Bunge é destaque no Guia Exame de Sustentabilidade pelo terceiro ano consecutivo

Pelo terceiro ano consecutivo, a Bunge Brasil, uma das maiores empresas do setor de agronegócio e alimentos do País, é destaque no Guia Exame de Sustentabilidade 2011, que lista as empresas modelo em responsabilidade social corporativa. As companhias inscritas foram avaliadas pelo GVCes - Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas, instituição referência no tema no Brasil.

A cerimônia de premiação realizada pela Editora Abril, ontem, 09 de novembro, em São Paulo, reconheceu os esforços da Bunge na implantação de uma gestão diferenciada no negócio de Açúcar & Bioenergia no Brasil, que está se tornando referência no setor devido às inúmeras inovações na gestão e valorização dos colaboradores que atuam nas áreas rurais. Em 2011, a Bunge também foi destaque no Prêmio Época Empresa Verde, realizado em setembro, como a única empresa do setor de agronegócios reconhecida por incorporar os cuidados com o meio ambiente ao dia a dia dos negócios. Esta premiação é organizada pela revista Época Negócios, em parceria com a consultoria PricewaterhouseCoopers.

Neste caso, foram analisadas estratégias ambientais de 120 empresas com foco no uso de matérias primas renováveis, consumo consciente da água, destinação dos resíduos, eficiência energética e inovação no desenvolvimento de processos e produtos. As atividades e projetos da empresa premiadas pela imprensa estão publicadas no Relatório de Sustentabilidade 2011 da Bunge Brasil. Divulgado anualmente desde 2003, o relatório é único do setor de agronegócios auditado no nível de aplicação A+, segundo metodologia do GRI-Global Reporting Initiative.

Em 2011, a publicação já traz os indicadores setoriais, específicos do setor de produção de alimentos, cuja elaboração contou com a participação da equipe da Bunge Brasil, única empresa da América Latina a atuar no grupo de trabalho conduzido pelo GRI. Sinergia Sustentável Entre outras ações, o Relatório de Sustentabilidade 2011 da Bunge Brasil registra a economia de R$120 milhões obtida pela empresa, graças à eficácia da reestruturação corporativa que realizou no país em 2010, gerando sinergia entre a Bunge Alimentos e a Bunge Fertilizantes.

Um ponto do relatório que merece destaque é a redução de 38% nas emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa), alcançada principalmente pela venda dos ativos de mineração e pelo foco da empresa no uso de energia renovável. "Atualmente, mais de 80% da energia utilizada pelas unidades da empresa no Brasil é renovável. Só na produção de alimentos, 93% da matriz energética da Bunge tem esse perfil", afirma Adalgiso Telles, diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Bunge Brasil.

Estendendo à sociedade o conhecimento e a prática do reaproveitamento de recursos, a Bunge, em parceria com o Instituto Triângulo, mantém 950 postos de coleta de óleo de cozinha para reciclagem, sendo a maior rede de entrega voluntária do óleo pós-consumo. O volume recolhido em desde o início da parceira vem crescendo ano após ano, e o montante já ultrapassa 700 mil quilos que deixaram de ser descartados na rede de esgotos.