Para monitorar a soja adquirida de fontes indiretas no Cerrado brasileiro a Bunge lançou em 2021 o programa inédito Parceria Sustentável. Por meio dele, compartilhamos nossas experiências, metodologias e ferramentas para auxiliar revendas de grãos e cerealistas a implantarem sistemas de avaliação socioambiental de seus fornecedores, incluindo o monitoramento com imagens de satélite, em escala de fazenda.
O Parceria Sustentável nasceu a partir dos avanços da política global de Não-Desflorestamento da Bunge, compromisso público e voluntário, que prevê cadeias livres de desmatamento em 2025. A iniciativa acontece por meio da plataforma LYRA, da agtech Vega Monitoramento, que utiliza sensoriamento remoto, inteligência artificial e dados estruturados para realizar o diagnóstico e monitoramento socioambiental de propriedades agrícolas. Os participantes podem adotar serviços de imagem geoespacial independentes ou utilizar a estrutura ofertada pelo programa.
A Bunge acredita no poder da colaboração e tem o compromisso de usar sua posição de liderança para promover padrões e abordagens avançadas de sustentabilidade para todo o agronegócio. Com o sucesso do Parceria Sustentável, em 2024 acordamos com a Vega tornar a plataforma LYRA disponível a outras empresas do setor para que elas também possam ter suas cadeias indiretas rastreadas e monitoradas.
A ferramenta tem como elementos-chave a governança e a confidencialidade dos dados. Cada empresa que utiliza o sistema possui direitos de acesso individuais. O sistema emite um relatório de conformidade em resposta à consulta relativa aos volumes originados, conforme os critérios de originação de cada companhia, mas os elementos de dados individuais de cada propriedade/fazenda ficam preservados. As informações processadas pela plataforma LYRA são auditadas pela QMS Certificatione e consideradas em conformidade com o IS0 27001, norma internacional que atende uma série de requisitos, processos e controles, que visam gerir a segurança da informação. A plataforma oferece:
• Consulta de documentos relativos às propriedades rastreadas e dados do monitoramento de satélite de forma inteiramente digital, sem a necessidade de execução de múltiplas consultas em diferentes fontes. O sistema conta com alto nível de segurança, assegurando a integridade dos dados e garantindo que cada revenda ou cooperativa tenha acesso apenas aos dados das propriedades com as quais se relaciona;
• Implementação e gestão estratégica da avaliação socioambiental de fornecedores, cooperados e clientes, assim como diagnósticos ambientais ágeis através do CAR, CPF/ CNPJ e INCRA e construção de laudos de rastreabilidade de origem, atendendo às normas nacionais e internacionais exigidas pelo mercado de grãos;
• Comprovação da rastreabilidade e sustentabilidade de origem da produção agrícola;
• Suporte técnico da Vega, que oferece não apenas acesso à plataforma do programa, mas também treinamento para a implementação do sistema.