Share |

Diálogos para a sustentabilidade

Por meio de iniciativas como os Painéis de Stakeholders, a Bunge abre espaço para troca de informações e experiências com seus diversos públicos

A gestão da sustentabilidade é um processo multilateral e contínuo, e, para a Bunge, deve ser construída progressivamente a partir dos objetivos da companhia e dos interesses da sociedade e dos diversos públicos com os quais ela se relaciona. Uma ferramenta fundamental para a concretização desse objetivo são os Painéis de Stakeholders, realizados mais uma vez pelo grupo, em 2009, em encontros com colaboradores, clientes, instituições financeiras, ONGs, fornecedores e outros parceiros. Nessas reuniões é possível avaliar os mecanismos de gestão da sustentabilidade implantados e a maneira com que essa comunicação e essa estratégia têm sido feitas, a fim de identificar as possibilidades de aprimoramento.

Os temas de interesse e relevância apontados pelos grupos anualmente são analisados pela empresa com o propósito de atualizar a matriz de materialidade, que gera os assuntos reportados no Relatório de Sustentabilidade e é objeto de maior atenção na gestão.

Além de abrir espaço para a discussão do tema, a Bunge possui iniciativas de comunicação e relacionamento constantes que possibilitam a troca de informações, experiências e resultados com seus principais públicos. Um exemplo é o Fórum de Sustentabilidade, realizado no dia da entrega do Prêmio Destaque Bunge Agricultor Brasileiro e que reuniu representantes da companhia, do governo e da sociedade civil em torno de um debate sobre produção agrícola responsável e consumo responsável de alimentos.