Share |

Confiança e transparência

Práticas da Bunge garantem a seus profissionais a tranquilidade
para que possam desempenhar suas funções

LA4100%
dos colaboradores da Bunge foram representados por sindicatos em acordos e negociações coletivas em 2009.

LA5Mesmo não tendo estabelecido em convenções ou acordos coletivos um prazo mínimo para notificação sobre mudanças operacionais importantes, a Bunge adota o procedimento de comunicar internamente essas perspectivas com transparência e agilidade.

Em 2009, houve várias mudanças em Fertilizantes nas áreas operacionais e de estrutura, e todos os processos foram devidamente comunicados aos empregados e às entidades de classe. Nos processos de desligamentos coletivos, foi estabelecido um programa de apoio abrangendo alinhamento da comunicação e orientação e apoio às chefias na condução das ações, bem como concessão de benefícios especiais, por liberalidade. Esses benefícios incluíram a extensão do plano de assistência médica por um período determinado e o auxílio para recolocação no mercado de trabalho, por meio de contrato com consultoria especializada, além dos direitos legais. Os empregados tiveram atendimento individualizado e receberam uma cartilha de orientação relacionada ao processo, com todas as informações pertinentes.

Na área de Alimentos, houve o encerramento das atividades operacionais da unidade de Ponta Grossa (PR), no final de 2009. A comunicação do fato foi feita com máxima transparência, envolvendo diretamente os colaboradores afetados. Buscou-se aproveitar a mão de obra em outras plantas industriais.