De acordo com a U.S. EPA, o etanol da cana-de-açúcar produz 61% menos CO2 que a gasolina.
Bunge - Usina Moema. Crédito: Rubens Guerra
A Bunge Açúcar & Bioenergia é uma das líderes na produção de etanol, açúcar e bioenergia no Brasil

A Bunge deu início às suas atividades no setor sucroalcooleiro em 2006, com uma trader, negociando açúcar.

Atualmente, a Bunge Açúcar & Bioenergia é uma das companhias líderes na produção de etanol, açúcar e bioenergia no Brasil, em termos de capacidade de moagem. Possui oito usinas estrategicamente localizadas nas regiões Sudeste, Norte e Centro-Oeste do país. Cinco de suas usinas formam um cluster, gerando economias de escala e sinergias para o negócio.

Com 22 milhões de toneladas métricas de capacidade de moagem por ano, a Companhia tem a flexibilidade de produzir um mix estratégico de etanol e açúcar para atender as demandas de seus clientes e aproveitar a dinâmica de preços do mercado. Além disso, por meio de instalações de cogeração, produz energia renovável para atender de forma autossuficiente as necessidades energéticas de suas próprias usinas, além de ter a capacidade de exportar 640 gigawatts-hora, ou GWh, para rede nacional.

A Companhia opera por meio de um modelo de negócio verticalmente integrado, atuando em diferentes etapas da cadeia de valor, incluindo plantio, colheita, processamento para armazenamento, logística e vendas. As suas usinas são abastecidas com cana-de-açúcar cultivada em aproximadamente 329 mil hectares de terra, incluindo, terras administradas sob acordos de parceria agrícola e terras cultivadas por  terceirizados.

Sustentabilidade

A sustentabilidade é um dos pilares da Companhia no longo prazo, a qual trabalha com as melhores práticas de governança, buscando implementar no setor sucroalcooleiro os controles e indicadores de desempenho socioambiental de outros negócios e setores trabalhados pela Bunge Ltd globalmente. O objetivo é ser referência no setor de cana-de- açúcar, elevando o padrão de atuação ao priorizar a conscientização, a capacitação e o reconhecimento, bem como aplicando sanções em caso de não cumprimento de ações determinadas.

Nesse sentido, foi estabelecido uma Política de Sustentabilidade, a qual permeia temas como proteção do meio ambiente, ampliação do uso de tecnologias para melhorias operacionais e de qualidade de vida dos colaboradores, respeito de toda cadeia de fornecimento e operações próprias ao zoneamento agrícola oficial, valorização da mão de obra local e repúdio a práticas de trabalho inseguro ou penoso, exploração de mão de obra infantil e de situações análogas ao trabalho escravo na cadeia de fornecimento, reforço de práticas de saúde e segurança, implantação de comitês de segurança e gestão de crise para as operações, maximização da utilização de fontes alternativas de energia, derivadas da biomassa do bagaço, palha e cogeração de energia elétrica e, por fim, incentivo ao protagonismo social, pela prática da cidadania corporativa.

A Companhia adota ainda, em suas operações e relacionamentos, compromissos públicos que apoiam e complementam a sua Política de Sustentabilidade:

  • Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Cana-de-Açúcar.
  • Disseminação, capacitação, verificação e reconhecimento das práticas de sustentabilidade adotadas pelos fornecedores na cadeia produtiva agrícola e, particularmente, apoio à implantação do CAR (Cadastro Ambiental Rural).
  • A empresa adota os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, da Organização das Nações Unidas (ONU).

A responsabilidade socioambiental da Companhia expressa-se ainda por meio da sua participação em fóruns e projetos promovidos por instituições ligadas às áreas de negócio, como a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia) e a União da Indústria de Cana-de- Açúcar (UNICA).

Para mais informações, acesse: www.bungeacucarebioenergia.com.br

Contato de Imprensa:

Daiana Endruweit
Comunicação Corporativa
daiana.endruweit@bunge.com

FSB Comunicação
11 3165-9596
11 96929-9523
bunge@fsb.com.br

x