Os vencedores desta etapa disputarão a grande final em julho, em São Paulo, e podem levar para casa um caminhão repleto de móveis e eletrodomésticos "Pão de Batata com Filé de Siri", do padeiro Luiz Otávio Simplício, da Delicatessen Campo Fertile, de Igarassu/PE, e "Torta de Café" da confeiteira Maria José da Conceição, da Panificadora De Trigos, de Garanhuns/PE, foram considerados por um júri especializado, respectivamente, a melhor receita de pão e a melhor receita de confeitaria da região Nordeste.
O resultado foi divulgado no dia 01 de julho, durante a etapa regional da 3ª Copa Bunge de Panificação e Confeitaria, realizada em Recife/PE. A Copa é um concurso nacional, promovido pela Bunge, em parceria com a Abip (Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria), que visa revelar as melhores receitas de pães e doces do país. A etapa regional Nordeste reuniu na Faculdade Maurício de Nassau, 10 finalistas, padeiros e confeiteiros dos estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe que colocaram a mão na massa e prepararam suas receitas especiais de pães e doces. Um corpo de jurados especializado, composto por chefs, professores de gastronomia e profissionais do setor, realizou a avaliação das receitas, seguindo critérios como sabor, criatividade, originalidade, aparência, uso de ingredientes tipicamente brasileiros e até mesmo potencial de venda.
A grande receita vencedora em panificação, "Pão de Batata com Filé de Siri", se destacou pelo saboroso recheio com filé de carne de siri, temperado com leite de coco, creme vegetal, caldo de camarão, temperos e azeite. Já a "Torta de Café", vencedora em confeitaria, destacou-se pela massa feita com chocolate em pó, leite de coco e café solúvel, recheada com cremes de goiabada, ameixa preta e leite condensado cozido.
Saiba qual foi o resultado completo:
Panificação
Confeitaria
Premiação
O objetivo da Copa é estimular o desenvolvimento do setor de panificação e confeitaria, além do investimento na profissionalização dos padeiros e confeiteiros do país. O vencedor da etapa Nordeste ganha uma TV LCD de 32 polegadas cada, além de um jantar especial em família, enquanto o estabelecimento em que trabalha recebe uma ação decorativa e promocional. Na grande final nacional, que será realizada em julho, em São Paulo, os vencedores da Copa serão premiados com um caminhão repleto de móveis e eletrodomésticos para equipar a casa, enquanto os donos da padaria e confeitaria campeãs ganham uma reforma em seus estabelecimentos.