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Atuação equilibrada

A Política de Sustentabilidade da Bunge tem o compromisso de promover o desenvolvimento com equilíbrio entre crescimento econômico e responsabilidade social e ambiental. Seu item de maior impacto é a diretriz de que a sustentabilidade esteja atrelada a todos os negócios da empresa. Isso gera reflexões e alinhamento com todas as áreas de atuação.

Política de Sustentabilidade da Bunge no Brasil

A Política de Sustentabilidade da Bunge Brasil estabelece os seguintes compromissos:

  • Associar os objetivos de negócios às questões da responsabilidade socioambiental.
  • Procurar ir além do cumprimento da legislação ambiental local e de outros requisitos aplicáveis a seus processos, produtos e serviços.
  • Promover a melhoria contínua do ambiente e o desenvolvimento sustentável, aplicando os princípios de gerenciamento, os indicadores de desempenho e as avaliações de risco ambiental.
  • Investir na formação de parceiros, que devem entender os conceitos empregados e apresentar sua visão do processo.
  • Manter uma postura ética e transparente em todas as atividades e nos relacionamentos de negócio.
  • Gerar valor, empregos, renda e riquezas para as comunidades e para o país onde opera.
  • Demonstrar responsabilidade social, procurando atender às expectativas das comunidades onde atua, e promover o uso responsável dos recursos naturais.
  • Contribuir para o desenvolvimento da cidadania por meio de ações de valorização da educação e do conhecimento.

A fim de dar maior foco aos principais temas relativos à sua atuação, a Bunge aplica sua Plataforma de Sustentabilidade, baseada em quatro pilares essenciais, o que permite melhor controle sobre externalidades e maior dedicação aos assuntos apontados pelas análises de materialidade, elaborada a partir da consulta a seus principais stakeholders.

Política Global de Sustentabilidade

A Bunge está comprometida com o desenvolvimento sustentável e adota os seguintes princípios para cumprir sua missão:

Nós nos esforçamos para ser bons cidadãos por contribuirmos para o desenvolvimento social e econômico das comunidades onde atuamos;
Nós trabalhamos para alcançar alto nível de performance ambiental, por adotar as melhores práticas efetivas que sejam baseadas na ciência, respeitando as culturas, e por promovermos essas práticas em nossa cadeia de suprimentos;
Nós promovemos parcerias com companhias e organizações para aplicação de práticas sustentáveis;
Nós nos comunicamos com transparência sobre nossas atividades e temos um diálogo construtivo com os públicos de relacionamento; e
Nós empregamos esses princípios em nossas operações para o cumprimento das metas globais e locais.

Política de Meio Ambiente

Visa conduzir os negócios da Bunge de modo a promover a qualidade ambiental. Para atender a essa política, o grupo compromete-se a:

  • Cumprir a legislação ambiental e outros requisitos aplicáveis aos seus processos, produtos e serviços.
  • Promover a melhoria ambiental contínua e o desenvolvimento sustentável, aplicando os princípios do gerenciamento ambiental, os indicadores de desempenho e as avaliações de risco ambiental.
  • Prover e apoiar o treinamento em gestão ambiental, respeito ao meio ambiente e responsabilidade de desempenho ambiental para os seus colaboradores.
  • Medir e avaliar o desempenho ambiental associado aos processos de suas instalações e aos seus produtos e serviços.
  • Atuar com responsabilidade social, procurando atender às necessidades ambientais de suas comunidades e promovendo o uso responsável dos recursos naturais.
  • Buscar a prevenção da poluição, a redução de resíduos, o reúso e a reciclagem em seus processos, produtos e serviços, quando tecnicamente viáveis e economicamente justificáveis.

Desdobramentos e aplicabilidades

A Política de Sustentabilidade da Bunge rege diretrizes seguidas pela empresa a fim de enfatizar o desenvolvimento econômico das regiões onde atua, respeitando as interações com o meio ambiente e norteando a responsabilidade social de nossas unidades operacionais.

Dentro da Política de Sustentabilidade, podem ser elencadas iniciativas que traduzem, por meio de ações práticas, posicionamentos da empresa para assuntos relacionados a nossas atividades:

