Soya Recicla coleta mais de 7 milhões litros de óleo de cozinha usado

Programa possui mais de mil pontos de coleta e está presente em mais de 80 cidades de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Ceará e Bahia

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, o programa Soya Recicla celebra a marca de mais de sete milhões de litros de óleo de cozinha usado coletados e reciclados no Brasil. A iniciativa pioneira, criada em 2006, é hoje um dos maiores programas de logística reversa de óleos e gorduras vegetais residuais do país.

O programa, que tem o propósito de conscientizar a população sobre a importância da reciclagem do óleo de cozinha usado, evitando seu descarte incorreto na rede de água, esgoto ou no lixo comum, faz parte das diversas ações de sustentabilidade da Bunge. Ao longo de sua história, quase 180 milhões de m³ de água deixaram de ser contaminados e 83 milhões de kg/CO2 foram reduzidos.

O óleo usado, levado aos pontos de coleta Soya Recicla pelos consumidores, é recolhido por empresas e instituições parceiras e submetido a processos físicos e químicos para atender o padrão de qualidade de matéria prima e, então, encaminhado para a produção de biodiesel ou de novos produtos, como sabão em barra ecológico, desmoldantes, manta asfáltica e tinturas. Já as embalagens onde são entregues os resíduos são encaminhadas para cooperativas de reciclagem e recicladores, que as reutilizam para produção de novos produtos.

“A reciclagem é uma das maneiras de contribuirmos com um ambiente mais sustentável e equilibrado. Ao reciclarmos, damos vida nova a resíduos que seriam desperdiçados e os transformamos em matéria prima para novos produtos mais sustentáveis. É preciso que todos estejam comprometidos com o descarte correto do óleo e com a preservação do meio ambiente, e participar é muito fácil: basta esperar o óleo de cozinha usado esfriar e separar em uma garrafa que possa ser tampada; quando a garrafa estiver cheia, é só levar até um dos nossos pontos de coleta. Acreditamos muito em todo o potencial de Soya Recicla”, aponta Pamela Moreira, Gerente de Sustentabilidade e Planejamento Comercial da Bunge.

Atualmente, o programa possui mais de mil pontos de coleta em 81 cidades de cinco estados brasileiros (São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Ceará e Bahia).

Importância da reciclagem
O descarte do óleo de cozinha nas tubulações pode acarretar entupimentos de esgoto residenciais e até mesmo das tubulações públicas. Isso sem falar que o resíduo pode chegar nos rios e nos mananciais. Além disso, se destinado no lixo comum ao ser levado para os aterros sanitários, ele será decomposto como outro resíduo orgânico qualquer e poderá liberar gases que podem contribuir com o agravamento do efeito estufa na atmosfera. 

Já o hábito de jogar o óleo usado na terra pode contribuir para impermeabilizar o solo, dificultando a entrada de água, o que prejudica a manutenção e o crescimento de plantas. E se o resíduo ainda estiver quente ao ser descartado sobre a terra, o impacto para a área atingida pode ser ainda maior.

Para saber sobre o projeto e como descartar o óleo usado corretamente, acesse o site de Soya Recicla. Na plataforma, também é possível fazer a busca pelo ponto de coleta mais próximo de sua localidade. Já pessoas físicas ou jurídicas que possuam mais de 20 litros de óleo de cozinha usado para coleta, podem entrar em contato com Soya Recicla por meio do telefone da Casa do consumidor: 0800 7275544.




DataNotícia
30/06/2022 Bunge e UPL Anunciam Acordo para Criar a Orígeo, uma Empresa Inovadora Focada em Atender os Produtores Rurais
06/06/2022 Soya Recicla coleta mais de 7 milhões litros de óleo de cozinha usado
27/05/2022 Bunge supera metas relacionadas ao seu compromisso de não desmatamento em cadeias de suprimentos indiretas na América do Sul
28/01/2022 Bunge abre mais de 60 vagas em Programa de Estágio
19/01/2022 Bunge anuncia aquisição de 33% da Sinagro
Veja mais notícias...