ou destruído) e materializado (quantificado) em função da percepção de valor apreendida e materializada pelos stakeholders.

As principais companhias da indústria de alimentos e de bebidas passaram por uma avaliação em relação às suas performances nos ativos tangíveis e intangíveis, selecionados como direcionadores de geração e/ou proteção de valor pelas empresas. O levantamento e o resultado analítico também uniram uma série de interações, pesquisas e monitorias feitas pela DOM com os diferentes públicos das empresas mais relevantes dos setores.

A resposta sobre capacidade de cada empresa gerar e proteger valor para si e para esses públicos foi feita a partir da quantificação das quatro dimensões que definem o valor corporativo de uma companhia: resultados, reputação (definida como credibilidade/imagem), competitividade e riscos.




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