Bases da política no mérito ambiental

  • Associação dos objetivos de negócios com os aspectos da responsabilidade socioambiental: as empresas Bunge atuam de forma a tornar os objetivos das unidades consoantes com as necessidades socioambientais locais.
  • Desenvolvimento de centros de educação ambiental para que funcionários e comunidades locais estejam atualizados e interados sobre necessidades e iniciativas de preservação do meio ambiente.
  • Análise de matriz energética baseada em recursos renováveis, desenvolvendo fornecedores de acordo com critérios ambientais de preservação e adotando fontes alternativas de energia.
  • Andamento de projeto para a suspensão da utilização de mata nativa, ainda que de extração legal, para fins de matriz energética até 2012.
  • Estudo de logística ambiental: estudamos e tratamos com ênfase a identificação e utilização de métodos e meios de transporte de produtos que minimizem os impactos socioambientais negativos diretos e indiretos.
  • Cumprimento da legislação ambiental local e de outros requisitos aplicáveis aos seus processos, produtos e serviços: mais que cumprir a legislação, nossas ações refletem a constante busca pela superação das necessidades legais e pelo provimento da comunidade trabalhada com recursos de valorização do meio ambiente.
  • Pioneirismo setorial em unidades certificadas com a ISO 14001, além de programas de prevenção de poluição e minimização de resíduos.
  • Projetos de reciclagem de embalagens, inclusive com incentivo a ações culturais.
  • Parcerias com ONGs para conscientizar produtores rurais sobre a importância da manutenção de reservas legais nas fazendas, bem como a reconstituição da flora e da fauna regionais.
  • Contrato de compra da produção agrícola apenas de produtores que sigam, rigorosamente, a legislação ambiental vigente, sob o risco de cancelamento das negociações caso as práticas sejam consideradas incorretas pelos órgãos legais de fiscalização.
  • Promoção de melhoria contínua do ambiente e do desenvolvimento sustentável, aplicando os princípios do gerenciamento, os indicadores de desempenho e as avaliações de risco ambiental: entre as atividades das empresas estão ações de disseminação da cultura de gestão ambiental nos negócios.
  • Cursos e palestras sobre agricultura sustentável, investindo em treinamento de equipes internas e na extensão rural em regiões produtoras.
  • Promoção da agricultura de precisão e investimentos em técnica de racionalização e otimização na aplicação de insumos.
  • Realização e patrocínio de eventos de valorização e estudo do meio ambiente, incentivando o estabelecimento e o gerenciamento de plantações agrícolas de acordo com a legislação ambiental e a adoção de práticas que otimizem a produtividade enquanto conservam o solo, os recursos hídricos e a biodiversidade.
  • Expansão agrícola: minimização dos impactos por meio do planejamento e do zoneamento adequados do uso do solo, identificando regiões de alto valor em termos de biodiversidade e protegendo importantes áreas de vegetação natural.
  • Adoção da metodologia GRI para a realização do Relatório Anual de Sustentabilidade da Bunge, o que permite a aferição, o acompanhamento e o estabelecimento de metas tangíveis, assim como as avaliações de desempenho de iniciativas da empresa que sejam relacionadas ao tema.

Bases da política no mérito do desenvolvimento econômico

  • Investir na formação de parceiros, que devem entender os conceitos empregados e apresentar sua visão do processo: as empresas Bunge promovem a interação de seus parceiros comerciais, sejam eles fornecedores ou clientes, e levam em conta seu comprometimento para que haja a multiplicação de princípios básicos de boa conduta e o fomento do desenvolvimento econômico das comunidades. Internamente, fazem parte do planejamento das unidades:
    • Valorização de mão de obra local;
    • Contribuição a entidades de formação profissional nas comunidades;
    • Abertura da empresa para a capacitação de estagiários e criação de acordos empresa-escola;
    • Investimentos em desenvolvimento de logística nos centros rurais, possibilitando melhor infraestrutura para as cidades interioranas;
    • Investimentos em infraestrutura de portos e modais logísticos, permitindo o desenvolvimento de toda a sociedade.
  • Manter uma postura ética e transparente em todas as atividades e nos relacionamentos de negócios: todos os colaboradores da Bunge envolvidos em negociações com fornecedores ou clientes devem assinar o Código de Ética da empresa, padronizando as relações para fins de auditorias internas e externas, bem como assegurando a idoneidade de nossas transações.
  • Nossas compras de matéria-prima são feitas por meio de contratos, bem como a compra de materiais em grande escala, que é realizada por áreas centralizadas, para melhor controle.
  • Nossas vendas de insumos e matérias-primas também são realizadas por contratos, deixando transparentes nossas recomendações e o posicionamentos sobre a utilização dos bens.
  • As estratégias de marketing são baseadas na transmissão dos valores Bunge a todas as peças executadas, e as propostas de uso dos produtos comercializados são claramente explicitadas, a fim de promover a plena consciência dos consumidores finais, respeitando-se a legislação vigente.

Bases da política no mérito da responsabilidade social

  • Demonstrar responsabilidade social procurando atender às necessidades das comunidades onde atua: todas as unidades fabris da Bunge têm o suporte da área de relacionamento com a comunidade, em que demandas regionalizadas podem ser mais bem analisadas e trabalhadas. Além de inúmeras parcerias locais, algumas linhas de trabalho devem ser citadas, tais como:
    • Parceria com universidades, para a valorização do trabalho acadêmico dos estudantes;
    • Parceria com instituições de pesquisa, para alavancar a produção científica e o desenvolvimento social;
    • Patrocínio de projetos culturais, para promover a cultura nos diversos níveis sociais de relacionamento das empresas.
  • Contribuir para o desenvolvimento da cidadania por meio de ações de valorização da educação e do conhecimento: por meio da Fundação Bunge, as empresas Bunge Brasil valorizam, há mais de 50 anos, as iniciativas das mais diversas áreas de conhecimento e expressão, tais como artes, jornalismo, agronegócio e literatura. O Prêmio Fundação Bunge é um marco no reconhecimento da produção intelectual do País, envolvendo os setores público, privado e acadêmico. Outras iniciativas de destaque, cujo objetivo é estimular o protagonismo social de funcionários, parceiros e comunidade, têm a seguinte atuação:
    • Comunidade educativa, em que escolas do ensino público recebem o trabalho de voluntários para ações de valorização da cidadania destinadas a crianças do ensino fundamental;
    • Programa Recicriar, que investe na formação de professores por meio da pedagogia do possível, em técnicas inovadoras e na atualização profissional;
    • Prêmio Professores do Brasil, valorizando os professores e suas iniciativas didáticas de grande destaque;
    • Centro de Memória Bunge, que leva a toda a comunidade a história da presença do Grupo Bunge no Brasil e sua interação com o desenvolvimento econômico, social e ambiental no País.