Melhoria contínua de nossos produtos

Para atender às expectativas dos consumidores com hábitos de vida saudáveis e que buscam uma alimentação balanceada, realizamos grandes esforços no sentido do aprimoramento constante do perfil nutricional de nossos produtos.

Antes de mais nada, asseguramos o cumprimento de todas as normas regulatórias e políticas públicas referentes à saúde dos consumidores. Assim, desde o desenvolvimento, os produtos são pensados para proporcionar um perfil de nutrientes que atenda às mais diversas necessidades.

Além disso, buscamos aprofundar nosso conhecimento. Em parceria com outras empresas, entidades de classe e o Ministério da Saúde, a Bunge participa do Acordo para Redução de Sódio em Alimentos Processados, auxiliando nos estudos e nas discussões das propostas de redução para as categorias dos produtos que fabrica.

Durante o ano de 2015, atendemos ao desafio de reduzir em 19% o teor de sódio das margarinas. Doze produtos foram reformulados, dentre itens de consumo e food service. As margarinas receberam uma das metas mais agressivas do Acordo, apesar de estar entre as poucas categorias dos "alimentos prioritários" que já oferecem ao consumidor a versão "sem adição de sal".

Em relação às gorduras saturadas, cerca de 40% das nossas margarinas possuem teores reduzidos. Na categoria maioneses, 70% dos nossos produtos para consumidores têm teores reduzidos de gorduras saturadas.

Já os óleos vegetais apresentam naturalmente de 8% a 18% de gorduras saturadas, percentual que varia conforme a origem (canola, soja, milho, girassol ou oliva). Isso significa que os óleos vegetais da companhia apresentam de 92% a 82% de gorduras mono e poli-insaturadas. O consumo desse ingrediente em níveis adequados é essencial para a saúde, já que essas gorduras são fonte de energia e ácidos graxos, como ômega 3 e ômega 6, além de participarem do processo de absorção de algumas vitaminas pelo organismo.

Cerca de 55% do portfólio de margarinas da companhia são livres de gorduras trans, insumo já isento em linhas de produtos de consumo como arroz, óleos vegetais (soja, milho, canola, girassol e óleos compostos), azeites de oliva, maioneses, extratos e molhos de tomate.

A Bunge atua sempre para oferecer as melhores composições nutricionais, mas o aumento das linhas de produto com baixos teores de gorduras trans depende da adesão de um número maior de empresas ao uso desses ingredientes, especialmente as pequenas e médias. Isso porque essas empresas são sensíveis a qualquer variação de custo de matéria-prima e essas mudanças demandam investimentos em pesquisa e desenvolvimento. Ainda assim, a Bunge realiza alterações em seu portfólio para contribuir com a diminuição do consumo de gorduras trans no país.

Durante o ano de 2015, realizamos a manutenção das formulações das pré-misturas para preparo de bolos e pães, contempladas com a redução de sódio realizada em 2014. Assim, mantivemos o teor de sódio de acordo com as recomendações do órgão regulatório nacional.

G4-FP6

Vitaminas

 G4-FP7

O consumo de nossos produtos proporciona a ingestão de quantidades relevantes de algumas vitaminas. Os óleos vegetais, por exemplo, são uma das mais importantes fontes naturais de vitamina E na alimentação. As farinhas de trigo Bunge vendidas diretamente ao consumidor, as destinadas ao mercado de padarias, food service e indústrias, bem como as utilizadas na produção de pré-misturas para o preparo de pães e bolos, são todas enriquecidas com ferro e ácido fólico*. A adição desses ingredientes é obrigatória no Brasil desde junho de 2004, em razão de resolução da Anvisa.

*Exclue-se deste enriquecimento, devido a limitações de processamento tecnológico, a farinha de trigo integral.

 

TEOR DE NUTRIENTES -  G4-FP7

Categoria de produto

Nutrientes*

Óleos vegetais

Vitamina E

Margarinas

Vitamina A

Farinha de trigo

Ácido fólico (vitamina do complexo B) e ferro

Pré-mistura para pães e bolos
(produzida com farinha de trigo enriquecida )

Ácido fólico (vitamina do complexo B) e ferro

* Os nutrientes indicados foram adicionados ou são naturalmente presentes em 100% dos produtos fabricados e vendidos, em cada categoria.

 

TOPO