Sumário de conteúdo gri 2016

INDICADORES DE PERFIL
ESTRATÉGIA E ANÁLISE PÁGS. RA
G4-1 Essencial Apresente uma declaração do principal tomador de decisão da organização (por exemplo: diretor-presidente, presidente do conselho de administração ou cargo equivalente) sobre a relevância da sustentabilidade para a organização e sua estratégia de sustentabilidade.
G4-2 Abrangente Apresente uma descrição dos principais impactos, riscos e oportunidades. A organização deve apresentar duas seções narrativas concisas sobre os principais impactos, riscos e oportunidades. A primeira seção deve focar os principais impactos da organização sobre a sustentabilidade e seus efeitos para os stakeholders, inclusive os direitos previstos na legislação nacional e as normas internacionalmente reconhecidas que sejam relevantes. Nesse processo, toda a gama de expectativas e interesses razoáveis dos stakeholders da organização deve ser levada em conta.
PERFIL ORGANIZACIONAL PÁGS. RA
G4-3 Essencial Relate o nome da organização.
G4-4 Essencial Relate os principais produtos, marcas e serviços.
G4-5 Essencial Relate a localização da sede da organização.
G4-6 Essencial Relate o número de países onde a organização opera e os nomes dos países onde as suas principais operações estão localizadas ou que são especialmente relevantes para os tópicos de sustentabilidade abordados no relatório.
G4-7 Essencial Relate a natureza da propriedade e a forma jurídica da organização.
G4-8 Essencial Relate os mercados em que a organização atua (com discriminação geográfica, setores abrangidos e tipos de clientes e beneficiários).
G4-9 Essencial Relate o porte da organização.
G4-10 Essencial Relate o número total de empregados discriminados por contrato de trabalho e gênero.
G4-11 Essencial Relate o percentual do total de empregados cobertos por acordos de negociação coletiva.
G4-12 Essencial Descreva a cadeia de fornecedores da organização.
G4-13 Essencial Relate quaisquer mudanças significativas ocorridas no decorrer do período coberto pelo relatório em relação a porte, estrutura, participação acionária ou cadeia de fornecedores da organização.
G4-14 Essencial Relate se e como a organização adota a abordagem ou o princípio da precaução.
G4-15 Essencial Liste as cartas, os princípios ou outras iniciativas desenvolvidas externamente de caráter econômico, ambiental e social que a organização subscreve ou endossa.
G4-16 Essencial Liste a participação em associações (por exemplo: associações setoriais) e organizações nacionais ou internacionais de defesa em que a organização faça parte de forma ativa.
ASPECTOS MATERIAIS IDENTIFICADOS E LIMITES PÁGS. RA
G4-17 Essencial Liste todas as entidades incluídas nas demonstrações financeiras consolidadas ou os documentos equivalentes da organização cobertos ou não pelo relatório.
G4-18 Essencial Explique o processo adotado para definir o conteúdo do relatório e os limites dos aspectos.
G4-19 Essencial Liste todos os aspectos materiais identificados no processo de definição do conteúdo do relatório.
G4-20 Essencial Para cada aspecto material, relate o limite do aspecto dentro da organização.
G4-21 Essencial Para cada aspecto material, relate seu limite fora da organização da seguinte maneira: - Se o aspecto é material fora da organização. - Se o aspecto for material fora da organização, identifique as entidades, os grupos de entidades ou os elementos para os quais o aspecto é material. Além disso, descreva a localização geográfica onde o aspecto é material para as entidades identificadas. - Qualquer limitação específica relacionada ao limite do aspecto fora da organização.
G4-22 Essencial Relate o efeito de quaisquer reformulações de informações fornecidas em relatórios anteriores e as razões para essas reformulações.
G4-23 Essencial Relate alterações significativas em relação a períodos cobertos por relatórios anteriores em Escopo e Limites do Aspecto.
ENGAJAMENTO DE STAKEHOLDERS PÁGS. RA
G4-24 Essencial Apresente uma lista de grupos de stakeholders engajados pela organização.
G4-25 Essencial Relate a base usada para a identificação e a seleção de stakeholders para engajamento.
G4-26 Essencial Relate a abordagem adotada pela organização para engajar stakeholders, inclusive a frequência do seu engajamento discriminada por tipo e grupo, com uma indicação de que algum engajamento foi especificamente promovido como parte do processo de preparação do relatório.
