Áreas de
Negócios

A integração criou uma empresa ainda mais ágil, voltada
ao mercado e às necessidades dos clientes e
consumidores, alinhada à Política de Sustentabilidade

A Bunge Brasil é organizada sob as vice-presidências de Fertilizantes, Agronegócio & Logística, Alimentos & Ingredientes e Açúcar & Bioenergia – e três vice-presidências para áreas de suporte: Recursos Humanos & Desenvolvimento Organizacional, Relações Institucionais, Comunicação & Sustentabilidade e Financeiro. Esse novo modelo, implantado em 2010 e consolidado em 2011, capturou sinergias entre as áreas, integrou negócios e incorporou as melhores práticas. 2.3


Integração e Sustentabilidade

Redução de custos, aperfeiçoamento de metodologias e processos, ganho de agilidade, reforço da presença da Bunge Brasil nos mercados em que opera, concentração de esforços em áreas estratégicas da Política de Sustentabilidade e estabelecimento de bases para um novo ciclo de excelência operacional e de gestão foram os resultados obtidos com a integração.

A companhia prossegue na meta de reforçar sua presença no mercado e concentra esforços em questões estratégicas previstas na Política de Sustentabilidade. Líder na aquisição e comercialização de grãos no País, no processamento de soja e trigo e na fabricação de óleos comestíveis, tem como prática promover o desenvolvimento social nas regiões em que atua e incentivar a produção agrícola com respeito ao meio ambiente e aos direitos trabalhistas.

Sustentabilidade em pauta

Por ser relativamente nova na estrutura da Bunge Brasil, a área tem enfatizado o mérito de governança setorial. Por isso, apresenta colaboradores como presidente do conselho da União Nacional da Indústria de Cana-de-Açúcar (ÚNICA) e também como diretor da Bonsucro .

No âmbito administrativo, mantém um Comitê de Gestão de Risco em Sustentabilidade (CGRIS), que busca melhorias constantes nos processos e oportunidades de mercado. Composto por pessoas da área de governança e sustentabilidade, comercial de recursos humanos, industrial, agrícola e jurídica, tem por deliberações importantes avanços, como melhorias nas condições do ambiente de trabalho dos rurícolas, investimentos e procedimentos para operações do campo, definição de políticas de conduta com os fornecedores, mitigação de riscos operacionais e oportunidades de mercado que valorizam a adoção de critérios de sustentabilidade, como a adoção dos critérios do Environmental Protection Agency (EPA), que classificaram o etanol brasileiro como biocombustível avançado, e o selo Bonsucro, aplicado à produção obtida diretamente dos canaviais conduzidos por duas usinas da Bunge – a Usina Moema de Açúcar e Álcool Ltda., em Orindiuva (SP), e a Usina Frutal de Açúcar e Álcool S.A., em Frutal (MG); a produção dos fornecedores não foi o foco da auditoria para essa certificação.

A empresa é também ativa setorialmente, presidenciando o conselho da União Nacional da Indústria de Cana-de-Açúcar (ÚNICA) e integrando a diretoria da Bonsucro, sediada em Londres

Bunge Brasil em 2011

O ano de 2011 comprovou que as mudanças estruturais promovidas pela Bunge Brasil atingiram seus objetivos em qualidade e excelência. A sinergia e a integração entre as áreas de negócio (Fertilizantes, Agronegócio & Logística, Alimentos & Ingredientes e Açúcar & Bioenergia) chegaram a um novo patamar.

A empresa investiu em dezembro R$ 180 milhões na aquisição da Hypermarcas, dona das marcas Etti, Salsaretti, Puropurê e Cajamar, fortes e tradicionais nos mercados das regiões Sul e Sudeste. Em maio, a empresa já havia anunciado sua entrada no segmento de atomatados com a aquisição da marca Primor, com atuação destacada nas regiões Norte e Nordeste. Com essas aquisições, a Bunge reforça e complementa seu portfólio de produtos de consumo com uma variada linha de molhos e extrato de tomate, caldos, molhos e temperos, pratos prontos e instantâneos.

A inauguração da Usina de Pedro Afonso e o investimento de US$ 2,5 bilhões anunciados para os próximos quatro anos no mercado sucroenergético confirmam a estratégia da empresa no mercado de açúcar e etanol. Em 2011, as usinas geraram energia equivalente para abastecer 300 mil residências. Em 2016, essa marca deve chegar a quatro milhões de pessoas.

Com estrutura para movimentar até 1 milhão de toneladas de açúcar por ano, presta serviços logísticos para terceiros, como transporte, transbordo e armazenagem de açúcar, possibilitando o escoamento da produção do Oeste paulista para o porto de Paranaguá.

Com investimentos de US$ 24 milhões, capacidade de produção de 300 mil toneladas anuais e geração de 300 empregos diretos e indiretos na área de Fertilizantes, foi inaugurada em maio a unidade de Cruz Alta no Rio Grande do Sul. Considerada a mais moderna do País, produzirá misturas granuladas (NPK) das marcas Serrana, Manah e IAP, além das linhas diferenciadas Turbo Serrana, Fertiap e Fosmag Manah.


Ferramentas de Transformação

Em 2011, na busca pela excelência operacional, a empresa inovou também no seu sistema de gestão para capturar as sinergias entre as divisões de negócios, aumentando a eficiência e ampliando as oportunidades e a qualidade geral das operações da Bunge Brasil. Entre esses processos está o One Brazil, que vem promovendo treinamento e adequação ao uso de sistema de gestão ERP/SAP; o Excelerate, com o objetivo promover e acelerar a melhoria contínua dos serviços das áreas administrativas; o Asset Reliability and Reporting Optimization Program (Arrop); e o Net Promoter Score (NPS), que tem suas bases na manutenção industrial com o objetivo de tornar as operações ainda mais confiáveis e contribuir para a obtenção de ganhos globais.


One Brazil Projeto Excelerate ARROP Net Promoter Score (NPS)

Inovação constante

A inovação é o caminho para a promoção do desenvolvimento sustentável.

Ao investir no compartilhamento de ideias, desenvolvemos ferramentas e processos que incentivam nossos colaboradores a apresentarem novas soluções, a pensar de forma diferente no seu dia a dia e a buscar alternativas para tornar o seu trabalho mais rápido, fácil e de melhor qualidade para o cliente. PR1

Inova Bunge

Uma dessas ferramentas é o programa Inova Bunge, que abriga o Banco de Ideias, espaço destinado a receber sugestões de melhoria em produtos, serviços e processos provenientes de todos os profissionais da companhia. Além de agregar valor para o cliente, a proposta possibilita aumentar a rentabilidade e a produtividade da empresa.

Há ainda o Escritório de Projetos, que define o processo de transformação das ideias em conceitos e, na sequência, em projetos. Proporciona estrutura e governança dedicadas a garantir que as ideias selecionadas se transformem em projetos exequíveis e, por fim, em produtos e serviços que atendam às necessidades de clientes e consumidores. PR1

Em 2011, o INOVA Bunge gerou mais de 3 mil ideias, sendo implementadas 453 delas. Essas ideias geraram um retorno financeiro de R$ 22,8 milhões para a empresa, em economia e/ou receitas.

Ideias Geradas

Ideias Implementadas

Retorno Financeiro (R$ milhões)

 

Prêmio Inovação

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