Soya Recicla atinge a marca de mais de 16 milhões de litros de óleo de cozinha usado coletados ao longo de sua história

O programa pioneiro, que é uma das maiores iniciativas de logística reversa de óleos e gorduras vegetais residuais do país, coleta resíduos em estabelecimentos do setor de food service e em pontos de entrega voluntária em locais de grande circulação de pessoas

São Paulo – março de 2024 – Neste início de ano, Soya Recicla comemora uma série de conquistas que vêm contribuindo para ampliar o seu impacto em todo o território brasileiro e consolidá-lo como um dos maiores programas de logística reversa de óleos e gorduras vegetais residuais do país. Desde sua criação, em 2006, até o final de 2023, a iniciativa destinou à reciclagem um total de mais de 16 milhões de litros de óleo de cozinha usado, sendo que apenas no último ano Soya Recicla coletou 2,3 milhões de litros do produto.

A coleta dos resíduos destinados à reciclagem pelo Soya Recicla é feita tanto em restaurantes e estabelecimentos do setor de food service quanto em pontos de entrega voluntária (PEV’s) localizados em espaços de grande circulação de pessoas, como redes de supermercados, condomínios residenciais, parques, associações, UBS e empresas, entre outros. Recentemente, o programa pioneiro instalou ainda cerca de 30 novos pontos de coleta localizados nos mercadões e sacolões municipais da cidade de São Paulo.

Atuando com o propósito de conscientizar a população sobre a importância da reciclagem do óleo de cozinha usado, evitando seu descarte incorreto na rede de água, esgoto ou no lixo comum, Soya Recicla faz parte das diversas ações de sustentabilidade da Bunge - uma das líderes globais em agronegócio, alimentos e ingredientes. Todo óleo coletado pelo programa é encaminhado para reciclagem e será transformado em produtos mais sustentáveis como biodiesel, combustível de fonte limpa e renovável; dessa forma, o óleo de cozinha usado deixa de ser um resíduo e vira matéria prima para novos produtos.

“Somos parte fundamental da cadeia global de alimentos e reconhecemos a importância de gerar um impacto ambiental e social positivo em todos os lugares onde operamos. Estamos muito orgulhosos do desempenho de Soya Recicla no último ano e comprometidos em continuar impulsionando práticas sustentáveis junto a nossos parceiros, clientes e consumidores para que, juntos, possamos construir um amanhã melhor”, comenta Pamela Moreira, gerente de Sustentabilidade da Bunge na América do Sul.

Promovendo educação ambiental
Soya Recicla também distribui PEVs em diversas instituições de ensino e atua em projetos próprios e setoriais realizados em escolas selecionadas para impulsionar a mudança de hábitos e a mentalidade das crianças e adolescentes em prol do meio ambiente. Dessa forma, o programa compartilha conhecimento sobre o descarte correto de óleo vegetal usado e incentiva, por meio de atividades lúdicas, a reciclagem do produto. Os professores e equipes pedagógicas também recebem formação em sustentabilidade e as ações culturais e socioambientais promovidas contam ainda com o envolvimento de toda a comunidade escolar, como familiares e vizinhos.

“Todas as ações de Soya Recicla reforçam a importância da correta destinação e reciclagem do óleo de cozinha usado e nossos times têm trabalhado para impulsionar e expandir cada vez mais o programa”, reforça Pamela.

Contribuindo para a reciclagem de embalagens
No ano de 2023, Soya Recicla contribuiu setorialmente com investimentos para diversas ações de apoio às cooperativas de catadores de material reciclável em todo o Brasil. Essas iniciativas têm gerado aumento da eficiência na triagem e separação dos materiais, gerando renda aos cooperados por meio do incremento no volume de material reciclável coletado e vendido. Ao longo do último ano, 7.888 toneladas de embalagens plásticas foram destinadas à reciclagem pelo setor – somente Soya colaborou com um volume equivalente a mais de 178 milhões de unidades de embalagens de óleo Soya 900 ml.

Economia de plástico nos óleos Soya
A Bunge investe continuamente em inovações para seus processos e oferece aos consumidores uma garrafa de óleo mais leve graças à tecnologia que reduz, desde 2019, o uso de plástico na formulação das tampas e garrafas dos óleos Soya. Com isso, anualmente, são economizadas 2,5 mil toneladas de plástico em sua produção.

O público interessado em saber mais a respeito da iniciativa e sobre o descarte correto de óleo de cozinha usado pode acessar o site de Soya Recicla ou via Whatsapp: 11 99324-2957.