Mais moderno moinho de trigo da América Latina entra em operação com investimentos de R$500 milhões

Bunge inicia as operações no novo Moinho Fluminense, localizado em Duque de Caxias/RJ, com capacidade para moer mais de 600 mil toneladas de trigo por ano

São Paulo, 26 de outubro de 2016 – A Bunge Brasil, uma das maiores empresas de alimentos e agronegócio do país, anuncia que o novo Moinho Fluminense, localizado em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, está entrando em operação. Com investimentos de R$500 milhões, a empresa construiu em dois anos uma unidade greenfield, totalmente automatizada, utilizando tecnologia de ponta desde o recebimento da matéria-prima, passando pela classificação e beneficiamento dos grãos, até monitoramento e controle dos equipamentos de moagem e envase. Para se ter uma ideia, em todo o mundo, existem apenas 20 equipamentos similares ao que realiza o envase de farinha de trigo no Moinho Fluminense. O novo empreendimento abriga ainda um Centro de Distribuição, com sistema de acionamento dinâmico e capacidade para armazenar 6.600 toneladas de produtos, em uma área de 7.000m².

 

“A Bunge começou suas atividades no País no negócio de trigo e ainda hoje o segmento é uma das prioridades estratégicas da empresa no Brasil e no mundo. Somos líderes no mercado brasileiro de moagem de trigo e, com essa nova unidade, fortalecemos e consolidamos nossa posição. Os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, atendidos pelo moinho, estão em uma das regiões onde a empresa investe para modernizar suas operações, ampliar sua capacidade produtiva e atender as necessidades do mercado em crescimento”, afirma Raul Padilla, presidente e CEO da Bunge Brasil.

 

Projetado para ser o mais moderno da América Latina, o novo Moinho Fluminense tem capacidade para moer mais de 600 mil toneladas de trigo por ano, o que representa um aumento de mais de 50% sobre o que era processado até então, no antigo Moinho Fluminense. Localizado no centro do Rio de Janeiro, o prédio que abrigava o antigo moinho está sendo desativado para as obras de construção do Porto Maravilha, o que levou a empresa a se instalar em um novo endereço.

 

“Com essa mudança, entramos em uma nova era da moagem de trigo no Brasil. Ampliamos nossa capacidade produtiva incorporando conceitos de automação industrial no processamento de trigo e utilizamos uma tecnologia ainda inédita no país. Dessa forma, a técnica aplicada no sistema permite melhorias nos níveis de produtividade, eficiência energética e de segurança alimentar, ampliando a qualidade do produto final. Tudo isso, com o objetivo de contribuir para o crescimento e sucesso de nossos clientes”, destaca Francisco Ganzer, Diretor de Trigo & Ingredientes da Bunge Brasil.

 

Ao inaugurar essa nova unidade, a Bunge passa a operar os quatro maiores moinhos da América Latina: Fluminense (RJ), Pacífico (SP), Suape (PE) e Ponta Grossa (PR). Ao todo, a empresa tem sete moinhos no Brasil, estrategicamente localizados, de norte a sul do país.

 

Sobre a Bunge

A Bunge trabalha diante de um dos maiores desafios do mundo contemporâneo: garantir de forma sustentável a alimentação de uma população em constante crescimento. No Brasil há 111 anos, a empresa é a maior exportadora do agronegócio e uma das principais no setor de alimentos e ingredientes para a indústria. São cerca de 17 mil funcionários, que atuam para contribuir com a produção de alimentos e fazer com que produtos de alta qualidade cheguem à mesa de milhares de consumidores todos os dias. Eleita a empresa sustentável de 2015 pelo Guia Exame de Sustentabilidade e reconhecida pela revista Você S/A como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar, a Bunge compra e processa grãos, como soja, trigo e milho; produz alimentos, como óleos, margarinas, maioneses, farinhas de trigo, molhos e atomatados; comercializa azeite, arroz; presta serviços portuários; produz açúcar, etanol e bioenergia. São mais de 100 instalações no Brasil, entre fábricas, usinas, moinhos, portos, centros de distribuição e silos, em 17 estados e no Distrito Federal. Marcas como Soya, Delícia, Primor, Salada, Cardeal, Salsaretti, Suprema e Gradina fazem parte da história de milhares de pessoas e de uma das maiores empresas de agronegócio e alimentos do Brasil.

 

Informações para a imprensa:
In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação

Atendimento:

Barbara Crivelaro
barbara.crivelaro@inpresspni.com.br
(11) 3323 1523

Aline Brandi
aline.brandi@inpresspni.com.br
(11) 3323 1519

Raissa Noronha
raissa.noronha@inpresspni.com.br
(11) 3330 3840

Coordenação:

Camila Francis
camila.francis@inpresspni.com.br
(11) 3323 1533




DataNotícia
12/06/2017 Bunge apresenta seu relatório de sustentabilidade 2016 e reforça seu compromisso com a transparência
01/06/2017 Primor será patrocinadora oficial do São João de Campina Grande e Caruaru
29/05/2017 Soya apresenta novidade no mercado ao food service com o lançamento do Óleo de Algodão
26/05/2017 Gradina traz novidade para croissant e semifolhados, no setor de food service
24/05/2017 Declaração Bunge
Veja mais notícias...