Apresentação
A Bunge Brasil apresenta a edição de 2012 do seu relatório de sustentabilidade, que é publicado anualmente desde 2003. A proposta é mostrar a gestão sustentável da companhia e a evolução obtida no período entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2011 na aplicação dos conceitos do triple bottom line na cadeia de valor.
Os dados e o conteúdo apresentados neste relatório se baseiam nas diretrizes internacionais da Global Reporting Initiative (GRI), versão G3, metodologia de relato e avaliação da performance da sustentabilidade reconhecida no mundo todo graças à condição de comparabilidade com outras empresas; além disso, atualizam o conteúdo da edição anterior do relatório publicada em junho de 2010.
Protocolos Específicos
Também foram incluídos os indicadores específicos do suplemento Food Processing da GRI, conjunto de protocolos específicos para o setor de produção de alimentos.
Na composição dos indicadores deste relatório de sustentabilidade, a Bunge Brasil apresenta somente as operações diretas das áreas de negócios operacionais (Fertilizantes, Agronegócio & Logística, Alimentos & Ingredientes e Açúcar & Bioenergia) e de suporte às áreas de Recursos Humanos & Desenvolvimento Organizacional, Relações Institucionais, Comunicação & Sustentabilidade e Financeiro. Não foram consideradas as operações de empresas não controladas integralmente, condição que exclui joint ventures.
Versões Integral e Reduzida
Durante as etapas de produção deste relatório, o trabalho foi desenvolvido de maneira que possa apresentar as ações empreendidas durante o ano de forma objetiva e de fácil compreensão, esforçando-se para demostrar o empenho transparente por uma boa governança. O objetivo é oferecer aos stakeholders uma ampla visão das iniciativas implantadas pela Bunge no País ao longo do período coberto pelo relatório, que tem duas versões: uma completa, em website específico e aberto a todos os públicos, que apresenta os indicadores e dados relevantes apontados pela GRI-G3 (www.bunge.com.br/sustentabilidade); e outra reduzida, impressa, que traz os principais destaques do ano e as estratégias e questões com maior enfoque econômico conforme apontado pelos stakeholders nos últimos anos. Ela é enviada individualmente aos participantes dos últimos painéis de stakeholders e a outros clientes, Organizações Não Governamentais (ONGs), fornecedores, governos e demais públicos.
A fim de contemplar todos os públicos da Bunge, o conteúdo do relatório também será disponibilizado em outros três formatos diferentes: uma revista impressa com os principais temas e informações: um folheto para a distribuição em palestras, eventos e outras ocasiões com grande afluência de público e apelo institucional; e ainda um livreto de bolso, que trará o resumo das principais atividades com maior relevância ao público de colaboradores, para distribuição interna.
Olho nas melhores práticas
A edição de 2012 do Relatório de Sustentabilidade Bunge Brasil foi construída tendo como benchmark as melhores experiências nacionais e globais para o reporte em sustentabilidade. Continuou baseando-se em estudo exclusivo desenvolvido pela Fundação Brasileira para Desenvolvimento Sustentável (FBDS) sobre a edição 2010 do Relatório de Sustentabilidade Bunge. O estudo aplicou a metodologia desenvolvida pela consultoria inglesa SustainAbility para o programa Global Reporters e, como resultado, trouxe recomendações de aprimoramento ao relatório em quesitos de governança e estratégia, gestão, apresentação de desempenho e acessibilidade e verificação.
Tais esforços, no entanto, não minimizaram as dificuldades da Bunge na obtenção de indicadores que permitissem níveis confiáveis de comparabilidade por conta do escasso volume de informações disponíveis nas áreas de atuação da companhia no mercado interno. A solução encontrada foi buscar referências internacionais e adaptar sua apresentação para atender aos indicadores da GRI.
Nível A+
Como resultado, a Bunge Brasil avalia que este relatório de sustentabilidade atende ao nível de aplicação A+ da Estrutura de Relatórios da GRI versão 3. Este documento é avaliado externamente pela BSD Consulting, conforme informado na seção “Declaração de Garantia”, em um processo designado como assurance do relatório.
Comentários e sugestões sobre este relatório são sempre bem-vindos e serão recebidos pelo e-mail sustentabilidade@bunge.com.
2.1, 2.9, 3.4, 3.5, 3.6, 3.7, 3.8, 3.10, 3.11, 3.13, 4.14, 4.15 e 4.16