G4-27 Essencial Relate os principais tópicos e preocupações levantadas durante o engajamento de stakeholders e as medidas adotadas pela organização para abordar esses tópicos e preocupações, inclusive no processo de relatá-las. Relate os grupos de stakeholders que levantaram cada uma das questões e preocupações mencionadas.
PERFIL DO RELATÓRIO PÁGS. RA
G4-28 Essencial Período coberto pelo relatório (por exemplo: ano fiscal ou civil) para as informações apresentadas.
G4-29 Essencial Data do relatório mais recente (se houver).
G4-30 Essencial Ciclo de emissão de relatórios (anual, bienal etc.).
G4-31 Essencial Informe o ponto de contato para perguntas sobre o relatório ou seu conteúdo.
G4-32 Essencial Relate a opção de acordo (essencial ou abrangente) escolhida pela organização.
G4-33 Essencial Relate a política e a prática correntes adotadas pela organização para submeter o relatório a uma verificação externa.
GOVERNANÇA PÁGS. RA
G4-34 Essencial Relate a estrutura de governança da organização, incluindo os comitês do mais alto órgão de governança. Identifique quaisquer comitês responsáveis pelo assessoramento do conselho na tomada de decisões que tenham impactos econômicos, ambientais e sociais.
G4-35 Abrangente Relate o processo usado para a delegação de autoridade sobre tópicos econômicos, ambientais e sociais pelo mais alto órgão de governança para executivos seniores e outros empregados.
G4-36 Abrangente Relate se a organização designou um ou mais cargos e funções de nível executivo como responsáveis pelos tópicos econômicos, ambientais e sociais e se esses responsáveis se dirigem diretamente ao mais alto órgão de governança.
G4-37 Abrangente Relate os processos de consulta usados entre os stakeholders e o mais alto órgão de governança em relação aos tópicos econômicos, ambientais e sociais. Se a consulta for delegada a outros órgãos, estruturas ou pessoas, indique a quem e quaisquer processos existentes de feedback para o mais alto órgão de governança.
G4-38 Abrangente Relate a composição do mais alto órgão de governança e dos seus comitês.
G4-39 Abrangente Relate se o presidente do mais alto órgão de governança é também um diretor-executivo (e, nesse caso, sua função na gestão da organização e as razões para esse acúmulo).
G4-40 Abrangente Relate os processos de seleção e nomeação para o mais alto órgão de governança e seus comitês, bem como os critérios adotados para selecionar e nomear os membros do mais alto órgão de governança.
G4-41 Abrangente Relate os processos usados pelo mais alto órgão de governança para garantir a prevenção e a administração de conflitos de interesse. Relate se conflitos de interesse são divulgados aos stakeholders.
G4-42 Abrangente Relate os papéis desempenhados pelo mais alto órgão de governança e pelos executivos seniores no desenvolvimento, na aprovação e atualização do propósito, na declaração de missão, visão e valores e na definição de estratégias, políticas e metas relacionadas a impactos econômicos, ambientais e sociais da organização.
G4-43 Abrangente Relate as medidas tomadas para desenvolver e aprimorar o conhecimento do mais alto órgão de governança sobre tópicos econômicos, ambientais e sociais.
G4-44 Abrangente Relate os processos de avaliação do desempenho do mais alto órgão de governança no que diz respeito à governança de tópicos econômicos, ambientais e sociais. Relate se essa avaliação é independente ou não e com que frequência ela é realizada. Relate se essa avaliação é uma autoavaliação.
G4-45 Abrangente Relate o papel desempenhado pelo mais alto órgão de governança na identificação e gestão de impactos, riscos e oportunidades derivados de questões econômicas, ambientais e sociais. Mencione o papel desempenhado pelo mais alto órgão de governança na implementação de processos de due diligence.
G4-46 Abrangente Relate o papel desempenhado pelo mais alto órgão de governança na análise da eficácia dos processos de gestão de risco da organização para tópicos econômicos, ambientais e sociais.
G4-47 Abrangente Relate com que frequência o mais alto órgão de governança analisa impactos, riscos e oportunidades derivados de questões econômicas, ambientais e sociais.
G4-48 Abrangente Relate o órgão ou o cargo de mais alto nível que analisa e aprova formalmente o relatório de sustentabilidade da organização e garante que todos os aspectos materiais sejam abordados.
