Soya e Ultragaz concretizam parceria sustentável Campanha “Junte Óleo, Ultragaz coleta, Soya Recicla” incentiva a reciclagem do óleo de cozinha pós consumo, uma importante prática de ecologia urbana e cidadania
A marca de óleo Soya, da Bunge Brasil, a Ultragaz e o Instituto Triângulo criaram juntos a campanha “Junte Óleo, Ultragaz coleta, Soya Recicla”. O objetivo é conscientizar a população, principalmente a dona de casa que utiliza óleo de cozinha, sobre a importância da reciclagem, evitando o descarte do óleo usado na rede de água e esgoto. Um projeto piloto, que terá duração de um ano, acaba de ser lançado em quatro cidades - Fortaleza e Caucaia/CE, Ourinhos e Ribeirão Preto/SP - e pretende recolher cerca de 500 mil litros do resíduo neste período.
Para participar, os moradores das regiões atendidas pelos caminhões da Ultragaz nestas cidades deverão entregar seu óleo usado. Para cada dois litros de óleo coletado, o morador receberá duas barras de sabão biodegradável, que é produzido a partir do próprio óleo reciclado. Para divulgar a Campanha, faixas informativas estão sendo colocadas nos veículos de entrega de gás que circulam pelas cidades e os clientes Ultragaz receberão folhetos informativos e um funil, item que auxilia no armazenamento do produto. O óleo recolhido será encaminhado ao Instituto Triângulo, onde será transformado em sabão biodegradável, e a outras usinas parceiras, que transformam o produto em biodiesel, um combustível renovável.
Esta campanha faz parte do programa Soya Recicla, que é realizado desde 2006 pela marca de óleo Soya e o Instituto Triângulo e já conta com uma rede de mais de 1600 pontos de coleta em São Paulo e no ABC paulista. “Participar dessa iniciativa vem ao encontro do nosso objetivo de atuar de maneira cada vez mais sustentável. Além disso, a Ultragaz sempre se preocupou em oferecer para seus consumidores serviços diferenciados, deixando de ser apenas uma empresa que comercializa Gás LP. Por isso, buscamos parcerias que nos permitam fazer isso, e essa é uma delas. A coleta do óleo agrega valor ao serviço de entrega do gás de cozinha, trazendo mais um benefício para nossos clientes e o meio ambiente”, afirma Daniela Gentil, Gerente de Sustentabilidade da Companhia Ultragaz.
A mudança de postura das pessoas com relação à preservação do meio ambiente passa por um processo de sensibilização e conscientização. “Além de recolher o óleo, a Campanha ‘Junte Óleo, Ultragaz recolhe, Soya Recicla’ quer formar opinião e multiplicar práticas de ecologia urbana e cidadania. Dessa forma ela se tornará autossustentável e com potencial para ser replicada em outras cidades”, completa Michel Santos, gerente de Sustentabilidade da Bunge Brasil. Programa Soya Recicla Só entre janeiro e setembro deste ano o Programa Soya Recicla recolheu e reciclou mais de 417 mil litros de óleo de cozinha pós consumo em São Paulo e no ABC paulista.
Nestes nove primeiros meses do ano, a usina verde do Instituto Triângulo produziu mais de 246 mil pedras de sabão, e o óleo destinado à produção de combustível renovável gerou 375 mil litros do biodiesel. Sua utilização como combustível evitou a emissão de cerca de 4 milhões Kg de CO2 na atmosfera. “A Campanha ‘Junte Óleo, Ultragaz coleta, Soya Recicla’ contribuirá para ampliarmos ainda mais as ações de conscientização da população e também nosso volume de coleta e reciclagem, que deverá crescer cerca de 50% em 2014”, afirma Eduardo Maki, presidente do Instituto Triângulo. Desde o início do programa, há sete anos, já foram recolhidos e reciclados mais de 1,8 milhões de litros de óleo vegetal pós-consumo. Mais informações sobre a Campanha “Junte Óleo, Ultragaz coleta, Soya Recicla” estão disponíveis no site do Instituto Triângulo: www.triangulo.org.br .
Sobre a Bunge
Presente no Brasil desde 1905, a Bunge é uma das principais empresas de agronegócio e alimentos do Brasil e uma das maiores exportadoras. Atua de forma integrada, do campo à mesa do consumidor. Desde a compra e processamento de grãos (soja, trigo e milho), produção de alimentos (óleos, margarinas, maioneses, azeite, arroz, farinhas, molhos e atomatados), serviços portuários até a produção de açúcar e bioenergia. Hoje, conta com cerca de 20 mil colaboradores, atuando em mais de 100 instalações, entre fábricas, usinas, moinhos, portos, centros de distribuição e silos, em 19 estados e no Distrito Federal. Marcas como Salada, Soya, Delícia, All Day, Primor, Cardeal, Salsaretti e Bunge Pro estão profundamente ligadas não apenas à história econômica brasileira, mas também aos costumes, à pesquisa científica, ao pioneirismo tecnológico e à formação de gerações de profissionais.
Sobre a Ultragaz
Com mais de 75 anos de história, a Ultragaz é a pioneira em Gás LP (Liquefeito de Petróleo) no Brasil. Sua fundação marcou o início da venda de gás engarrafado no País, promovendo uma verdadeira revolução de nos hábitos: foi o fim da predominância dos fogões à lenha e o início de uma nova fase, resultando em um mercado que consome hoje 6,7 milhões de toneladas de Gás LP anualmente. A Companhia atua em todas as regiões do País, sendo que na Bahia opera com o nome Brasilgás, distribuindo aproximadamente 2 milhões de toneladas de GLP por ano para mais de 11 milhões de domicílios e cerca de 40 mil clientes empresariais. Sua rede de revendedores conta com 5000 parceiros e 22 lojas próprias, além da Revenda Sustentável, projeto inédito no mercado brasileiro deste segmento e construído de acordo com a USGBC (United States Green Building Council), organização norte-americana que promove a sustentabilidade em projetos, construções e funcionamento de edifícios.
Sobre o Instituto Triângulo
O Instituto Triângulo é uma organização não governamental com suas atividades voltadas para a mobilização ecológica no ambiente urbano. Tem como missão “Incorporar atitude sustentável no cotidiano das pessoas que vivem no ambiente urbano”. Atua desde 2003.