Sustentabilidade Global: destaques do ano de 2020

2020 foi um ano de desafios para muitos em nosso setor. Ainda assim, como nossos funcionários e líderes em todo o mundo se concentraram em atender às necessidades de nossos clientes, permanecemos firmes em nosso compromisso com a sustentabilidade. Continuamos a tomar decisões em nossa cadeia de valor com base em uma liderança ética e responsabilidade ambiental, e estamos orgulhosos do progresso que fizemos no ano passado.

Veja a seguir alguns de nossos principais avanços em 2020:

• Desenvolvemos uma nova abordagem de sustentabilidade. Nossa nova abordagem se baseia em três pilares: Iniciativas para Mudanças Climáticas, Cadeias de Suprimentos Responsável e Compromisso com a Transparência. Com esses pilares no centro do que fazemos, capturaremos nossas metas e realizaremos nossas atividades da melhor forma, enquanto também fortaleceremos a conexão entre sustentabilidade e nossos negócios.

• Realizamos nosso primeiro fórum sobre sustentabilidade. No mês de maio, recebemos representantes de clientes, bancos, associações do setor, parceiros de ONGs e nossa liderança sênior para fornecer feedback sobre nossa abordagem em sustentabilidade, nosso desempenho na área e importantes oportunidades relacionadas ao futuro.

• Fizemos progressos com nosso empréstimo vinculado à sustentabilidade. A Bunge anunciou sua primeira linha de crédito rotativo de US$ 1,75 bilhão vinculada a cinco indicadores de sustentabilidade, no fim de 2019. Continuamos a atender e ultrapassar com frequência nossas metas anuais, o que nos torna um parceiro mais confiável para bancos e instituições financeiras.

• Demos suporte a comunidades em que operamos com ações de auxílio relacionadas à COVID-19. A Bunge destinou US$ 2,5 milhões para dar suporte a causas como fome e saúde, diretamente relacionadas à pandemia nas comunidades em que atuamos, em todo o mundo. Muitos dos nossos funcionários também contribuíram por meio de iniciativas de voluntariado e doações pessoais.

• Fortalecemos o engajamento de produtores rurais com nossa abordagem de sustentabilidade. A Bunge lançou programas e soluções tecnológicas para ajudar nossos fornecedores a se tornarem mais conectados. Entre eles estão o programa Where Life Grows para colhedores de karité em Gana, o lançamento do AgroApp no Brasil, a implementação do Agroideal.org na Argentina e Paraguai, o suporte a agricultores na América do Norte por meio do Centerfield e projetos em nível de paisagem através do Soft Forum Commodities (SCF).

• Aprimoramos nossas práticas de rastreabilidade e monitoramento. A Bunge observou o crescimento na rastreabilidade de nossas cadeias de suprimentos, em especial com a soja e o óleo de palma da América do Sul, a partir das fazendas e plantações. Conseguimos monitorar maiores áreas de campo, apesar dos nossos volumes crescentes. Essas iniciativas, detalhadas em nossos relatórios de progresso de 2020, ajudam a endereçar riscos relacionados à sustentabilidade, como desmatamento em nossas cadeias de suprimentos, tanto para a Bunge quanto para nossos clientes e investidores.

• Fomos cofundadores da Sea Cargo Charter. Os desafios de sustentabilidade atuais exigem ação coletiva. É por isso que priorizamos iniciativas conjuntas de colaboração que criam soluções para desafios como as mudanças climáticas. A Sea Cargo Charter é uma estrutura global que permite a integração de considerações climáticas em decisões de fretamento para favorecer o transporte marítimo alinhado ao clima.

• Aumentamos nossas pontuações de ESG. No final de 2020, a Bunge avançou para pontuações “B” no CDP Clima, Água e Florestas, uma das plataformas mais importantes usadas por nossos grandes clientes globais para avaliar as iniciativas de sustentabilidade de seus fornecedores. E continuamos recebendo pontuações AAA da MSCI, posicionando-nos à frente de nossos pares do setor.

A Bunge (NYSE: BG) é líder mundial em abastecimento, processamento e fornecimento de produtos e ingredientes de grãos e sementes oleaginosas. Fundada em 1818, a Bunge alimenta um mundo em crescimento, criando produtos e oportunidades sustentáveis para mais de 70.000 agricultores e seus consumidores em todo o mundo. A empresa está sediada em St. Louis, Missouri, e tem 24.000 funcionários, que estão por trás de mais de 350 terminais portuários, fábricas de processamento de sementes oleaginosas, silos de grãos e instalações de produção e embalagem de alimentos e ingredientes em todo o mundo.

12/01/2021 Sustentabilidade Global: destaques do ano de 2020
13/11/2020 Bunge intensifica monitoramento em áreas de alto risco de desflorestamento na América do Sul
03/11/2020 Bunge lança aplicativo de sustentabilidade para produtores rurais
22/09/2020 Bunge fecha parceria inédita com Orbia para negociação digital de grãos