G4-49 Abrangente Relate o processo adotado para comunicar preocupações críticas ao mais alto órgão de governança.
G4-50 Abrangente Relate a natureza e o número total de preocupações críticas comunicadas ao mais alto órgão de governança e o(s) mecanismo(s) adotado(s) para abordá-las e resolvê-las.
G4-51 Abrangente Relate as políticas de remuneração aplicadas ao mais alto órgão de governança e a executivos seniores para os seguintes tipos de remuneração:  - Salário fixo e remuneração variável: - Remuneração baseada no desempenho - Remuneração baseada em ações (ações ou opções de ações) - Bônus - Ações exercíveis ou diferidas - Bônus de atração ou pagamentos de incentivos ao recrutamento - Pagamentos de rescisão - Clawbacks  - Benefícios de aposentadoria, inclusive a diferença entre plano de benefícios e taxas de contribuições para o mais alto órgão de governança, altos executivos e todos os demais empregados Relate como os critérios de desempenho da política de remuneração aplicam-se aos objetivos econômicos, ambientais e sociais do mais alto órgão de governança e executivos seniores.
G4-52 Abrangente Relate o processo adotado para a determinação da remuneração. Relate se consultores de remuneração são envolvidos na determinação de remunerações e se eles são independentes da administração. Relate quaisquer outras relações entre os consultores de remuneração  e a organização.
G4-53 Abrangente Relate como opiniões dos stakeholders são solicitadas e levadas em conta em relação à questão da remuneração, incluindo os resultados de votações sobre políticas e propostas de remuneração, se aplicável.
G4-54 Abrangente Relate a proporção entre a remuneração anual total do indivíduo mais bem pago da organização em cada país onde a organização tem operações significativas e a remuneração média anual total de todos os empregados (excluindo o mais bem pago) no mesmo país.
G4-55 Abrangente Relate a proporção entre o aumento percentual da remuneração total anual do indivíduo mais bem pago da organização em cada país onde tenha operações significativas e o aumento percentual médio da remuneração anual total de todos os empregados (excluindo o mais bem pago) no mesmo país.
ÉTICA E INTEGRIDADE PÁGS. RA
G4-56 Essencial Descreva os valores, princípios, padrões e normas de comportamento da organização, como códigos de conduta e de ética.
G4-57 Abrangente Relate os mecanismos internos e externos adotados pela organização para solicitar orientações sobre comportamentos éticos e em conformidade com a legislação, como canais de relacionamento (por exemplo: ouvidoria).
G4-58 Abrangente Relate os mecanismos internos e externos adotados pela organização para comunicar preocupações em torno de comportamentos não éticos ou incompatíveis com a legislação e as questões relacionadas à integridade organizacional, como encaminhamento de preocupações pelas vias hierárquicas, mecanismos para denúncias de irregularidades ou canais de denúncias.
CATEGORIA: ECONÔMICO
ASPECTO: DESEMPENHO ECONÔMICO PÁGS. RA
G4-EC1 Valor econômico direto gerado e distribuído.
G4-EC2 Implicações financeiras e outros riscos e oportunidades para as atividades da organização em decorrência de mudanças climáticas.
G4-EC3 Cobertura das obrigações previstas no plano de pensão de benefício definido da organização.
ASPECTO: PRESENÇA NO MERCADO PÁGS. RA
G4-EC5 Variação da proporção do salário mais baixo, discriminado por gênero, comparado ao salário-mínimo local em unidades operacionais importantes.
CATEGORIA: AMBIENTAL
ASPECTO: ENERGIA PÁGS. RA
G4-EN3 Consumo de energia dentro da organização.
G4-EN5 Intensidade energética.
G4-EN6 Redução do consumo de energia.
ASPECTO: ÁGUA PÁGS. RA
G4-EN8 Total de retirada de água por fonte.
G4-EN9 Fontes hídricas significativamente afetadas por retirada de água.
G4-EN10 Percentual e volume total de água reciclada e reutilizada.
ASPECTO: EMISSÕES PÁGS. RA
G4-EN15 Emissões diretas de gases de efeito estufa (GEE) (escopo 1).
G4-EN16 Emissões indiretas de gases de efeito estufa (GEE) provenientes da aquisição de energia (escopo 2).
