Redução de Resíduos EN22

Metas e Resultados

Com o desafio de reduzir a geração de resíduos e sua destinação não sustentável e aumentar as ações de reciclagem de óleo de cozinha usado, a Bunge Brasil trabalha para alcançar suas metas. Confira abaixo:



Dar continuidade às ações de reciclagem de óleo de cozinha usado e atingir um patamar de larga escala em diferentes partes do País

  • Meta atingidao Soya Recicla constitui a maior rede de entrega voluntária do País segundo os relatórios publicados. São 1.066 postos.


Reduzir a destinação não sustentável de resíduos (aterros e incineração sem recuperação de energia) em 3%, com base nos levantamentos de 2010 até 2013 para as áreas de Alimentos e Fertilizantes

  • Meta em andamento – No ano de 2011, as áreas de Alimentos e Fertilizantes reduziram em 25% o envio de resíduos para destinação não sustentável. 1.2


O volume de resíduos gerados perigosos e não perigosos caiu 10,1%

Conscientização, Mitigação e Inovação

A Bunge Brasil também promove uma série de ações para mitigar os impactos ambientais decorrentes de seus produtos e serviços. A empresa exige a homologação de fornecedores de matérias-primas, solicita análises químicas dessas matérias-primas para metais pesados e firma parcerias com universidades e institutos de pesquisa e extensão para divulgação de melhores práticas agrícolas voltadas a fertilizantes.

Promove, em parceria com ONGs, diversos programas de educação e de conscientização de consumidores para o correto descarte de embalagens e demais resíduos. A empresa investe em pesquisas para desenvolver materiais biodegradáveis, como a embalagem da margarina Cyclus, única no mercado, iniciativa premiada no Brasil e no exterior.

A embalagem da Cyclus é feita de resina PLA, material obtido com a fermentação do amido de milho, que se degrada em até 180 dias em condições adequadas de compostagem sem contaminar o solo nem comprometer o crescimento de plantas, animais e micro-organismos; produto inovador no mercado brasileiro. O produto utiliza entre 20% e 50% menos combustível que os processos de produção de embalagens convencionais e segue a normatização da ABNT. A embalagem atende também às exigências europeias e norte-americanas e recebeu certificação do Instituto de Produtos Biodegradáveis (BPI) nos EUA, atestando ser amiga do meio ambiente.

Para promover a utilização correta de fertilizantes, a Bunge presta serviços de agricultura de precisão e tecnologia, que identificam a dose ideal de fertilizantes para cada região agrícola. Os clientes dessa área recebem da Bunge serviços de recomendação de adubação e correção de solo, baseados em parâmetros científicos e uso consciente, além dos investimentos em proteção ambiental, educação e treinamentos. A companhia desenvolve também produtos de base orgânica em detrimento dos produtos de origem mineral e fóssil.

Materiais Resíduos Redução dos Impactos Ambientais Recuperação de Embalagens e de Resíduos Gastos e Investimentos Ambientais ↑ topo
BUSCA
Compromisso com o Brasil. Do campo à mesa.
Ícones Sustentabilidade
Representam as dimensões Social,
Ambiental e Econômica das ações
e projetos da Companhia no País.
Saiba mais sobre a Plataforma de
Sustentabilidade Bunge Brasil em
www.bunge.com.br/sustentabilidade.
A Plataforma de
Sustentabilidade é um
esforço global da Bunge
para que o desempenho
nos negócios seja
aprimorado em quatro
frentes principais
Agricultura Sustentável A Bunge está empenhada em sensibilizar e capacitar os produtores rurais para que produzam de modo a diminuir os impactos ambientais e maximizem a eficiência no uso dos recursos naturais finitos.
A Plataforma de
Sustentabilidade é um
esforço global da Bunge
para que o desempenho
nos negócios seja
aprimorado em quatro
frentes principais
Mudanças Climáticas Podem trazer impactos significativos para
a produção de alimentos em todo o
Mundo. Por isso, a Bunge considera
esse um fator-chave para as análises
em Sustentabilidade.
A Plataforma de
Sustentabilidade é um
esforço global da Bunge
para que o desempenho
nos negócios seja
aprimorado em quatro
frentes principais
Dietas Saudáveis Oferta de produtos alimentícios seguros e benéficos à saúde. A Bunge trabalha para identificar as necessidades dos clientes e consumidores e disponibilizar alimentos cada vez melhores no mercado.
A Plataforma de
Sustentabilidade é um
esforço global da Bunge
para que o desempenho
nos negócios seja
aprimorado em quatro
frentes principais
Redução de Resíduos Desenvolvimento de mecanismos e processos para a redução nos processos industriais e ampliação do uso racional da água e outros recursos não renováveis no gerenciamento da eficiência operacional.