✓ Peso de embalagem passou de 18g para 15g, e previsão é que embalagem com 14g chegue às gôndolas dos supermercados em novembro
✓ Cadeia logística também foi otimizada, com redução de 18% no número de Viagens
A Bunge, uma das maiores empresas de agronegócio e alimentos do mundo, investe constantemente em tecnologias para aumentar sua eficiência operacional e logística, além de buscar diminuir seu impacto no meio ambiente. Exemplo disso é a reformulação das embalagens de óleos das marcas Soya e Primor. O objetivo foi desenvolver uma embalagem que utiliza menos plástico, diminuindo o uso da matéria-prima tanto para a tampa quanto para a pré-forma da garrafa, sem prejudicar a experiência do consumidor ao manusear o produto.
Além disso, o projeto também otimiza a cadeia logística, já que diminui o número de viagens necessárias para o transporte entre fornecedores e unidades Bunge.Para que o projeto fosse concebido, a Bunge lançou um desafio aos fornecedores: reduzir de 18g para 14g o peso das embalagens de óleo. Após quase dois anos de pesquisas e R$ 100 milhões investidos (entre aportes da Bunge e dos fornecedores), a empresa iniciou a aplicação das mudanças na unidade de Luziânia (GO) e já ampliou para mais duas unidades: Rondonópolis (MT) e Luis Eduardo Magalhães (BA).
“Na Bunge, estamos sempre atentos às possibilidades para melhorar nossa performance em todos os níveis operacionais da empresa. No caso da diminuição da gramatura da embalagem, a companhia identificou o potencial de reduzir custos, aumentar eficiência e minimizar o impacto no meio ambiente. Os desafios eram muitos, desde projetar uma garrafa com menos plástico a introduzir novas tecnologias de envase nas unidades, mas o resultado foi excelente”, conta Paulo Silvério, diretor de suprimentos da Bunge na América do Sul.
Já novas tampas são compostas por 34% menos polietileno, o que reduziu o peso em 1g, gerando uma economia de mais de mil toneladas de plástico por ano. A versão inédita da garrafa de 14g será lançada em novembro, mas o consumidor já encontra nas gôndolas a versão com 15g que contém 16% menos PET, é 3g mais leve e reduziu cerca de 2.5 mil toneladas por ano do material, o que equivale a 60 milhões de garrafas de refrigerante de 2L. Outro ganho significativo se refere à logística.
O transporte das embalagens do fornecedor para a Bunge teve uma redução de 18% no número de viagens necessárias para transportar a mesma demanda de tampas e garrafas. Esse dado significa que a emissão de gás carbônico equivalente (CO2 eq) diminuiu cerca de 17,5%. A previsão da companhia é que, até o 1º trimestre de 2020, 100% das embalagens de óleo da Bunge pesarão 14g, uma iniciativa inédita no mercado brasileiro e que reforça a importância que a companhia dá ao tema.
Sobre a Bunge
Fundada em 1818, a Bunge é líder mundial em comercialização, processamento e fornecimento de produtos e ingredientes originados de grãos e oleaginosas. Há 134 na América do Sul, a empresa conta com cerca de 16 mil funcionários na região, dedicados a aprimorar a cadeia do agronegócio e a produção de alimentos, tornando-os cada vez mais saudáveis e acessíveis para uma população em constante crescimento. Com operações em mais de 150 instalações entre fábricas, usinas, moinhos, portos, centros de distribuição e silos, a Bunge na América do Sul está presente em 5 países da região Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Posicionada entre as líderes em seus segmentos de atuação, que incluem agronegócio, alimentos, açúcar e bioenergia, e fertilizantes, a empresa é a terceira maior exportadora da América do Sul. Marcas como Soya, Delícia, Primor, Valderey, Sol Mix e Salsaretti fazem parte da vida de milhares de pessoas e da história de uma empresa global com 200 anos de atuação.