G4-EN18 Intensidade de emissões de gases de efeito estufa (GEE).
G4-EN19 Redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE).
ASPECTO: EFLUENTES E RESÍDUOS PÁGS. RA
G4-EN22 Descarte total de água discriminado por qualidade e destinação.
G4-EN23 Peso total de resíduos discriminado por tipo e método de disposição.
G4-EN24 Número total e volume de vazamentos significativos.
ASPECTO: GERAL PÁGS. RA
G4-EN31 Total de investimentos e gastos com proteção ambiental discriminado por tipo.
ASPECTO: AVALIAÇÃO AMBIENTAL DE FORNECEDORES PÁGS. RA
G4-EN32 Percentual de novos fornecedores selecionados com base em critérios ambientais.
G4-EN33 Impactos ambientais negativos significativos reais e potenciais na cadeia de fornecedores e medidas tomadas a esse respeito.
CATEGORIA: PRÁTICAS TRABALHISTAS E TRABALHO DECENTE
ASPECTO: EMPREGO PÁGS. RA
G4-LA1 Número total e taxas de novas contratações de empregados e rotatividade por faixa etária, gênero e região.
G4-LA3 Taxas de retorno ao trabalho e retenção após licença-maternidade/paternidade discriminadas por gênero.
ASPECTO: SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO PÁGS. RA
G4-LA5 Percentual da força de trabalho representada em comitês formais de saúde e segurança, compostos por empregados de diferentes níveis hierárquicos, que ajudam a monitorar e orientar programas de saúde e segurança no trabalho.
G4-LA6 Tipos e taxas de lesões, doenças ocupacionais, dias perdidos, absenteísmo e número de óbitos relacionados ao trabalho discriminados por região e gênero.
G4-LA7 Empregados com alta incidência ou alto risco de doenças relacionadas à sua ocupação.
G4-LA8 Tópicos relativos a saúde e segurança cobertos por acordos formais com sindicatos.
ASPECTO: TREINAMENTO E EDUCAÇÃO PÁGS. RA
G4-LA9 Número médio de horas de treinamento por ano, por empregado, discriminado por gênero e categoria funcional.
G4-LA10 Programas de gestão de competências e aprendizagem contínua que contribuem para a continuidade da empregabilidade dos funcionários em período de preparação para a aposentadoria.
G4-LA11 Percentual de empregados que recebem regularmente análises de desempenho e de desenvolvimento de carreira discriminado por gênero e categoria funcional.
ASPECTO: AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES EM PRÁTICAS TRABALHISTAS PÁGS. RA
G4-LA14 Percentual de novos fornecedores selecionados com base em critérios relativos a práticas trabalhistas.
G4-LA15 Impactos negativos significativos reais e potenciais para as práticas trabalhistas na cadeia de fornecedores e medidas tomadas a esse respeito.
CATEGORIA: DIREITOS HUMANOS
ASPECTO: INVESTIMENTOS PÁGS. RA
G4-HR1 Número total e percentual de acordos e contratos de investimentos significativos que incluem cláusulas de direitos humanos ou que foram submetidos à avaliação referente a direitos humanos.
ASPECTO: TRABALHO INFANTIL PÁGS. RA
G4-HR5 Operações e fornecedores identificados como de risco para a ocorrência de casos de trabalho infantil e medidas tomadas para contribuir para a efetiva erradicação do trabalho infantil.
ASPECTO: TRABALHOS FORÇADO OU ANÁLOGO AO ESCRAVO PÁGS. RA
G4-HR6 Operações e fornecedores identificados como de risco significativo para a ocorrência de trabalhos forçado ou análogo ao escravo e medidas tomadas para contribuir para a eliminação de todas as formas de trabalhos forçado ou análogo ao escravo.
ASPECTO: DIREITOS DOS POVOS INDÍGENAS E TRADICIONAIS PÁGS. RA
G4-HR8 Número total de casos de violação de direitos de povos indígenas e tradicionais e medidas tomadas a esse respeito.
ASPECTO: AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES EM DIREITOS HUMANOS PÁGS. RA
G4-HR10 Percentual de novos fornecedores selecionados com base em critérios relacionados a direitos humanos.
G4-HR11 Impactos negativos significativos reais e potenciais em direitos humanos na cadeia de fornecedores e medidas tomadas a esse respeito.
