Engajamento
e Materialidade

O painel com a participação dos públicos de relacionamento
da Bunge Brasil ajudou a definir os temas mais importantes
apresentados neste relatório de sustentabilidade

A materialidade (ou relevância) é um item de um relatório de sustentabilidade padrão GRI que inclui os assuntos necessários para que os stakeholders opinem e possam tirar conclusões sobre o desempenho econômico, social e ambiental da organização relatora. Elaborar a materialidade com precisão é um desafio constante para a Bunge Brasil, que desenvolve iniciativas de engajamento com os públicos de relacionamento ao longo de toda a cadeia produtiva. Conheça o processo aplicado para a edição de 2012 do Relatório de Sustentabilidade Bunge Brasil.

Painel de Stakeholders

Para este relatório, a companhia reuniu os stakeholders para promover a melhoria contínua da gestão em sustentabilidade, considerada uma estratégia de negócio. Cerca de 40 pessoas participaram do Painel de Stakeholders 2011. Divididos em grupos de discussão, os participantes compartilharam com a Bunge Brasil os desafios para a gestão social, ambiental e econômica e a percepção sobre as ações desenvolvidas no período para aperfeiçoar a prática da sustentabilidade em toda a cadeia de valor. 4.15

Matriz de Materialidade

Os principais temas do painel realizado em dezembro de 2011, em São Paulo, foram classificados e posicionados quanto aos maiores interesses dos stakeholders em relação aos maiores impactos sobre a gestão Bunge. Essa discussão é tratada com a diretoria da Bunge, e o fato de fazer parte da rotina de discussões permite que a sustentabilidade seja abordada com frequência. Tais reuniões geram um documento de posicionamento de negócios, que é trabalhado internamente pela empresa, avaliando-se princípios de GRI e AA1000, como materialidade, inclusão das partes interessadas, contextualização dos temas, equilíbrio, comparabilidade, clareza dos posicionamentos e confiabilidade. A materialidade do Relatório de Sustentabilidade Bunge Brasil 2012 é expressa na seguinte matriz, fruto consolidado das interações com os públicos desde 2008, em ordem decrescente de relevância: 4.16

As ações relacionadas a cada tema identificado como material pelos stakeholders podem ser observadas nos seguintes capítulos:

  Relação com stakeholders

Transgênicos
  Impactos socioambientais na cadeia de valor

Sustentabilidade na estratégia de negócios
Agricultura sustentável
  Relação com o governo Criação de valor para a sociedade

Dietas saudáveis

Mudanças climáticas

Condições trabalhistas
Tendências de Mercado

Investimentos ambientais
Gestão de resíduos

Inovação

Biodiversidade

O papel dos colaboradores na estratégia de sustentabilidade
• Tendências
de preços
Diversidade Rastreabilidade   Gestão de riscos

Stakeholders falam

O Painel de Stakeholders da Bunge Brasil, em 2011, contou com a participação dos seguintes grupos: sociedade civil, colaboradores e especialistas internos da Bunge, clientes, instituições financeiras e fornecedores. Cada grupo respondeu se o Relatório de Sustentabilidade Bunge Brasil 2011 atendeu (ou não) às expectativas quanto ao conteúdo e apresentação da estratégia de gestão, avaliou como a sustentabilidade está presente nas ações e nos projetos da companhia e apontou sugestões para melhorar a leitura e as informações para as próximas edições.

As opiniões obtidas durante o painel, associadas aos outros contatos realizados com os stakeholders durante o ano (palestras, discussões técnicas, eventos e demais reuniões que incluem feedback à gestão da Bunge), bem como os contatos que a empresa mantém (0800 e e-mails), ajudam a Bunge a definir as ações para incrementar a gestão, assim como a constante reavaliação da estratégia da empresa.

Os grupos de stakeholders são indicados pelas áreas de maior relacionamento com os mercados (sendo elas: comercial, de suprimentos, financeira, de relacionamento com acionistas e de sustentabilidade) e representam o principal universo de relações da Bunge.

Abaixo é apresentado um diagrama representando as interações dos diferentes grupos de stakeholders com as atividades e estratégias da empresa. 4.17

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Saiba mais sobre a Plataforma de
Sustentabilidade Bunge Brasil em
www.bunge.com.br/sustentabilidade.
A Plataforma de
Sustentabilidade é um
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para que o desempenho
nos negócios seja
aprimorado em quatro
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Agricultura Sustentável A Bunge está empenhada em sensibilizar e capacitar os produtores rurais para que produzam de modo a diminuir os impactos ambientais e maximizem a eficiência no uso dos recursos naturais finitos.
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Mudanças Climáticas Podem trazer impactos significativos para
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Mundo. Por isso, a Bunge considera
esse um fator-chave para as análises
em Sustentabilidade.
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Dietas Saudáveis Oferta de produtos alimentícios seguros e benéficos à saúde. A Bunge trabalha para identificar as necessidades dos clientes e consumidores e disponibilizar alimentos cada vez melhores no mercado.
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Sustentabilidade é um
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frentes principais
Redução de Resíduos Desenvolvimento de mecanismos e processos para a redução nos processos industriais e ampliação do uso racional da água e outros recursos não renováveis no gerenciamento da eficiência operacional.