Parceria entre Bunge e Univali leva a empresa para dentro da universidade

Espaço corporativo visa integrar teoria e prática, apoiar a formação de talentos e contribuir com o desenvolvimento da região

Itajaí, SC – Abril, 2024 – A Universidade do Vale do Itajaí (Univali), campus Itajaí, passou a contar a partir desta terça, 9, com um espaço corporativo mantido pela Bunge, uma das líderes globais em agronegócio, alimentos e ingredientes. A inauguração oficial das salas 202 e 203, localizadas no Hub de Inovação e Empreendedorismo da Univali (bloco C1), teve a presença de membros da comunidade acadêmica, executivos da empresa e convidados. O propósito da parceria entre a empresa e a universidade é fomentar a integração entre teoria e prática e contribuir com a formação de futuros talentos.

Um andar do hub foi inteiramente reformado e ambientado pela Bunge para a implantação do espaço, composto por uma sala de aula e áreas para coworking e descompressão. No local, a empresa irá promover uma agenda contínua de palestras, workshops e discussões de cases práticos alinhados à grade de conteúdo dos cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pela Univali, especialmente os relacionados à Escola de Negócios, Educação e Comunicação (ENEC).

“A parceria com a Univali fortalece a estratégia da Bunge de relacionamento com universidades, que contempla ações com diversas instituições de ensino superior e federações do Movimento Empresa Junior, bem como participação de nossos profissionais em congressos, fóruns, feiras de atração de talentos e eventos acadêmicos, além de visitas técnicas de estudantes as nossas unidades”, explica Luciane Batista, vice-presidente de RH da Bunge para a América do Sul.

O acordo também contempla a divulgação aos estudantes dos programas de estágio e trainee da Bunge, assim como outras oportunidades profissionais na unidade da empresa localizada na cidade de Gaspar (SC).  A unidade é estratégica por abrigar a área de serviços compartilhados da Bunge, composta por um time multidisciplinar que apoia globalmente áreas como Finanças, Suprimentos e Execução Comercial na centralização, padronização e modernização de atividades, com foco oferecer serviços ainda mais ágeis e eficientes para a companhia. Com soluções que passam pela adoção de novas tecnologias, análise de dados e automação de processos, a área de serviços compartilhados tem importante papel no suporte à estratégia de inovação e transformação digital da empresa.

“Nossos times trabalham juntos para que sejamos a empresa mais inovadora e dinâmica do nosso setor. Ao levar a experiência empresarial para dentro da sala de aula, queremos incentivar os estudantes a conhecerem e explorarem todas as possibilidades de suas escolhas de carreira”, afirma Junior Justino, vice-presidente comercial da Bunge para a América do Sul. “Com essa parceria, reforçamos nosso compromisso em compartilhar conhecimento e capacitar pessoas para ingressarem no mercado de trabalho, contribuindo com o desenvolvimento das comunidades onde estamos presentes”, completa.

“Aproximar a Univali das comunidades e instituições públicas e privadas é um dos nossos propósitos”, explica o reitor, Valdir Cechinel Filho. “Quando unimos forças com os setores produtivos da sociedade, oportunizamos experiências reais para nossos acadêmicos, espaços de pesquisa e inovação para nossos parceiros, e possibilidades de soluções reais para toda a sociedade”, complementa. “A parceria com a Bunge, uma empresa reconhecida em seu segmento, demonstra como a academia e a iniciativa privada podem caminhar juntas, de forma eficaz e com resultados positivos para ambos”, sintetiza o reitor.

Para marcar a inauguração do novo espaço, a Bunge irá promover uma série de atividades até a próxima quinta-feira, 11, para acadêmicos da ENEC e da Escola Politécnica da Univali. A programação inclui oficina de culinária e palestra de inovação em gastronomia, workshop sobre inovação na indústria de alimentos para cursos de Engenharia e oficina de inovação aberta. O último dia da programação será dedicado a autoconhecimento, orientação profissional e desenvolvimento de carreira.