ASPECTO: MECANISMOS DE QUEIXAS E RECLAMAÇÕES RELACIONADAS A DIREITOS HUMANOS PÁGS. RA
G4-HR12 Número de queixas e reclamações relacionadas a impactos em direitos humanos registradas, processadas e solucionadas por meio de mecanismo formal.
CATEGORIA: SOCIEDADE
ASPECTO: COMUNIDADES LOCAIS PÁGS. RA
G4-SO1 Percentual de operações com programas implementados de engajamento da comunidade local, avaliação de impactos e desenvolvimento local.
G4-SO2 Operações com impactos negativos significativos reais e potenciais nas comunidades locais.
ASPECTO: COMBATE A CORRUPÇÃO PÁGS. RA
G4-SO3 Número total e percentual de operações submetidas a avaliações de riscos relacionados a corrupção e os riscos significativos identificados.
G4-SO4 Comunicação e treinamento em políticas e procedimentos de combate a corrupção.
G4-SO5 Casos confirmados de corrupção e medidas tomadas.
ASPECTO: POLÍTICAS PÚBLICAS PÁGS. RA
G4-SO6 Valor total de contribuições financeiras para políticos e partidos políticos e discriminado por país e destinatário/beneficiário.
CATEGORIA: RESPONSABILIDADE PELO PRODUTO
ASPECTO: SAÚDE E SEGURANÇA DO CLIENTE PÁGS. RA
G4-PR1 Percentual das categorias de produtos e serviços significativas para as quais são avaliados impactos na saúde e na segurança a fim de buscar melhorias.
G4-PR2 Número total de casos de não conformidade com regulamentos e códigos voluntários relacionados aos impactos causados por produtos e serviços na saúde e na segurança durante seu ciclo de vida discriminado por tipo de resultado.
ASPECTO: ROTULAGEM DE PRODUTOS E SERVIÇOS PÁGS. RA
G4-PR3 Tipo de informações sobre produtos e serviços exigidas pelos procedimentos da organização referentes a informações e rotulagem de produtos e serviços e percentual de categorias significativas sujeitas a essas exigências.
G4-PR4 Número total de casos de não conformidade com regulamentos e códigos voluntários relativos a informações e rotulagem de produtos e serviços discriminado por tipo de resultados.
G4-PR5 Resultados de pesquisas de satisfação do cliente.
ASPECTO: COMUNICAÇÕES DE MARKETING PÁGS. RA
G4-PR7 Número total de casos de não conformidade com regulamentos e códigos voluntários relativos a comunicações de marketing, incluindo publicidade, promoção e patrocínio, discriminado por tipo de resultados.
ASPECTO: CONFORMIDADE PÁGS. RA
G4-PR9 Valor monetário de multas significativas por não conformidade com leis e regulamentos relativos a fornecimento e uso de produtos e serviços.
CATEGORIA: SETOR DE ALIMENTOS
ASPECTO: SAÚDE E SEGURANÇA DO CLIENTE PÁGS. RA
G4-FP1 Porcentagem do volume adquirido de fornecedores que cumprem a política de compra da empresa.
G4-FP2 Percentual do volume adquirido que comprovadamente está de acordo com normas de produção confiáveis, responsáveis e reconhecidas internacionalmente, discriminado por tipo.
G4-FP4 Natureza, abrangência e eficácia dos programas e das práticas (contribuições em espécie, iniciativas voluntárias, transferência de conhecimento, parcerias e desenvolvimento de produtos) que promovem acesso a estilos de vida saudáveis, à prevenção de doenças crônicas, ao acesso a alimentos saudáveis, nutritivos e acessíveis e à previdência social com maior qualidade para comunidades necessitadas.
G4-FP5 Percentual do volume de produtos fabricados em locais certificados por terceiros independentes, de acordo com sistema de normas de gestão de segurança alimentar, internacionalmente reconhecido.
G4-FP6 Percentual do volume total de vendas de produtos de consumo, por categoria de produto, com quantidade reduzida de gorduras saturadas, gorduras trans, sódio e açúcares adicionados.
G4-FP7 Percentual do volume total de vendas de produtos de consumo, por categoria de produto, que contêm maior quantidade de ingredientes nutritivos, como fibras, vitaminas, minerais, fitoquímicos e aditivos alimentares funcionais.
TOPO