Saúde e Segurança no Trabalho

Todos os colaboradores são representados em comitês formais de segurança e saúde, composto por gestores e por trabalhadores, que ajudam no monitoramento e aconselhamento sobre programas de segurança e saúde ocupacional.

LA6

Comitês formais de segurança e saúde Cipa
Comitê Gestor de SSO de Unidade (Fábricas)
Comitê Gestor de SSO de Núcleo
Comitê Segurança Bunge Brasil
Percentual dos empregados representados por comitês formais de segurança e saúde ALIMENTOS FERTILIZANTES FERTIMPORT Cipa
Comitê Gestor de SSO de Unidade: acima de 75%
Comitê Gestor de SSO de Núcleo: acima de 75%
Comitê Segurança Bunge Brasil
Observação: O Comitê Segurança Bunge Brasil teve início no final de 2010

Para ampliar os índices relativos à saúde e à segurança no trabalho, as áreas de Agronegócio e Alimentos & Ingredientes desenvolveram programas específicos com base nas características e necessidades operacionais de suas unidades, iniciativa que abrange treinamentos para todos os profissionais próprios e parceiros. A empresa possui um sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho que passa por auditorias anuais em todas as unidades e mantém controle e metas, em especial nos casos de acidentes com afastamento.

ÁREA DE NEGÓCIO DESCRIÇÃO META RESULTADO
FERT 2010 ACIDENTES COM AFASTAMENTO 0,10 0,00
TRABALHO RESTRITO (DESVIO DE FUNÇÃO) - 0,27
ACIDENTES SEM AFASTAMENTO - 1,09
Agribusiness 2010 ACIDENTES COM AFASTAMENTO 0,10 0,12
TRABALHO RESTRITO (DESVIO DE FUNÇÃO) 0,20 0,51
ACIDENTES SEM AFASTAMENTO 1,25 3,06
Alimentos 2010 ACIDENTES COM AFASTAMENTO 0,10 0,05
TRABALHO RESTRITO (DESVIO DE FUNÇÃO) 0,20 0,29
ACIDENTES SEM AFASTAMENTO 1,25 1,05
Açúcar & Bioenergia 2010 ACIDENTES COM AFASTAMENTO 0,30 0,58
TRABALHO RESTRITO (DESVIO DE FUNÇÃO) - 0,71
ACIDENTES SEM AFASTAMENTO - 2,72
GERAL KPIs   2010 Baseline Goal 2011 MAIO/2011 2011ayYTD
Bunge Brasil Acidentes com afastamento Frequency 0,23 0,10 0,13
Severity - - 5,14
Acidentes com afastamento + trabalho restritivo (desvio de função) Frequency 0,64 0,75 0,44
Severity - - 3,89
Acidentes com afastamento Frequency 1,83 1,50 2,04

Esse índice é composto pelo número de acidentes x 200 mil horas, dividido pelo número de horas trabalhadas (homens / hora de exposição ao risco).

O tema segurança está documentado em acordos formais com sindicatos, em especial no tocante ao fornecimento de EPIs (equipamentos de proteção individual). A Bunge também disponibiliza a ferramenta Comunique (inspeção informal), que possibilita a qualquer colaborador comunicar a identificação de oportunidades de melhoria. Todos os colaboradores próprios e os parceiros (incluindo sindicatos) passam por integração e treinamentos de seguranças constantemente e nenhum trabalho perigoso é realizado sem que o profissional passe, antes, por uma Análise de Risco e liberação da liderança.

Os acordos estabelecidos com os sindicatos pelo acordo coletivo cobrem, entre outros pontos: EPIs; uniformes e absorventes higiênicos; formação de comitês conjuntos de segurança e saúde compostos pela governança e por trabalhadores; comissão interna de prevenção de acidentes e semana interna de prevenção de acidentes; participação de representantes dos trabalhadores em vistorias de segurança e saúde, auditorias e investigações de acidentes; profissionais de segurança e medicina do trabalho; treinamento e educação; e sistemas para comunicar eventuais reclamações.

A empresa ainda respeita e incentiva seus profissionais a adotar as "regras de ouro" da saúde e segurança no trabalho, que incluem: direito de recusar trabalho por risco grave ou iminente; providências ou estruturas para solucionar problemas; comunicação de acidente de trabalho; vistorias periódicas; e conformidade com as regras determinadas pela OIT (Organização Internacional do Trabalho).

LA9

voltar para o topo

Desafio

Promover a integração dos profissionais da Bunge Brasil em função da reestruturação organizacional.

Ação

Foi criado o Programa de Gestão da Diversidade para promover a inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados da Previdência Social, mantido o programa Bunge Vida, voltado para a qualidade de vida de seus profissionais, e implantado um projeto de ajustes e adequações de pessoal em diversas áreas, de corrente reestruturação.

Resultado

A realocação e o reajuste do quadro de profissionais geraram maior integração, elevando os níveis de eficiência. Também foi criado um pacote especial de benefícios para os colaboradores inseridos no programa de redução de quadro. Além dos investimentos anuais em treinamento, foram capacitados 64 líderes na área de gestão da diversidade, que atuarão como multiplicadores. Dentro do Bunge Vida, a empresa elaborou laudos médicos, ambientais e avaliações ergonômicas para assegurar a qualidade de vida de seus profissionais.