
Daniel Maldonado (vice-presidente da área Fertilizantes da Bunge Brasil)
Fertilizantes 2.2
Referência nacional em adubação para agricultura, pecuária e florestas, a Bunge, uma das líderes do mercado de fertilizantes do País, atendeu diretamente cerca de 17 mil produtores rurais em todo o Brasil com as reconhecidas marcas Serrana, Manah e IAP. Considerando cooperativas e revendas trabalhadas, o número de produtores com produtos Bunge é exponencial. Isso porque área mantém unidades de processamento e centros de distribuição localizados em pontos estratégicos do País para que os produtos alcancem todo o mercado nacional.
Adubos líquidos foram o grande lançamento em 2011. Eles promovem aumentos de eficiência do uso dos nutrientes por alguns fatores, como mais facilidade no manuseio, melhor distribuição no solo e maia eficiência agronômica pelo uso de fontes combinadas.
Com o foco no atendimento diferenciado e voltado para a sustentabilidade, a área de Fertilizantes possui equipes técnicas e comerciais altamente capacitadas que estabelecem relacionamentos de confiança e parceria, oferecendo suporte em relação às melhores práticas e à gestão da propriedade para a fertilidade do solo, um grande diferencial da Bunge Brasil no relacionamento com o público. Em 2011 foram comercializados cinco milhões de toneladas de fertilizantes.O Ano
Consolidando as transformações iniciadas em 2010, a área mudou a forma de se relacionar e fazer negócios com os mais de 17 mil clientes produtores rurais em todo o País, aproveitando o processo de sinergia entre os negócios da Companhia para reduzir custos, focar na experiência profissional e na agilidade dinâmica das práticas de mercado e comercialização, oferecendo soluções diretamente aos clientes finais, tornando a área de negócios de Fertilizantes mais próxima do agricultor brasileiro.
Isso resultou em uma comunicação mais fecunda sobre temas como a melhor aplicabilidade de adubos e fertilizantes e o uso racional para a preservação do meio ambiente, o que sedimenta e fortalece o conceito de sustentabilidade no dia a dia de todos os técnicos e colaboradores da área de Fertilizantes.
A inovação se estende às áreas administrativa e comercial, com a definição de novos processos e sistemas de formação de preços mais adequados à realidade das regiões brasileiras. A área passou a vender soluções produtivas, e novos produtos foram lançados, como adubos líquidos, fertilizantes foliares e uma linha completa de produtos hidrogenados.
A Bunge Brasil oferece soluções inovadoras diretamente aos clientes, sempre sintonizadas com as necessidade dos produtoresInauguração da planta de Cruz Alta
A unidade de Cruz Alta, a nova planta de fertilizantes da Bunge, foi inaugurada em maio no Rio Grande do Sul, um dos líderes agrícolas do País. Com capacidade de produção de 300 mil toneladas anuais, a unidade gerou 300 empregos diretos e indiretos e consumiu investimentos na ordem de US$ 24 milhões. Considerada a mais moderna do País, produzirá misturas granuladas (NPK) das marcas Serrana, Manah e IAP, além das linhas diferenciadas Turbo Serrana, Fertiap e Fosmag Manah.
A construção da unidade foi uma estratégia para otimizar soluções, agilizar a entrega e garantir um elevado nível de qualidade dos processos produtivos. A logística privilegiada possibilitará à unidade abastecer de forma eficiente e ágil os agricultores de toda região Noroeste do Estado.
A planta está localizada em um importante centro produtor de soja, milho e trigo, consumidor de fertilizantes com grande potencial. A região é ponto de encontro logístico do Mercosul por sediar a principal conexão das malhas ferroviárias e rodoviárias do Brasil, da Argentina e do Uruguai. A unidade da Bunge fica próxima ao desvio ferroviário, que permite utilizar esse modal de transporte, aumentando a facilidade de recebimento de matérias-primas e de escoamento da produção.
Ações de proteção ao meio ambiente, com procedimentos como o descarte e a reutilização de materiais e a coleta seletiva, foram inseridas tanto no processo de construção quanto de operação da unidade. A implantação do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional seguiu também a proposta da empresa de investir no bem-estar dos seus colaboradores.
A construção de Cruz Alta fortaleceu a tradicional parceria da Bunge com os agricultores do Rio Grande do Sul como fornecedora de fertilizantes e compradora de soja, trigo e outros grãos, que remonta à década de 1920, com a antiga SAMRIG.
Kaizen
Mais excelência na organização do trabalho, na padronização de processos, no aumento da qualidade e na redução de desperdícios são melhorias contínuas que o Kaizen tem obtido para o negócio de Fertilizantes. Em 2011 foram realizados 41 Kaizens em 14 unidades com a proposta de redução de custos na ordem de US$ 1,2 bilhão. Alguns resultados importantes foram obtidos:
- aumento em 3% da produtividade das unidades de mistura;
- redução do Índice de Qualidade Química Negativo (IQQ (-)) dos produtos intermediários em 22%;
- melhoria na gestão dos estoques de matérias-primas e embalagens;
- melhoria na gestão dos custos industriais.
Além dos resultados positivos apresentados, a manutenção do processo de melhoria contínua por meio da implantação de Kaizens e grupos de trabalho geraram 225 melhorias focadas em segurança do trabalho e 512 pessoas treinadas na metodologia de solução de problemas. Para 2012, o objetivo é realizar mais 50 Kaizens em 13 unidades.

Nova Central de Relacionamento Fertilizantes
Ao completar um ano de funcionamento, a Nova Central de Relacionamento Fertilizantes inovou ao atuar como uma área de serviços para outros negócios da empresa. A integração com as demais áreas e sistemas da empresa abriu permissão para consultas em uma única ferramenta e em tempo real do cadastro atualizado de clientes, das informações de pedidos e das reclamações de clientes.
A Central unificou o atendimento do canal telefônico gratuito (0800) e os links “Fale conosco” nos sites das marcas e na página institucional da Bunge.
A pesquisa de satisfação, realizada entre clientes e com as equipes comerciais e de representantes, é outro item importante do processo, pois realiza periodicamente um levantamento das percepções sobre a Bunge em relação ao modelo de atendimento, produtos, prospecção de clientes e análise da concorrência.
A equipe da Nova Central de Relacionamentos também assumiu a gestão de Atendimento de Nutrição Animal para farelo, da área de Agronegócio & Logística, atendendo a reclamações relativas à qualidade do produto. A equipe implantou também a criação de um canal de atendimento para clientes de Açúcar & Bioenergia.
Perspectivas 2012
Ser a empresa líder e a mais lucrativa na importação e distribuição de soluções produtivas para o agronegócio brasileiro por meio de:
- capacidade logística;
- ativos estratégicos;
- valor das marcas;
- excelência das equipes. 1.2