Bunge embarca via Porto de Paranaguá volume recorde de etanol hidratado

A quantidade do produto exportado corresponde a 900 caminhões tanques

São Paulo, 18 de agosto de 2016 – A Bunge Brasil, uma das maiores empresas de agronegócio, alimentos e bioenergia do país, exportou 41.600 m3 de etanol hidratado em um único navio pelo Porto de Paranaguá, no Paraná, no mês de junho. Trata-se da maior operação de exportação de etanol realizada até hoje pela Bunge no país e um recorde para o Porto de Paranaguá, que desde 2009, não registra um carregamento desse volume do produto. O navio, de bandeira maltesa seguiu para o mercado indiano e levou quatro dias para o carregamento total.

O etanol exportado será usado como matéria prima na produção de químicos, para composição de tintas, concreto e fertilizantes. “A Bunge coordenou com eficiência toda a operação logística. Trata-se de uma operação complexa, que envolve alinhamento com parceiros, desde a saída do produto das usinas, passando pela organização do fluxo de caminhões tanque, até o carregamento do etanol no navio, cuidando para que não ocorra atrasos e consequente impacto nos custos”, explica Ricardo Carvalho, diretor comercial de Açúcar & Bionergia da Bunge Brasil.

O diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino, conta que neste ano de 2016 o Porto de Paranaguá acumulou recordes consecutivos de movimentação nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril e registrando inclusive o maior volume de produtos já carregados no período de seis meses. 
"Os números expressam investimentos que  aumentaram em 33% a produtividade do Porto de Paranaguá neste ano. Alguns produtos alavancaram a movimentação de cargas neste primeiro semestre e a exportação de etanol foi um deles", destacou  Dividino.

O produto utilizado nessa operação foi produzido pelas usinas da Bunge em Moema, Guariroba e Ouroeste, localizadas no interior de São Paulo, e a quantidade exportada corresponde a 900 caminhões tanques. “Boa parte do etanol fabricado nas usinas da Bunge no Brasil é comercializado no mercado interno. A exportação só acontece quando há uma janela de oportunidade, que foi o caso desta grande operação”, conclui Carvalho.


Sobre a Bunge

A Bunge trabalha diante de um dos maiores desafios do mundo contemporâneo: garantir de forma sustentável a alimentação de uma população em constante crescimento. No Brasil há 110 anos, a empresa é a maior exportadora do agronegócio e uma das principais no setor de alimentos e ingredientes para a indústria alimentícia. São cerca de 17 mil funcionários, que atuam para contribuir com a produção de alimentos e fazer com que produtos de alta qualidade cheguem à mesa de milhares de consumidores todos os dias. Eleita a empresa sustentável do ano de 2015 pelo Guia Exame de Sustentabilidade e reconhecida pela revista Você S/A como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar, a Bunge compra e processa grãos, como soja, trigo e milho; produz alimentos, como óleos, margarinas, maioneses, azeite, arroz, farinhas de trigo, molhos e atomatados; presta serviços portuários; produz açúcar, etanol e bioenergia. São mais de 100 instalações no Brasil, entre fábricas, usinas, moinhos, portos, centros de distribuição e silos, em 17 estados e no Distrito Federal. Marcas como Soya, Delícia, Primor, Salada, Cardeal, Salsaretti, Suprema e Gradina fazem parte da história de milhares de pessoas e de uma das maiores empresas de agronegócio e alimentos do Brasil. 

Informações para a imprensa:
In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação

Atendimento:

Aline Brandi
aline.brandi@inpresspni.com.br
(11) 3323 1519

Barbara Crivelaro
barbara.crivelaro@inpresspni.com.br
(11) 3323 1523

Raissa Noronha
raissa.noronha@inpresspni.com.br
(11) 3330 3840

Coordenação:

Camila Francis
camila.francis@inpresspni.com.br
(11) 3323 1533




DataNotícia
02/12/2019 BP e Bunge concluem a formação da joint venture BP Bunge Bioenergia no Brasil
27/11/2019 Verão de Soya tem novas maioneses e brinde exclusivo da marca
21/10/2019 Gradina tem participação especial no Mesa São Paulo 2019 e Chefs da Academia Bunge apresentam tendências da confeitaria e panificação
16/10/2019 Soya lança sua nova linha de maioneses e apresenta novo posicionamento
27/09/2019 Salada, a 1ª marca de óleo vegetal do Brasil, comemora 90 anos com novas embalagens
Veja mais notícias...